terça-feira, 29 de setembro de 2015

Nashville - Tennessee‏


Nashville foi fundada em 1779 as margens do Rio Cumberland. Tem 650 mil habitantes e uma area metroplitana de 1,6 milhao de habitantes. Eh a capital do estado do Tennessee.
Mas o grande diferencial da cidade eh voce chegar a qualquer hora do dia, manha, tarde ou noite, e encontrar uma rua repleta de gente e musica ao vivo. Testei chegar nos tres periodos e realmente eh verdade. Ha numerosos saloes, bares, restaurantes tocando ao mesmo tempo. Sao saloes enormes, compridos, exoticos para a maioria. Alem dos saloes, no lado de fora ha musicos que tocam por conta propria. Trata-se de musica country. Entao, bota, chapeu, sela, arreio, lencos e coisas do genero compoe o cenario. A rua do agito eh a Broadway. Beers e food claro que nao falta.
           DSC_0756 DSC_0922 DSC_0918
Entramos na Savannah's Candy Kitchen, uma empresa que comecou com pralines e depois de conquistar mercado introduziu uma variedade de doces, balas coloridas, tortas de pecan, maca do amor, barras de pecan, pecan glacada, amendoin acucarado,  Todos doces tipicos do sul. Eh interessante a gente ve-las chegar ao consumidor final. Eh a maior companhia do sudeste dos Estados Unidos. Bonito para os olhos e delicias para o paladar.
 
 DSC_0773   DSC_0771   DSC_0774  DSC_0775     DSC_0776  DSC_0778                             DSC_0780   DSC_0781
Voces conhecem o Goo Goo Cluster? Foi inventado pela Standard Candy Company. Foi a primeira barra de chocolate redonda do mundo combinada com caramelo, marshmallow nougat, amendoin torrado e chocolate ao leite. Yamm!!!!!!!!!!! E as botas country? Custam a partir de US R$160,00
         gogo    SONY DSC
bota bota& bota2 DSC_0928
Os souvernirs nao me agradam mas ha bastante oferta. E os Pedal Tavern circulando pelas ruas fazem sucesso. Eh uma festa numa bicicleta coletiva para dezesseis pessoas. O conceito seria passar em varios bares e tomar um ou dois drinques em cada bar mas a gente os ve ja bebendo e pedalando na rua. O que importa eh a festa que fazem. E ha charretes tambem.
    pedal-tavern    DSC_0897    charrete
Eh a capital da musica country.
A industria musical emprega 19mil pessoas. So perde para Nova Iorque. Para qualquer lado que se olhe ha monumetos a musica. Museus, Hall da Fama, Calcada da Fama de musica Country, casas de show.
O Ryman Auditorium eh um palco de shows ao vivo com 2362 lugares. Eh melhor conhecido por ser casa do Grand Ole Opry de novembro a janeiro. De fevereiro a outubro o show eh apresentado na Grand Ole Opry House. O Grand Ole Opry eh o melhor programa de musica ao vivo para artistas de musica country, bluegrass e gospel realizado em Nashville. Tambem inclui humor, drama e satira. Acontece nas tercas, quartas, sextas e sabados a noite, no qual sao apresentados as maiores estrelas do genero. Foi fundado em 1925 por George D. Hay como um programa de radio com uma hora de duracao e chamava-se 'barn dance" on WSM radio (650 KHz). Atualmente eh propriedade e operado por Opry Entertainement. Atrai centenas de milhares de visitantes do mundo todo e milhoes de ouvintes. Em 1930 o show passou a ter 4 horas de duracao e a atingir 30 estados. Em 1939 iniciou nacionalmente na NBC. Em 1943 mudou-se para Ryman auditorium. Este programa fez a cidade tornar-se a "capital da musica country" e a cidade inclui placas sinalizando: Music City/MetroplitanNashville Davidson County/Home of the Grand Ole Opry.
        au1       aud
        ol2       ol1
O Country Music Hall of Fame and Museum apresenta uma arquitetura ousada, moderna e elegante. Lembra um piano. Esta situado a pouca distancia do Ryman Auditorium. Conta a historia da musica country ao longo das decadas, comecando por Jimmic Rodgers e os primeiros dias do Grand Oley Opry aos sucessos de Patsy Cline e Elvis Presley, a desbravadores de novos caminhos como Johnny Cash e Garth Brooks ate os atuais artistas como Luke Bryan e Taylor Swift. Muitas guitarras, orgaos, pianos, violas, partituras,  letras de musica, melodias. Tambem estao expostos trajes usados por artistas em shows, a farda do Elvis Preley quando serviu o exercito e muitos outros objetos. O Country Music Hall of Fame Rotunda inspira reverencia e eh grande honra serem eleitos para fazer parte dele. Nas paredes da construcao circular estao os nomes dos que contribuiram para a estoria da musica country.
Na frente do Museu encontra-se a Music City Walk of Fame, a Calcada da Fama da Musica Country.
      Country_music_hall_of_fame2  country-music-hall-of  DSC_0888 
E atravessando a rua, se encontra o Shermerhorn Symphony Center onde se assiste de pecas teatrais, concertos, sinfonica, classico a shows de jazz, blues.
                shimph    DSC_0915
Ainda no Music Row, o Roteiro da  Musica, encontra-se o o Historic RCA Studio B e o Hatch Show Print, historicas propriedades da Country Music Hall of Fame and Museum.
O RCA Studio eh o estudio de gravacao mais antigo no mundo. Mais de 35 mil cancoes foram gravadas neste lendario espaco dos quais mais de 1 mil tornaram-se sucesso. Tours guiados sao oferecidos para grupos de 15 pessoas ou mais e sao vendidos somente em conjunto com o ingresso de admissao ao Museu. Os tours partem diariamente  do Museu. Para muitos pisar o lugar onde idolos como Elvis Presley gravou eh um sonho. Pelo numero de pessoas que visita a cidade, eles devem realizar o sonho de muita gente.
Hatch Show Print eh um das mais antigas tipografias de impressao e criou artes para Elvis Presley, estrelas do Grand Ole Opry e muitos outros artistas da atualidade. Hatch produz reedicao de posters classicos e cria novos  trabalhos de arte grafica diariamente. Ha uma infinidade de posters a venda.
         rca   bob
Johnny Cash, cantor e compositor de musica country conhecido como o "Homem de Preto" teve muitos altos e baixos na carreira, viciou-se em anfetmaninas mas conquistou multidoes.  johnny tem um museu na cidade, o Jonny Cash Museum and Cafe.
                        JohnnyCash    use1jcm
Embora nao so de musica viva o homem, tudo aqui vira ambiente para musica. O Centro de Convencao eh colossal. E chama-se Music City Convention Center e os amplos espacos sao usados para shows de musica.
               11      2

O Ascend Amphitheater eh a primeira Casa de Shows a ceu aberto na Beira-rio. Programacao e tickets disponiveis.
Ascend_Amphitheater.0.0
O Centenial Park foi o primeiro parque de Nashville. Ele conta com uma replica do Parthenon da Grecia, trillha para caminhada, Lago Watauga, o Centenial Art Center, monumentos historicos, Centro de atividades de artes e jardim submerso.
Foi construido de gesso em 1897 para a Tennesse Centenial e Internacional Exposition. Apos a exposicao os demais edificios foram desmontados ficando apenas o lago artificial, o palco coberto e o Parthenon. Tornou-se uma area de lazer para brancos, pois a Lei "Jimi Crow" proibiu seu uso por africanos- americanos ate 1960. Posteriormente a lagoa foi fechada para uso para evitar a integracao. Os edificios integrados a lagoa hoje sao usados como um centro de artes. O Parthenon ficou abandonado por um longo tempo e estava em condicoes precarias. Pensaram em demoli-lo mas a comunidade se opos pois ele eh um simbolo de Nashville, conhecida como a Athenas do Sul por causa dele. Em 1920 o Parthenon temporario de gesso foi substituido por um edificio permanente de pedra e aco e ja foi remobiliado varias vezes. Hoje eh uma galeria de arte. A area tambem foi campo de batalha durante a Guerra Civil (1861-1865).
      DSC_0797   DSC_0802   DSC_0803
                          DSC_0807  DSC_0813 
O Bicentenial Mall State Park localizado nas proximidades do Capitol foi construido durante o boom ocorrido no centro da cidade no final da decada de 1950 e inicio de 1960. Eh uma luxuria dos deuses. Apresenta a historia do estado do Tennessee durante uma simples caminhada pelo parque.
           bicentennial_summer__hero   CAP
A partir da extremidade do capitol fica a Court of 3 Stars e o Bell Carrillon, o World War II Memorial, o Pathway of History e o Tennessee Amphitheater. Todos a esquerda. A direita situa-se o Greenway Path para a Sulphur Springs.
  CA CA1

PATCH   PA1  GLOBE
Em seguida apresenta-se a Rivers of Tennessee Fountain, uma fonte que mostra os rios e lagos do estado, a Rail Road Trestle que representa a antiga estrada de ferro e embaixo ha um museu da Guerra Civil (1861-1865) e por ultimo a Tennessee Map Plaza, uma praca com um mapa enorme de granito na calcada que mostra as maiores estradas, os 95  condados (comarcas, regioes) do estado, rios e cidades.


rivers  rivers1  trem map
No skyline de Nashville se destaca o predio da AT&T Tower que desde que instalou sua torre ficou parecido com asorelha de um morcego e foi apelidado de "Batman Building".


DSC_0896


Embora Nashville seja conhecida como um importante centro da indústria discográfica, as suas maiores indústrias são na realidade a assistência médica, a publicação, a financeira e o transporte. Mas que eh bom viver na cidade da Musica, ah isto eh.
 
Cida e Celso.
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário