sábado, 19 de setembro de 2015

St. Louis–Missouri


Saint Louis foi fundado por franceses em 1763 como um posto de comercio de peles. Passou para os espanhois (1762-1803) apos a derrota dos franceses na Guerra dos Sete Anos, voltou aos franceses  e finalmente aos Estados Unidos como parte da Compra da Lousiana em 1803. Recebeu esse nome em homenagem a Louis IX (1214-1270), o Rei Santo, que participou de duas Cruzadas e morreu na ultima. A flor de lis continua presente nos simbolos da cidade. Eh cognominada de Gateway to the West, a Porta de Entrada para o Oeste. Situada na confluencia dos Rios Mississipi e Missouri tornou-se um centro de comercio. Daqui partiu a primeira expedicao  para a exploracao dos Estados Unidos partindo do leste para o oeste ate a costa do pacifico com posterior retorno.  Clark desenhou o primeiro mapa do pais durante a expedicao.
1map  clark exp
Ao entrar na cidade a primeira coisa que se avista eh um arco de metal prata altissimo, elegante e automaticamente vai-se ao seu encontro. Ele esta situado no Jefferson National Expansion Memorial, um parque localizado ao longo dos bancos do Rio Mississipi. Foi declarado Local Historico Nacional em 1935. Ele eh representado pelo Gateway Arch. Ele eh o monumento mais alto do pais (210 metros). Foi construido em 1965. Celebra o papel que Thomas Jefferson e a cidade de Saint Louis desempenharam na expansao oeste dos Estados Unidos. Eles queriam um monumento que nao fosse parecido com algo ja existente como um obelisco, uma caixa retangular nem um domo. O arquiteto Eero Saarinen criou esse arco leve e elegante. Para criar o memorial foram derrubados 40 blocos de edificios velhos no coracao da cidade. Do antigo bloco so sobrou a Old Cathedral.
Nas duas extremidades do arco ficam duas entradas para o Museum of Westward Expansion, o Odyssey Theater, Tucker Theater, Levee Mercantile, Museum Store, deck de observacao, visitor center e venda de tickets. Todos no subsolo. Para os mais impetuosos ainda ha o Riding The Tram, uma subida ao topo do arco num elevador interno, estreito onde as pessoas ficam sentadas em circulo. Me informei antes e nao quis subir. O parque esta em obras mas as atividades sao mantidas.
        DSC_0435   DSC_0437   DSC_0438
Alinhada ao arco (Gateway Arch) esta a Old Courthouse (1839-1862) construida em arquitetura classica. A antiga Corte de Justica recebeu duas peticoes significativas que promoveram profundas mudancas  na vida da nacao.
A primeira, em 1846 quando os escravos Dred Scott e Harriet Robson Scott apos uma tentativa frustrada de comprar sua libredade entraram com uma peticao requerendo-a sob a alegacao de terem vivido em territorios livres por mais de cinco anos. Havia uma lei na epoca que determinava que "Uma vez livre, sempre livre". Foi para a Suprema Corte Federal  que nao lhes deu ganho de causa declarando que escravos eram propriedade e  nao tinham direito a reclamar em juizo. Em 1857 tornou-se o foco de acalorados debates politicos entre abolicionistas e nao abolicionistas e acabou acelerando a Guerra Civil. Os Scotts se emanciparam anos depois e Dred trabalhou como porteiro de hotel em St. Louis.
A segunda, numa epoca em que o voto feminino nao era permitido, Virginia Minor tentou registra-se para votar na eleicao presidencial de 1872. Ao ter o registro negado, ela e seu marido entraram com uma peticao contra o responsavel. Ela formou grupos locais e foi a primeira presidente dando origem a um movimento nacional que lancou  a base para a National Woman's Suffrage Association, a Associacao do Direito de Voto das Mulheres.
    DSC_0404     DSC_0432      court

