segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Arlington Cemetery, Virginia‏


Washington, D.C e Arlington Cemetery  são separados pelo Rio Topomac. Basta atravessar a ponte e já estamos na Virginia. Vamos falar do cemitério e em seguida falarei sobre o estado e seu papel na formação da nação.
                       mall
O Cemitério Nacional de Arlington, em Arlington, Virginia, é o mais conhecido e tradicional cemitério militar dos Estados Unidos, fundado no antigo terreno da Mansão Arlington. Ele se localiza em frente a Washington D.C., perto dos prédios do Pentágono.
A Arlington House, também conhecida como Mansion Custis-Lee, era propriedade da família Custis, Arlington_House &cuja viúva Marta Custis casou em segunda núpcias com o primeiro Presidente dos estados Unidos, George Washington. Ela teve quatro filhos com o Custis mas não teve filhos com o presidente George Washington. Robert Lee casou com a herdeira Mary Ann Randolph Custis em 1831 por isso ficou conhecida como Mansão Custis-Lee. Robert Lee era tenente e trinta anos mais tarde teve que tomar uma difícil decisão: aceitar a oferta do General Scott como comandante do Exercito da União ou renunciar a sua patente de tenente e se juntar aos Confederados para lutar por seu estado de origem. Ele ficou ao lado dos Federados e apos a guerra não voltou a morar no local. Sua propriedade de 200 acres foi transformada oficialmente em cemitério para militares americanos em 18 de junho de 1864 para garantir que apos a guerra ele não a reclamasse.
O National Mall liga-se ao Arlington National Cemetery pela Arlington Memorial Bridge. Ela  cruza o Rio Potomac conectando a Ilha de Columbia ao Lincoln Memorial levando ao Arlington National Cemetery de um lado e ao Lincoln Memorial no outro. Foi inspirada na Villa Borghese em Roma. É uma ponte elegante de nove arcos. Estatuas heróicas de Valor e Sacrifício representam  As Artes da Guerra e ancoram  a ponte no fim do Monumento de Washington.
          DSC_0494   DSC_0499   DSC_0497

O primeiro monumento encontrado na entrada do cemitério é o Women in Miltary Service for American Memorial. É o único grande memorial nacional honrando as mulheres que serviram ou ainda prestam serviço militar desde a American Revolution ou Guerra da Independência (1775-1783). Esta situado na entrada do Arlington National Cemetery e foi inaugurado em 1995 e consagrado (dedicado) em 1997. Ele é formado de dois terraços, o Upper e o Lower. No Upper ha um arco com painéis de vidro onde estão gravados os nomes das homenageadas. Ele introduz luz natural no centro do Educacional Memorial. No Lower Terrace no centro da parede em semi-circulo ha um espelho d'água e court of valor (um tribunal que analisa mediante  critérios estabelecidos o merecimento das homenagens). O Centro Educacional esta localizado atrás do semi-circulo e abriga o Hall of Honor, exhibit gallery, theater e Register (base de dados computadorizado).
                     mulheres
A escultura da U.S. Marine Corps War Memorial representa o evento mais dramático da Batalha de Iwo Jima entre fevereiro e marco de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Como resultado os Estados Unidos ganharam o controle da ilha japonesa e do seu espaço aéreo, ponto estratégico para avançar sobre o Japão. A foto dos 5 marinheiros americanos e uma enfermeira fixando a bandeira americana sobre o Monte Suribachi foi veiculada no mundo todo e depois foi usada para essa escultura de cobre. Ela foi inaugurada em 1954.
Tomb of the Unknown Soldier, Tumulo do Soldado Desconhecido, é guardado dia e noite durante osSTF 365 dias do ano por sentinelas selecionados  no Terceiro Regimento de Infantaria dos Estados Unidos. São os melhores profissionais e eles tem ter peso e altura determinados e conhecimento teórico sobre a historia do Arlington National Cemetery.
O tumulo fica a leste do Arlington Memorial Amphitheater e guarda os restos mortais do Soldado Desconhecido da Primeira e Segunda Guerras Mundiais e da Guerra da Koreia.
