quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Virginia Beach e Chesapeak Bay Bridge Tunnel


Ao entrarmos no estado da Virginia nos deparamos com mais uma barreira de ilhas como na Florida (Key West e as outras numerosas Keys). Mais extensos causeways (pontes sobre o mar), mangues, rios e riachos e aqui com tuneis submersos.
A Hampton Roads é o nome dado a uma região da Virginia com 1,364 km2 de area  que é formada pelo James River onde ele se junta a Chesapeake Bay. Nessa baia também desaguam o Elizabeth River, Lafayette River e York River.
A regiao é conhecida por forte presença militar (base naval da marinha, base de anfibios), porto livre de gelo, pela construção de navios.
A Hampton Roads é servida por tres tuneis submersos  e extensas pontes.
rampton  slide_aerial   Ponte-tunel-da-Baia-de-Chesapeake-EUA
Um deles liga Virginia Beach a Eastern Shore, o segundo liga Norfolk a Hampton e o terceiro liga Newport News a Portmouth.
Primeiro visitamos Virginia Beach que é a maior cidade do estado. Tem uma população de 450 mil habitantes.
Situada na ponta do Golfo Stream onde aguas mornas comecam a se misturar com as aguas mais frias do norte que atraem peixes de muitas especies e os golfinhos. Todos os dias ele aparecem na costa.
A presença de uma praia de areia fina e dourada, invernos amenos e verao ensolarado também atrai multidoes para viver ou passar ferias.
São seis praias: Resort Strip Beach, North End Beach, Croatan, The Narrows, Chick's' Beach e Sand Beach.
A Resort Beach tem calçadao e prédios de bom padrao. A maioria hoteis e condominios.
No calcadao ha muitas obras de arte e monumentos.
Os que mais se destacam são o monumento naval dedicado a aviacao, a Lady Norueguesa e o Rei Netuno (enorme e envolto a seres do mar).
 DSC_0680    lady    DSC_0715 (2)
O posto da guarda costeira ali localizado hoje é um museu e foi construido um palco para shows formando uma pracinha a beiramar.
                       DSC_0704                                     DSC_0699
 
DSC_0689
Nesta praia havia gente andando a cavalo com servico de guia.
Também estava havendo uma OcktoberFest. Havia cinco caminhoes de cerveja com dez torneiras cada.
DSC_0709         DSC_0710
A noite os clubes de musica e danca entram em açao.
A maioria das artes culturais são desenvolvidas no Sandler Center for Performing Arts em Virginia Beach e no Wells Theater na cidade vizinha de Norfolks. Os concertos sao segurados em Chrysler Hall, tambèm em Norfolks
No forte ha um monumento que testemunha o local onde os primeiros colonizadores desembarcaram em 26 de abril de 1607.
Nas outras praias ha oferta de atividades como jet ski, parasail, pescaria de mar profundo, pescaria de siri, surf, bike, roller, apreciar golfinho.
A cidade estabeleceu algumas normas para a pratica do surf como areas permitidas e horarios em determinadas datas.Tambem exige o uso da trela ( velcro preso a prancha para ser atacho ao tornozelo).
Exploram em escala industrial a pesca do siri, o nosso azul.
A 1,5km fica o Virginian Aquarium Marine Science Center e o Virginian Convention Center com arquitetura contemporanea.
          DSC_0671   DSC_0673   DSC_0676
Em seguida pegamos a Chesapeake Bay Bridge Tunnel que leva ao Eastern shore onde fica Cape Charles uma pequena comunidade. Poderiamos prosseguir por terra e ir para o estado de Maryland mas nosso objetivo é atravessar e conhecer os tuneis e pontes.
O Chesapeak Bay Bridge Tunnel soma 37km de pontes e tuneis. Pagamos 19  dolares por carro. Dirigimos   19 km por uma ponte e fizemos uma parada o onde ha um trapiche, estacionamento e bar/restaurante. Apesar do vento as pessoas descem e havia gente pescando também. Seguimos e entramos no primeiro tunel de 1,6km sob o mar. Continuamos na ponte e em seguida passamos pelo segundo tunel e depois mais ponte ate chegar em terra na Fisher Island, Eastern shore.
DSC_0731    DSC_0732    DSC_0737
No tunel a pista é simples com mao dupla. No norte do canal as pontes são altissimas para dar passagem aos navios que eles constroem.
Dirigimos 16 km ate chegar em Cape Charles pequena comunidade que sauda seus visitantes com praias de areia fina, vista da Chesapeake Bay, marinas, resort, boutiques hotel e pousadas charmosas. As Casas vitorianas do periodo da construção da estrada de ferro estao bem preservadas. Os predios publicos e algumas poucas casas são de tijolo-a-vista vermelho. Varandas e colunas fazem parte da arquitetura.
                   1-Cape-Charles                     Cape-Charles-Aerial
Ha uma fabrica de concreto, a Bayshore Concret, fundada para produzir as estruturas das 17 milhas de comprimento da Chesapeake Bay Bridge Tunnel que abriu em 1964.
Encontramos trem de carga, silos, plantação de algodao, feno.
Voltamos pela ponte tunel para visitar Norfolk no dia seguinte.
Abraço,
        Cida e Celso.







































    Nenhum comentário:

    Postar um comentário