gat1
Segue-se pelo Gateway Mall, uma avenida ladeada de arvores, um espaco verde que vai do Gateway Arch a Union Station no centro da cidade entre a Market Street e a Chesnut Street onde estao localizados os principais predios do governo e publicos. Tambem ha varias pracas.Foi um projeto demorado pois implicava em derrubar predios velhos e pagar indenizacoes. Tentaram em 1907, 1912, 1919 e finalmente em 1923 conseguiram aprova-lo. Ficou lindo. Cito isso para mostrar que a resistencia a mudancas nao eh uma caracteristica brasileira. O ser humano tem medo do novo.
O Old Post Office eh um predio de granito com arquitetura do Segundo Imperio, construido entre 1873-1874. Escapou da demolicao e foi restaurado em 2006.
opo 61886F 001  ea1
A Memorial Plaza City of Saint Louis eh um parque emoldurado por alguns edificios classicos como  o Peabody Opera House, City Hall, Soldier's Memorial Military Museum, Central Library,  e a Saint Louis School. Ao logo do parque tambem ha monumentos de granito referentes a Segunda Guerra Mundial, Guerra da Coreia e do Vietnan.
plaza    pea    peaa
             CITY-HALL.Still001    DSC_0539   DSC_0548
City Hall ou prefeitura eh mais um marco da cidade. Foi construido em 1890 em estilo frances, inspirado no Hotel de Ville de Paris.
   CITY-HALL.Still001   cih  cha  cityh1
O City Garden eh mais uma das pracas verdes do Gateway Mall com um jardim de esculturas
DSC_0566 DSC_0563 DSC_0571 DSC_0590 DSC_0579DSC_0581  DSC_0586  DSC_0587  DSC_0591  DSC_0562DSC_0582   DSC_0593   DSC_0595
Saint Louis Union Station, um marco historico nacional, construida em 1894 foi um terminal de trem para passageiros entre cidades. Em 1980 foi transformada em hotel, shopping center e complexo de entretenimento. Hoje tambem continua a servir como terminal local de passageiros para o Metro Link, trem de curta distancia. A 400 metros da estacao ha outro terminal para trens entre cidades e onibus.
Nesta avenida so ha predios publicos e do governo. Sao predios  de epoca. Eles tem tres andares no maximo. Eh uma epoca congelada,
DSC_0516 DSC_0520  old station 
A cidade tem uma area de predios pos-moderno e comtemporaneo como Wells Fargo Advisor, o Stifel Bank, Bank of America Plaza (preto), o US Bank Plaza, One Metropolitan Square, o Millenium Hotel, Thomas F. Eagleton Federal Court House e o AT&T. Esses sao os mais altos.
Wells_Building stifel DSC_0568 DSC_0448 
 
DSC_0396 DSC_0613 mil fede att
DSC_0388
O Centro de Convencao da Cidade eh um show. Chama-se America's Center Convention Complex. Ele reune num unico edificio quatro locais de eventos. O Cervantes Convention Center, O Edward Jones Dome (estadio fechado de futebol americano), o St. Louis Executive Conference Center e o Ferrara Theatre. O centro de Convencao conta com mais quatro halls, um salao de baile e 80 salas de reunioes. Ele foi recentemente renovado e causa extrema admiracao.
A cidade conta com tres estadios esportivos no centro. O Scottrade Center do Saint Louis Blues Hockey, O Edward Jones Dome do Saint Louis Rams Football (futebol americano) no America's Center Convention Complex e o Bush Stadium do Saint Louis Cardinals Baseball. Alem de um time profissional de futebol feminino no suburbio de Felton.
DSC_0606DSC_0608 eduu Busch2BIG
Proximo ao Bush Stadium ha o Ball Park Village. Acompanhamos uma multidao vestida com o uniforme do Bush Cardinals Baseball e descobrimos o motivo de tanto movimento. Se dirigiam ao estadio para uma partida de baseball. Eh domingo, verao, o sol esta quente mas eles estao firme. Havia cambistas oferecendo tickets e alem do estadio encontramos o Ball Park Village. Um centro de entretenimento com um grande hall, o Live! Marketplace e o Cardinals Nation Restaurante & Hall of Fame construido junto ao estadio. Grandes marcas participaram da construcao e o exploraram comercialmente. Muitos nao vao ao jogo ja ficam nos bares  conversando, agitando. Eh uma festa. Na frente do estadio havia uma placa anunciando NTDC e NSVDC National Step Van Driving Championship). Fiquei curiosa e anotei. Depois pesquisei na internet.
NTDC, National Truck Driving Championship, um Campeonato Nacional de Motoristas de Caminhao. Ele testa o conhecimento do motorista de caminhao sobre equipamentos, empresa, habilidade e seguranca na estrada. Sao nove categorias.
             DSC_0413     DSC_0442
City Museum eh constituido principalmente de arquitetura e objetos industriais reaproveitados. Foi montado no predio da antiga International Shoe Company, fabrica e armazem de calcados. Eh um misto de playground, parque de diversao, pavilhao fanstamagorico, Nao entramos. Ele chama a atencao pela parafernalia que esta na frente e em cima dele. Tem aviao, onibus, escadas, escorregadores aereos. Tudo no alto de um edifcio. A fabrica de cadarcos de 1890 continua instalada, eh atracao e voce pode personalizar seu cadarco.
DSC_0498 DSC_0508 DSC_0505 DSC_0502
Saint Louis conta com um dos 12 Bancos Centrais dos Estados Unidos, Federal Reserve.
          st lo fed         fedd