Este é o lugar de descanso final do Presidente John F.Kennedy, Jaqueline Kennedy Onnassis e seus J.F._Kennedy_Gravesdois filhos Patrick Bouvier Kennedy e John F. Kennedy Jr. Jack sofreu um aborto antes de ter os filhos. Patrick viveu dois dias. Caroline Bouvier Kennedy,a mais velha e única sobrevivente do clan, é advogada, escritora e editora. Em julho de 2013 foi nomeada Embaixadora dos Estados Unidos no Japao pelo Presidente Obama e empossada pelo Secretario de Estado John Kerry. Não ha um monumento para o Presidente Kennedy, apenas um tumulo rente ao chão com suas plantas preferidas, uma chama permanentemente acesa e uma vista privilegiada da cidade.
Arlington Memorial Amphiteater é um anfiteatro a céu aberto e é usado para encontros cívicos e exercícios em ocasiões como Memorial Day. Em 1874 foi construído de madeira. Em 1920 foi consagrado na atual forma. Próximo esta o tumulo do Soldado Desconhecido, inaugurado em 1921.
anfi  anfi1  anfi2
Netherlands Carrillon, uma torre modernista de sinos, oferecida pelo povo da Holanda pela ajuda durante e apos a Segunda Guerra Mundial. O conjunto de 49 sinos foi presenteado pela Rainha Juliana em 1952. A Torre de aço foi dedicada em 1960. Ela é rodeada de canteiros de tulipas.
                        carri                   tulip1
The_Pentagon_US_Department_of_Defense_buildingDo Pentágono as campanhas militares da América tem sido dirigidas desde a Segunda Guerra Mundial. Concebido em 1941 como uma solução temporária para a constante falta de espaço para os funcionários militares, o Pentágono se consolidou como os 17 Departamentos de Guerra em um só. É a sede central para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. É o maior edificio do governo no mundo. Foi concluído em dois anos durante a Segunda Guerra Mundial. Já teve mais de 30 mil empregados durante a Guerra da Koreia. Hoje são 20 mil. Pentagon_03Tem estacionamento para 9.500 carros. Ironicamente, os terroristas muçulmanos alvejaram o Pentágono durante os ataques de 11 de Setembro de 2001, exatamente sessenta anos apos o inicio do trabalho de sua  construção (11 de setembro de 1940). The Pentagon Memorial foi aberto em 11 de setembro de 2008 para honrar as 184 pessoas que estavam no Vôo 77 da American Airlines  e o Pentágono que sofreram o ataque em 11 de setembro de 2001. O monumento a céu aberto consiste de 184 bancos iluminados , dispostos pela idade de cada vitima de 03 a 71 anos. Cada banco esta gravado com o nome da vitima. Foram plantadas 85 arvores (mapples tree). O memoriam é aberto durante os sete dias da semana.
Amigos, George Washington, o primeiro presidente americano nasceu, passou toda sua vida e cada washingtonmorreu na Virginia. Ha uma casa e uma replica de um moinho em Mount Vernon a 28 km de Washington. Era a Plantation Woodlawn de 2 mil acres pertencente a deu pai. A casa foi construída pelo irmão em 1743 e herdada por ele. Foi a casa da família de Washington ate 1860 quando ela foi comprada pela Mount Vernont Ladies Association. Elas mantem a propriedade como um santuário. Washington foi enterrado no lado sudeste da propriedade.
Front_View_of_George_Washington_Masonic_National_MemorialVivendo nos arredores ele teve tempo e oportunidade para convencer os vizinhos de Georgetown, Maryland a venderem suas terras para o governo construir a nova capital, Washington, D.C.
Em Alexandria, a 15km de Washington, D.C., no lugar uma vez proposto para ser o capitol dos Estados Unidos, ha o Masonic National Memorial que preserva relíquias relacionadas a George Washington. Ele pertenceu a Maçonaria e o monumento foi pago por 3,2 milhões de maçons dos Estados Unidos.
 
 
A região onde atualmente a Virgínia está localizada foi a primeira do país a ser colonizada pelos britânicos. Jamestown, uma das cidades da Virgínia, foi o primeiro assentamento britânico permanente nas Américas, tendo sido fundado em 1607.
Jamestown, Williamsburg e Yorkton são três pequenas localidades no estado que formam um triangulo histórico americano.
Location_of_jamestown_virginia     map
Jamestown comemorou 400 anos em 2007. Novas instalações foram construídas, exibições Visitors-Centerampliadas e as descobertas foram apresentadas. Hoje todos tem acesso a historia de Jamestown e podem verificar como esta paisagem era diferente em 1607.
