quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Louisville - Kentucky

 

Louisville faz parte da regiao sudeste dos estados Unidos. Localiza-se no interior do leste do pais. Eh a porta de entrada para o sul. Foi colonizada por ingleses mas controlada pela Virginia durante a Guerra da Independencia (1775-1783). Seu nome frances foi uma homenagem ao rei da Franca, Louis XVI, pelo apoio dos soldados franceses na citada guerra. As placas indicativas de transito, a bandeira e selo  ostentam a flor de lis.

Similar ao que aconteceu a  muitas outras cidades americanas entre 1960 e 1970 empresas e pessoas iniciaram um movimento para os suburbios. A construcao de novas freeways e highways interestaduais permitiram viajar diariamente para trabalhar e as pessoas preferiram procurar casas mais novas, mais espacosas e mais baratas. E a cidade declinou economicamente. Em 1960 Louisville tinha 390 mil habitantes. Em 1974 um grande tornado que varreu treze estado americanos destruiu centenas de casas na cidade. Em 2000 estava com apenas 256mil. Desde 2003 foi feita a juncao com o county de Jefferson e hoje conta com 609 mil habitantes.

A partir de 1980 os distritos comecaram a ser revitalizados. E desde 1990 a Downtown tambem comecou a se recuperar. O que se encontra hoje eh uma cidade em movimento crescente. Cheguei num momento bom para testemunhar a recuperacao em processo.

Comecamos pela Fourth Street onde localizamos o Visitor's Center e encontramos um complexo de entretenimento cuja entrada eh uma marquise do Hard Rock Cafe, o Fourth Street Live! O predio ao fundo eh a sede da LG&E (gas e energia) e da KU (Kentuck Utilities) parte da PPL Corporation.

No Centro do Visitante conhecemos a historia do KFC, Kentucky Fried Chicken. Harland Sanders criou uma franquia de frango frito a partir da sua receita. Em 1936 ele introduziu uma fritadeira de pressao que reduzia o tempo de cozimento e patenteou sua receita como '

"Receita Original". Alem de seu trabalho como Chef recebeu o titulo honorario de Coronel Kentucky do governo estadual.

    DSC_0234 DSC_0193  DSC_0194 

Seguimos para a Main Street, um deleite para admiradores de arquitetura com uma variedade que vai do estilo grego ao italiano/romano, da terra-cota a pedra, do internacional de concreto, vidro e aco ao pos-moderno com novas cores, pedra e simbolos ligados a natureza.

O bloco da Main Street que nao mudou desde o seculo XVIII eh a area conhecida como Whiskey Row. Ela tem esse nome  porque no passadp abrigou destilarias de whiskey e bourbons. Bourbons sao whiskeys produzidos de milho que contem no minimo 51% de alcool. Eh o whiskey americano.  Hoje abriga bares, restaurantes, espacos para eventos e apartamentos residenciais. As fachadas dos edificios continuam exatamente as mesmas.

DSC_0275 DSC_0276 DSC_0281 TheFamily-JackDaniel

DSC_0267

Em seguida avista-se a "1 Arena Plaza - KFC Yum! Center, um estadio moderno utilizado para varios propositos. Eh casa para os times de  Basketball masculino e feminino da Universidade de Louisville. O Volley ball da Uni Louisville tambem o tem como casa e ela tem recebido cantores nacionais e internacionais.

Clarkmemorial 

George Rogers Clark Memorial Bridge eh conhecida como a Segunda Maior Ponte Rua. A partir dela caminha-se uma milha (1,6) e chega-se no estado vizinho de Indiana. Esta escrito Indiana na parede da cabeceira da ponte, num portico art deco de 1929. E as placas tambem anunciam Indiana, cidade de Jefferson.

Na West Main street situa-se o Tony award winning Actors Theatre of Louisville, local onde eh conferida a premiacao americana de teatro  em varias categorias. Mas ele eh mais conhecido pelo seu Humana Festival of New American Plays (Festival de novos talentos) e outras producoes. O primeiro teatro foi construido de pedra branca com colunas e eh um dos mais antigos da Main Street (1837). O espaco foi expandindo para os demais predios.

humana

O Humana Building tem arquitetura  pos-moderna e apresenta uma fachada graduada que complementa o edificio menor que tem arquitetura era1800, juntando-os. Foi construido em granito rosa.

The_Kentucky_Center_for_the_Performing_Arts

The Kentucky Center for the Performing Arts conta com cinco grupos de artistas que oferecem musica, danca, teatro, drama enquanto seu edificio espelhado  reflete a cidade e seus arredores. Esta instalado num predio contemporaneo.

O Muhammad Ali Center eh o centro cultural e educador do boxeador americano Cassius Clay. Ele foi o unico campeao mundial de Peso Pesado tres vezes: 1964, 1974 e 1978. Perdeu o titulo por se recusar a servir o exercito. Em 1976 a Suprema Corte lhe devolveu o titulo. Converteu-se ao Islam e trocou de nome. Atrai gente do mundo todo. Tem pavilhoes com diferentes temas alem das lutas e objetos pessoais. Um tema que se destaca eh o dos Direitos Civis.

DSC_0321   1cassi   ali

little_statue_04

Ainda na west Main Street encontra-se o Fund of arts, o primeiro e mais antigo fundo comunitario para artes dos Estados Unidos. Foi criado pelo ex-prefeito Charles P. Farnsley (1949-1953). Ha uma estatua dele sentado sentado na frente da sede do Fundo.