The Loop eh uma area da cidade situada ao longo do Delmar Boulevard. Se estende por seis blocos com lojas especializadas, boutiques, locais com musica ao vivo, galerias de arte. Ela foi planejada a partir de 1970 com reserva dos andares baixos para o comercio, bares e restaurantes.  O club Blueberry Hill eh o mais famoso club de musica e opera com o mesmo proprietario desde 1970. Chuck Berry, compositor, cantor e guitarrista americano apontado como um dos pioneiros do rock and roll, continua se apresentando mensalmente, apesar dos seus 88 anos.
Calcadas largas para caminhar, ruas decoradas com iluminacao colorida atraem multidoes, Em 1980 construiram a Calcada da Fama de Saint Louis que ja conta com 140 nomes que virou atracao. O Metro Link passa na porta. Fica a 20 minutos do centro.
Blueberry Hill 1  chuck Chuck2cbstarstr 
O Loop tambem conta com salas de cinema no Tivoli Movie Theatre, com uma casa de shows para mais de duas mil pessoas, The Pageant, por onde passou Bob Dylan. O bairro eh o centro da muisica ao vivo de Saint Louis. Ele tem oito palcos e sao tocadas musicas de todos os generos. Tem boliche, o Pin-Up Bowl , o Moonrise Hotel com uma lua rotativa no Terrace Bar.
tivoli   Pin-UpBowl-the-loop  Moonrise-Home
O Delmar Boulevard is a linha que separa a cidade por raca e privilegios.
Delmar Boulevard eh uma estrada de quatro pistas que corre no sentido leste/oeste. Nos blocos do sul vive 70% de brancos. Nos blocos do norte 99% de negros. No primeiro, ha casas em estilo Tudor, bares sofisticados, club rackets (clubes fechados de tennis) e lojas de moveis caros. No outro, placas de transito caidas, casas colapsadas, lixo espalhado, arvores sem copa, mato crescendo nas calcadas e arredores das casas.
No pais todo ha algum tipo de segregacao mas em Saint Louis a separacao eh drastica e ambos os lados falam abertamente desta fronteira, o Delmar Boulevard. Para agravar a situacao em 9/8/2014 um policial branco foi chamado para atender uma ocorrencia de furto e baleou um jovem negro de 18 anos que ja tinha passagem pela policia.
Outros bairros da cidade sao Laclede's Landing (o mais antigo, area de industria e conserva o calcamento de paralelepipedo), Soulard  (frances), o Groove (Cassino e hotel).
Dirigimos uns 10km para visitar o Forest Park. A medida que nos aproximamos do parque foram aparecendo mansoes. Essas foram construidas para a Feira Internacional de 1904 para acomodar chefes de estado e hoje sao ocupadas por familias ricas. O parque tambem foi criado para a feira. Ele eh imenso e eh composto do Theatre The Muny (ao ar livre), do Saint Louis Arts Museum, World Fair Pavillion, Jewel Box, James S. McDonnell Planetarium, Dwight Davis Tennis Center, lagos, campos de baseball, softball, Norman K. Probstein Golf Course e  centro de treinamento para jovens, o Saint Louis Science Center, o Visitor and Education Center Dennis & Judith Jones, o Missouri History Museum e o Pagoda Circulo. Alem de estatuas e esculturas. Fora do park esta o St Louis Children Hospital e a Washington University School of Medicine. Eh uma area privillegiada.
mumymuny1  St._Louis_Art_Museum
  DSC_0483         gel       DSC_0493
    DSC_0464            DSC_0460             DSC_0466  
No inicio do seculo XIX, antes de Detroit e Michigan se tornarem a capital automobilistica dos Estados Unidos, Saint Louis era o maior produtor de automoveis e muitas fabricas e armazens ainda existem e tem sido usados para condominios de apartamentos, lojas e restaurantes. Tambem contava com industrias da moda.
No final do seculo XX comecou a transformacao de manufatura e economia industrial para centros de pesquisa em medicina, biotecnologia e outras ciencias. Transporte de mercadorias e turismo tambem fazem parte da economia do municipio.
O estado do Missouri eh conhecido por ter tornados e Saint Louis eh conhecido por ter tornados urbanos. Entao, eh recomendavel saber o que fazer caso ele se aproxime.
Saint Louis tem 400 mil habitantes embora ja tenha tido 850 mil. Quando as fabricas se vao, levam boa parte de sua populacao. A area metropolitana tem tres milhoes de habitantes.
Embora apontada como a mais perigosa cidade do pais ha multidoes nos pontos turisticos. Claro que a precaucao vale para qualquer lugar do mundo por mais seguro que seja.
Cida e Celso.

























































Nenhum comentário:

Postar um comentário