No dia 20 de dezembro de 1606, 107 homens liderados pelo capitão John Smith, deixaram a Inglaterra e velejaram através do Oceano Atlântico chegando na Virginia em abril de 1607.
Negociaram com índios, estabeleceram o primeiro assentamento inglês e formaram a Colônia da Virginia, a primeira colônia inglesa na América. Jamestown foi a capital da Virginia ate 1699 quando ela foi transferida para Williamsburg.
Seu nome homenageou o Rei James I, rei da Inglaterra, que patrocinou a viagem e ofereceu garantias a um grupo chamado Virginia Company of London.
O Rei James estava cansado de ver os espanhóis voltarem para a Espanha com os navios abarrotados de ouro e outras riquezas.
View_of_James_Town_Island,_Captain_John_Smith_StatueEntre sucessos e derrotas o assentamento sobreviveu. Enfrentaram problemas de falta de comida, os valentes mosquitos que adoravam um sangue novo e causavam-lhes problemas de saúde e morte, os índios inicialmente amigáveis mas depois que se aperceberam das intenções dos colonizadores passaram a lhes fazer oposição.
Em 1612 o inglês John Rolfe cruzou o tabaco da Virginia com um tabaco mais doce da Ilha Trinidad e o novo tabaco salvou a economia da colônia.
John Rolfe casou com a índia Pocahontas, filha do chefe Powhatan.
casas1619 foi o ano de ouro para Jamestown. A companhia da Virginia ordenou que criassem um governo, a Casa dos Burgueses, que fez as leis para a colônia e depois serviu de modelo para os estados americanos. Neste mesmo ano chegaram mulheres e os primeiros escravos. Eles foram trazidos por um navio holandês e vendidos em troca de mercadorias. Provavelmente, vinham da costa da África. Não se sabe ao certo como os escravos ou servants (criados) vieram. A maioria dos servants tinha um contrato que determinava que eles trabalhariam por um determinado tempo por comida e roupa e que esgotado o prazo estipulado ficariam livres para começar sua própria vida na colônia.
Por volta de 1622 os índios Powhaton perceberam que perderiam suas terras para os invasores e começaram a atacar suas plantações e a se enfrentar com eles.
arqEm 1676 Jamestown foi destruída durante a Revolução de Bacon. Essa rebelião ajudou a diminuir o poder dos colonizadores ricos e a torna-los mais independentes do Rei da Inglaterra.
Apos a destruição de 1676 os assentados reconstruíram a cidade e a tornaram sua capital. Em 1698 ela foi arrasada por um incêndio e não foi reconstruída. Em 1699 mudaram a capital para Williamsburg que fica a 11km de Jamestown.
Mas a área continuou a desempenhar seu papel nos eventos americanos.
Durante a Guerra da Independência (1775-1783) foi estabelecido um posto militar.
Durante a Guerra Civil (1861-1865) os Confederados construíram um forte que ajudou a impedir o avanço da união ao longo do Rio James.
Jamestowm também contribuiu como modelo para a atual Assembléia da Virginia quando instituiu a Casa dos Burgueses.
Hoje Jamestown é historia. Arqueologistas estudam a terra onde a cidade existiu. Por quase duzentos anos historiadores acreditaram que o Fort James havia sido levado pelas águas do Rio James. Em 1994, arqueologistas da Associação para Preservação da Virginia (APVA) começaram a cavar e encontraram três paredes do forte soterradas. Também encontraram artefatos da primeira metade do século XVI. Os estudos continuam.
Hoje, a associação (APVA) e o Nacional Park Service administram a área Jamestown. Turistas podem visitar a área conhecida como New Town e participar de um tour guiado ao lugar de pesquisa arqueológica e laboratório.
O Nacional Park Service também administra a segunda capital da Virginia, Williamsburg (1699-1799) e Yorktow onde ocorreu a batalha final da Revolução Americana e uma batalha da Guerra Civil (1862).
Trata-se de locais com pequenas populações mas carregados de valor histórico. Jamestown hoje tem apenas três mil habitantes.
 
 
Seguimos para Williamsburg.
Williamsburg tem 15000 habitantes.
Esta localizada no sudeste da Virginia entre os rios James e York. Foi capital da Virginia de 1699, quando foi renomeada em honra do Rei William III ate 1799, quando Richmond tornou-se a capital.
Do imponente palácio do governo, sob o domínio britânico, ao capitule onde uma bem sucedida votação iniciou a Independência Americana, os edifícios de tijolos-a-vista mostram o passado, presente e futuro.
A maior parte da cidade tem sido reconstruída. Os edifícios ficaram abandonados por longo tempo mas uma iniciativa de Rockeffeller Junior e sua esposa, Abby, que criaram uma fundação, doaram dinheiro e estimularam outros a participar da iniciativa. Hoje ela fervilha. Os moradores usam roupas do século XVIII,  refazem as discussões  da época e incitam os visitantes a participar.
Primeiro assistimos ao filme "The Patriot". A seguir visitamos o palácio e ao longo da rua principal tirarfomos encontrando as personagens no mercado, tavernas, farmácias, salão de chá. Vimos uma exposição de armas do período com instrução ao vivo.
Na rua agentes, espiões, povo se comunicavam por sinais, personagens parecendo ser o que não eram. Era o clima de guerra, ao vivo. Para interagir os personagens deveriam se identificar com uma bandana dos Amigos da Liberdade ou dos Loyalistas.
sep-10-088Os afro-americanos representavam mais da metade da população, incluindo escravos e negros livres. Eles colaboraram em ambos os lados e tem bastante a dizer sobre a Great Hopes Plantation, a Peyton Randolf House e a Guerra da Independência.
O programa diurno encerra com a simulação da Batalha de Williamsburg.
 coloni9 Colonial_Williamsburg_(2463494327) Colonial_Williamsburg_Thomas_Jefferson_Reenactment_DSCN7269
Para o programa noturno precisa-se de um ticket adicional. eles vão de musica, dança, jogos, shows a tours de almas assombradas.
As tavernas servem comidas similares as que George Washington, Thomas Jefferson e Patrick Henry gostavam. Os dois primeiros foram generais e se tornaram presidentes dos Estados Unidos.
A cidade também participou da Guerra Civil mas se especializou na Guerra da Independência.
1993 002     Yorktown-Victory-Center-artillery     aaaacannon-fire-shutterstock   watch-the-demonstrations    Reenactment-Colonial-Williamsburg-by-Sara-Kendall
Deixando-se essa área encontra-se o Art Museum of Colonial Williamsburg, o Abby  Aldrich Rockeffeller Folk Art Museum, a casa da família Rockeffeller  e o College William&Mary.
O College William&Mary foi fundado por  Royal Charter em 1693  e é a segunda mais antiga faculdade do pais. Tem uma historia de artes livres e um crescente curriculum  dedicado a pesquisa. É considerada a primeira "Publica IVY". Primeira instituição estadual que oferece educação superior de custo bem abaixo da privada, IVY League School como Harward, Princepton e Yale. Embora mantenha o nome de College, ela é uma pequena universidade que oferece graduação em em vários campos (artes&ciências, business administration, educação, direito e ciência marítima). Graduou três presidentes americanos: Thomas Jefferson, James Monroe e John Tyler.
AARmus01John_D._Rockefeller_Jr._Library  Rear_view_of_the_Wren_Building,_College_of_William_&_Mary_in_Williamsburg,_Virginia,_USA_(2008-04-23)
A cidade conta com duas livrarias com muito material sobre as duas guerras (Independência e Guerra Civil) e uma infinidade de outros títulos. Nesta região não é comum encontrar brasileiros. Mas mesmo assim ouvimos português. Enquanto eu curtia os títulos na livraria Celso estava de conversa com um casal. Tiveram uma conferencia em Washington e fizeram o tour por conta própria. Fernanda e Luiz visitaram nosso Jamboree, trocamos e-mails e continuamos em contato. Também ha muitos hotéis pois o movimento de turistas é grande.
A cidade ainda conta o Centro Comercial Pottery que tem as lojas com frontões e situa-se numa antiga olaria de 1938. Vende vasos, obras de arte, arranjos, flores, produtos de halloween, natal e jardim. E tem também uma sessão de comidas importadas e vinhos. Estão hasteadas as bandeiras dos EUA, Canadá, México e Suíça. E o outlet Premium.
The_Williamsburg_Pottery Pottery1-sized The Williamsburg Pottery


Partimos para a ultima etapa do triangulo.
Yorktown é lembrada como o lugar onde o Lord Cornwallis rendeu-se ao General George Washington pondo fim a Revolução Americana (1775-1783). Mas mesmo antes da luta pela independência, a pequena vila foi um movimentado e prospero porto de rio, com saída para o mar, no século XVIII. Foi estabelecido em 1691 pelo Act of Ports.
Yorktown também testemunhou a Guerra Civil ativamente. Suas fortificações impediram o ataque do exercito da União durante a Campanha da Península em 1862.
Hoje, yorktown com Williamsburg e Jamestown faz parte do Parkway Colonial.
A pequena vila de 195 habitantes preserva algumas residências coloniais que assistiram ao cerco de 1781, inclusive a casa de Thomas Nelson Junior que foi um dos que assinaram a Declaração de Independência.
O campo de batalha é mantido pelo Colonial National Historical Park.
A histórica rua principal é alinhada com casas preservadas, pequenas lojas e um passeio pavimentado a Beira Rio.
Yorktown também é casa para as escunas Alliance e Serenity que oferecem tours.
allianceCaptain-Mayhem-11serenity
O Yorktown Victory Center relata as lutas da América pela independência ate a formação da nova nação. Um filme fala a estória da era da nova nação. Outro fala a estória da Revolução do ponto de vista das pessoas que a viveram.
Na histórica Yorktown toma-se conhecimento da batalha pivot da Revolucao Americana, quando o exercito britânico se rendeu aos aliados, exercito francês e americano, liderados pelo General George Washington.
DSC_0933
Nesta Beira Rio ha uma praia de areia branca. Uma ponte liga Yorktown a  Gloucester. Passa um troley (bondinho) que transporta os visitantes aos pontos turísticos.
Yorktown tornou-se um porto para exportação de tabaco no século XVI apos ele tornar-se a "erva dourada" mais lucrativa da Virginia para exportar. Naquela tempo, a margem alta de Yorktown era coroada com bonitas casas de tijolo-a-vista, propriedades de proprietários de navios que enviavam as exportações da Virginia através de Yorktown para agentes na Inglaterra e Escócia.
A paz de Yorktown acabou repentinamente no verão de 1781, quando o general Cornwallis entrou com seu exercito britânico de 8.300 homens no porto de Yorkton para estabelecer um base naval britânica.
No final de setembro, as forcas americanas e francesas cercaram Cornwallis. Apos 3 semanas de cerco, as quais haviam exaurido a munição das forcas britânicas, devastado suas defesas e estraçalhado sua artilharia, Cornwallis se rendeu.
yorktown victory monumentHoje, Yorktown preserva as fortificações militares de barro e os parapeitos do século XVIII. Sinais indicam os lugares das forcas britânicas, francesas e americanas. Também preservou o campo de rendição, onde as forcas britânicas baixaram suas armas para os vitoriosos  americanos e franceses. Entre os campos de batalha fica o histórico momento da vitória  de Yorktown.
A localidade hoje conta com 195 habitantes (cento e noventa e cinco). Mas pelo valor histórico esta preservada e os investimentos continuam. Quem não valoriza seu passado não vislumbra seu futuro. Ha farto material elucidativo a venda nas três localidades e muita informação no local. É excitante ter acesso a informação da origem dos Estados Unidos. Elas dizem bastante sobre o Brasil também.
DSC_0935DSC_0941DSC_0952DSC_0954
Como podemos observar a Virginia é peça chave na historia dos Estados Unidos. Foi a primeira colônia inglesa. Foi sua capital em varias ocasiões. Foi uma das Treze Colônias que se rebelaram contra o domínio britânico durante a Guerra da Independência. Esta Guerra  terminou na Virginia. Durante a Guerra Civil quando os Estados Unidos foi dividido em União e Federado, a capital Federada foi Richmond, que fica no estado. A Guerra Civil oficialmente terminou quando a principal forca confederada, liderada pelo Tenente Robert Lee, rendeu-se em Appomattox, Virginia. O estado da Virginia providenciou oito presidentes americanos: George Washington, Thomas Jefferson, James Madson, William Henry Harrison, John Tyler, ZaccaryTaylor e Woodrow Wilson.
Ate a próxima,
                  Cida e Celso

Um comentário:

  1. Olá Cida e Celso
    Muito linda esta viagem, história, modernidade, fotos incríveis, locais encantadores...
    Aproveitem cada momento... O blog está cada vez melhor... :)
    Abração
    San & Dan

    ResponderExcluir