 

Entre a 6th e a 8th Street na Main Street ha uma placa no chao "Fort Nelson Park" e um portico com uma fonte. Este foi o lugar do primeiro assentamento no final de 1700. Tambem era onde terminava a Wildernes Road, a primeira estrada de chao batido, estreita, ingreme, selvagem, deserta que so podia ser trilhada a pe ou a cavalo mas que foi usada por milhares de pessoas. Foi a primeira rota do oeste da Virginia ao longo das Appalachian Mountains e o lugar que se tornaria Louisville. Hoje eh um pequeno parque com marcos historicos.

  DSC_0305  DSC_0308  DSC_0303

DSC_0272

Na west Main Street ainda se encontra o Louisville Science Center num predio de tres andares de pedra calcaria e ferro. Foi construido para venda no atacado de tecidos e roupas em 1878. Ha uma escultura geometrica colorida na frente que chama a atencao.

Ainda na West Main Street encontra-se o Louisville Slugger Museum & Factory.

DSC_0289

Trata-se da fabrica Hillerich&Bradsby que produz o famoso bastao de baseball. Ha um tour mas nao se pode bater fotos. Falam da historia da fabrica, do esporte que eh o mais amado do pais. Dos jogadores famosos e muitos imortalizados, Ha roupas expostas. O primeiro bastao foi fabricado em 1884. Tambem produzem luvas para baseball e golf, tacos para golf e outros equipamentos. E na saida, claro, bastao de varios tamanhos para vender e sugerem que se de de presente. E o povo compra. Amam o esporte. Assistimos a varios times femininos. A participacao eh grande. Comecam a pratica-lo aos quatro anos (Pre-baseball Programa) e ha muitas quadras espalhadas pelo pais afora. Equipara-se ao nosso futebol em adesao. Na frente do edificio esta exposto o maior bastao de baseball do mundo com 36,57 metros de altura.

A west Main Street eh longa e eh a que contem os mais atraentes, predios, museus, teatros e obras de arte. Assim sendo,  ainda encontramos o Fort Nelson Building construido em 1892 em pedra e tijolo-a-vista que chama a atencao por causa de suas colunas e torrete. Eh um estilo vitoriano italiano. Foi devastado por fogo e tornado mas continua em pe. Para preserva-lo foi contruido outro predio por dentro e feito trabalho de estabilizacao. Na frente ha uma escultura do Tornado de 1890. Aqui tem memorial ate para tornado. Hoje funciona a Michter's destillery, a destilaria do Michter.

DSC_0277   DSC_0283

A Place Montpellier eh a entrada principal para o Belvedere Park com vista para o Rio Ohio.

Ao longo dele encontra-se a estatua do fundador de Louisville, George Rogers Clark, na praca.

O transito no rio Ohio eh intenso tanto para transporte de carga quanto de turistas. Dos turistas se encarregam dois barcos a vapor o Spirit of Jefferson e o Belle of Louisville Cruises. Tambem ha muitos veleiros, lanchas, caiaques, barcos amadores para pesca. Ha pista para bicicleta, caminhadas, arquibancadas para disputas nauticas, palco para concertos e aguas dancantes. Eh uma Beira-rio vibrante. E fica bem proxima do centro da cidade.

      Belvedere01    jef    belle_louisville

Entre os muitos festivais ocorridos em Louisville destaca-se o Kentucky Derby Festival. Ele tem a duracao de duas semanas e ocorre em Churchil Downs. Comeca com uma grande queima de fogos e inclui 70 eventos ao todo: Pegasus Parade (cavalo alado), corrida de barcos a vapor, de cavalos, Festival de Baloes, maratonas.

O Kentucky Derby Race eh uma corrida de cavalos que ocorre anualmente em Churcill Downs, Louisville, no primeiro sabado de maio. A corrida eh uma Grade I Stakes. Os potros devem ter tem 3 anos de idade e o macho deve pesar  57kg e a femea 55kg. A corrida dura aproximadamente 2 minutos. Por essa razao ela tambem eh chamada de "The Most Exciting Two Minutes in Sports" ou ainda "The Run for the Roses" por causa da coberta de rosas que eh estendida sobre o cavalo vencedor. A Grade I Stakes eh a primeira parte do Triplo Crown e eh seguida pela Pre Preakness Stakes e do Belmont Stakes. O cavalo tem que ganhar as tres corridas para vencer a Triple Crown. A Derby Race ocorre desde 1875. Quem nao chega a tempo para a corrida e/ou para o festival pode conhecer o hipodromo e experimentar a sensacao.

kentucky_derby cavalo chape chapeu

Recentemente Louisville emergiu como centro industrial  de assistencia medica e ciencia medica com destaque para cirurgia cardiacas e de maos bem como tratamento para cancer. Alguns dos primeiros transplantes cardiacos ocorreram na cidade. Seus centros de pesquisa inclui reabilitacao e ciencia da saude. Ainda conta com uma das maiores companhias de seguro da nacao.

Adicionalmente Louisville eh o maior centro industrial de whiskey e responsavel por aproximadamente 1/3 de todo o Bourbon, o whiskey americano.

Cida e Celso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário