terça-feira, 29 de setembro de 2015

Memphis–Tennessee

 

A cidade de Memphis foi estabelecida por espanhois no final de 1700 e oficialmente fundada em 1819 por um grupo de investidores de propriedades. Entre eles estava  Andew Jackson, advogado e politico, futuro setimo presidente dos Estados Unidos (1829 a 1837).  A area foi dificil para desenvolver por causa de desastres naturais (furacoes, inundacoes), epidemias e competicao com cidades vizinhas. Quando a estrada de ferro foi construida em 1842 Memphis comecou a crescer e em 1860 estava conectada ao sudeste e meio-oeste do pais. A cidade cresceu doze vezes em 20 anos com imigrantes alemaes e irlandeses. Na decada de 1850 foi um centro comercial de escravos, foi um grande centro do algodao de (1850-1970), teve papel de destaque na Guerra Civil (1861-1865), foi um slavehaven underground railroad (uma rota de fuga para a liberdade para os escravos negros) e  posteriormente tornou-se um marco importante para a cultura Afro-americana bem como um crucial campo de batalha na luta pelos dirietos civis dos negros.

green coton Cotton field row colheitadeira

Memphis eh o lugar de nascimento do Holiday Inn e FedEX. Tem a famosa casa de Elvis Presley e a Beale Street.

Holiday Inn é uma grande rede de hotéis. Pertence à rede inglesa IHG. A marca, Holiday Inn, conta com 1352 hotéis, com total de 250.207 apartamentos em todo o mundo.

FedEx (Federal Express)  é uma empresa estadunidense de remessa expressa de correspondência, documentos e objetos, oferecendo ainda vários serviços de logística. Memphis eh o centro de logistica do transporte arereo. A FedEx empresta seu nome a arena multiuso do time de basketball Grizzlies Memphis na Beale, que antes jogava na Piramide. A arena tambem eh usada para hockey no gelo, concertos e shows.

Holiday-Inn   fedex   DSC_0664

Memphis tambem conta com o Autozone Park, campo de baseball da Minor League, no centro da cidade.

DSC_0693

O Tennessee Welcome Center, na 119 N Riverside Drive, eh uma  area de descanso e um centro de informacao turistica. Esta instalado num predio moderno e tem um ovo estilizado na frente escrito Memphis. No seu interior encontra-se a escultura de "B.B. King", o "Blues Boy" cujo nome de nascimento era Rufus King. Ele abreviou o apelido para "B.B.King". E ainda uma escultura de Elvis Presley, alem de material sobre o estado, Guerra Civil, Memphis e arredores. 

          ovo       DSC_0633      DSC_0649

Continuo ao centro de informacao esta uma area para picnic arborizada com mesas e bancos ligada ao Mud Island River Park. Ao longo do rio encontra-se o The Mud Hunt, uma caca ao tesouro por informacoes, no River Walk model, um passeio ao longo do rio com varios mapas, textos, paineis. Uma mistura de recreacao e atividade educativa. Tambem mostra a importancia do Rio Mississipi durante a Guerra Civil. Conta com palco coberto para concertos.

   12   mud   palco

DSC_0642

O centro da cidade eh ligado ao Mud Park pelo Memphis Suspension Railway or Mud Island Monorail, um bonde monotrilho suspenso. Foi inaugurado em 1982. Ele esta sob uma ponte de pedestre sobre o Wolf River Lagoon. A ponte tem 518 m. A linha tem dois carros suspensos com duas frentes. O motorista muda de posicao para opera-lo. Ele nao faz volta pois conta com um trilho apenas. E cada carro tem capacidade para 180 passageiros e viaja a 11km/h. Eles foram feitos na Suica. Que tal alguns desses para acabar com as filas nas pontes de Florianopolis?  

Ao longo da Beira-rio, onde o lamacento e grandioso Rio Mississipi conta com uma pequena ilha separando-o do Wolf River para em seguida se juntarem,  situa-se a Beale Street Landing  com um molhe (pier) para embarque/desembarque dos barcos locais e de cruzeiro. O local tem sido ponto de desembarque ha 250 anos. Hoje esta modernizado. Ha um predio elegante em vidro e concreto para eventos. O teto inclinado que conecta a Beale Street Landing ao Tom Lee Park eh mais do que um lugar para caminhar e relaxar. Eh energia verde. Ele ajuda a refrescar o ambiente interno e reduz o escoamento da agua. Ha arquibancadas para disputas nauticas e shows musicais. Nele funciona o Riverfront Bar&Grill e loja de souvenir. Este espaco tambem eh usado para casamentos, eventos de corporacoes, reunioes e festividades. 

  DSC_0747  BB  bb2 bb1 

A Beale Street Landing eh palco para as mais finas recreacoes. Ha areas para caminhar, pedalar, se exercitar, comer, beber, fazer picnic. Ao longo do Lee Park ha estacionamento, chafariz com aguas dancantes, duas quadras de volleyball, uma de futebol e seis estacoes de ginastica. No lado oposto estao casas charmosas e de bom padrao.

lee park   lee park1  DSC_0749 

O National Civil Rights Museum, instalado no Lorraine Motel, o lugar do assassinato do Dr. Martin Luther King Jr., da vida ao Movimentos pelos Direitos Civis Americanos. Foca os principais acontecimentos como o boicote ao onibus em Montgomery, a greve dos trabalhadores da Rede de Esgoto e Saneamento de Memphis por melhoria de condicoes de trabalhos, o temor de ataque dos negros que eram e sao maioria, a morte de Martin Luther King Jr., bem como mais recentes lutas seguidas apos a morte de Martin Luther King. 

mdireitos mudi civil_rights  WPTV Civil Rights

Ha uma enorme piramide com teto prata dito ser a terceira maior piramide do mundo. Eh uma replica equivalente  a 60% da Grande Piramide de Queops, no Egito. Ela foi construida como uma arena e centro de eventos mas hoje o Bass Pro Shop, uma loja especializada em equipamentos para caca, pesca, camping, barcos o transformou num parque tematico, pista de boliche, pequeno lago, aviario, hotel, restaurante, deck de observacao de vidro. Enfim, centro comercial  de equipamentos aquaticos de primeira linha.

Memphis_Pyramid_HDR inside1  inside2  inside3    inside4   inside5   inside6

DSC_0667

Memphis Rock 'n' Soul Museum apresenta uma mostra sobre o nascimento do rock e soul (musica com elements of rhythm, blues e gospel) popularizada  pelos African-Americans. Foi criada pelo Instituto Smithsonian e fala a historia dos pioneiros que superaram as barreiras racial e socio-economica para criar a musica que sacudiu o mundo inteiro.

A Beale street associada a musica negra e comercio é conhecida mundialmente. Era o ponto de encontro depois da Guerra Civil para produçao artistica. No final da tarde comecam as bandas a tocar e voce pode dancar ao ar livre no W.C.Handy Parky ou entrar e sair de pubs, saloons e saloes de danca, restaurantes, lojas de souvenirs, museus e ate passar na A.Schwab que fornece 44 tipos de pocoes voodoos para curar doencas e afastar problemas. No inicio de 1900 os doutores africanos-americanos praticavam uma forma de voodoo e invocavam espiritos. Da 2nd a 3th Streets, a Beale eh fechada para veiculos. O Handy Parky  na Beale Third Street tem um grande palco e os eventos sao gratuitos e abertos ao publico. Tambem ha estatuas e placas informando acontecimentos. Ha uma loja de tecidos onde Elvis e a nata artistica da epoca compravam seus brilhos e tecidos para as performances. Hoje eh um cafe e as roupas estao expostas. William Christother Handy (1873-1958), homenageado no  Handy Park eh considerado o "Pai do Blues"

 DSC_0661 DSC_0660 DSC_0657 DSC_0674

park park1 handy

Sun Studio, o Studio de Sam Phillips eh o ground zero para a explosao do rock 'n' roll no mundo. Foi o  Lugar de Nascimento do Rock 'n' Roll e guarda objetos memoraveis da epoca como o primeiro microfone de Elvis e  permite a voce conhecer registros nao publicados. Entrar em contato com estorias de nome lendarios como Johnny Cash, Carl Perkins, Jerry Lee Lewis e muitos outros.

DSC_0712 DSC_0702 DSC_0704  DSC_0707

stax

Stax Museum of American Soul Music eh o unico museu de musica soul

no mundo. Esta situado no antigo studio, Stax Records, onde icones da

musica gravaram. 

 

 

Memphis Music Hall of Fame mais uma casa de apoio para a manutencao da cultura musical.

memphis

bluhall   

bluhall1 Blues Hall of Fame, ate 1980 era uma lista. A partir desta data foi criado o espaco fisico pela Blues Foundation que tem introduzido membros no Blues Hall of Fame. Ha uma premiacao anual mas nao se trata do melhor do ano mas do trabalho como um todo. Este ano ocorreu o 36th Blues Music Award reunindo 1500 pessoas.

 

Visitamos a Mansion Graceland de Elvis Presley.

Elvis Presley nasceu em Tupelo nordeste do Tennesse e começou sua carreira na pequena cidade de 40 mil habitantes.

Ele mudou-se para Memphis (200 km de Tupelo) para ficar perto dos acontecimentos. Roubou a cena. Durante muito tempo sofreu criticas de que era apenas um rapaz bonito mas posteriormente teve sua capacidade foi reconhecida.

Conhecemos Graceland, o rancho que ele tinha e decorou caprichosamente. Era um virginiano (organizado, caprichoso e antenado nas mudanças).

Vimos os carros expostos, aviao que tem o nome da filha, Lisa Marie, alguns shows, exposiçao dos trajes do rei do rock, uma sala com trajes e comentarios de outros astros do rock, o jardim de reflexao onde Elvis esta enterrado ao lado dos pais, avos e um irmao-gemeo. A ultima atraçao a ser montada é sobre Tupelo, sua cidade natal.

Casou aos 32 anos. Para a época ja estava  passado. Ficou casado 5 anos (1967-1972) com Priscila e tiveram uma filha, Lisa Marie.

Ele se completava com a mae. O pai esteve preso por estelionato e ele teve uma relaçao forte com ela. Quando ela morreu Elvis se desestabilizou.

Elvis poderia estar ainda vivo com 80 anos hoje mas sua vida de excesso de comida e medicamentos lhe ceifaram a vida. Medicamentos receitados por medico (1935-1977).

   DSC_0726   elvis_grave    casa elvis aviao     DSC_0727    aviões 1 

  carros2     carros-elvis     carros-elvis-20090104-45-original 

 

DSC_0680 A cidade conta com estrutura de VLT (veiculo-Leve sobre Trilho) ou Tramtroley mas o sistema esta temporariamente suspenso para manutencao em todos os carros (bondes). Pararam em 10 de junho de 2014 e a previsao para voltar a funcionar eh para 2016. Ele passa na main street que eh bem urbana, preservada e graciosa mas estava vazia e silenciosa. Eh verao, esta quente durante o dia e a cidade parece adquirir vida no final da tarde.

Memphis eh conhecida mundo afora por ter desempenhado um papel importante na historia musical dos Estados Unidos.

O blues, rockability, rock 'ln' roll, jazz, gospell e "rhythm e blues" (blues com  jazz) todos nasceram ou foram formados em Memphis e muito dele comecou na Beale Street. Foi um centro cultural e economico para americanos-africanos vindos de todo o Mississippi no seculo XX. 

A indústria cinematográfica e de entretenimento é forte em Memphis. Vários filmes já foram filmados na cidade, entre eles: A Firma (1993), Cast Away (2000),Walk the Line (2005) e Hustle & Flow (2006).

Memphis tem 650 mil habitantes e 62% da populaçao é black. Eh considerada a segunda cidade mais perigosa dos Estados Unidos por numero de homicidios e furtos mas nao percebe-se. 

A Beira-rio em toda a sua extensao eh a parte mais bonita de Memphis.

Kehrig Silvestre                                                                                                                             Cida e Celso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário