domingo, 16 de agosto de 2015

Norfolk e Portsmouth, Virginia‏


Visitamos Norfolk e depois usamos mais uma ponte-tunel para ir a Portsmouth.
Aninhada onde a Chesapeake Bay encontra o Oceano Atlantico, Norfolk é vista como o coração cultural, financeiro e de entretenimento.
Eh uma cidade industrial e porto naval no sudeste da Virginia. Conta com 250 mil habitantes.
Das vizinhas Virginia Beach, Portsmouth, Newport News e Hampton é a mais urbana.
A rua principal, a Granby Street, é uma das mais movimentadas e caras da cidade. A beira-Rio foi revitalizada com calçadas ao longo do Town Point Park, localizado proximo ao Market Place e o Half Moore Cruise&Celebration Center. Eh uma area verde no espaço urbano. O parque é um lugar de celebração, de realização de festivais e eventos, incluindo a festa anual Norfolk Harbor Fest com parada de navios de vela e o bi-anual Festival do vinho. Ele conta com um palco ao ar livre com excelente acustica para eventos musiciais.
Town Point Park 1Town Point Park2Town Point Park3
No lado direito do parque fica o Nauticus Science Center e o Hampton Roads Museum apresentando seculos de historia naval. No entorno ha uma serie de placas com a foto dos navios e nome da tripulação que participou de varias guerras e ha um tour no navio de guerra Battleship Wisconsin que esta ancorado e é um museu. Ele foi o maior navio usado na Segunda Guerra Mundial. Sua tripulacao chegou a 3mil homens.
        An undated file photograph shows the Nauticus and the Battleship Wisconsin.       Nauticus,_Norfolk       DSC_0786
No Freemason District se encontra casas antigas e ruas de paralelepipedo. Celso reclamou da velocidade, mal trato do Jamboree e desconforto mas serve para nos fazer lembrar das dificuldades das eras passadas.
macarter     Deixamos o centro historico e encontramos o MacArthur Center e o MacArthur Memorial.

Esse ultimo, um museu e centro de pesquisa dedicado a preservação e apresentação da estoria de vida de Douglas MacArthur, um celebrado general do exercito.

O memorial tambem presta tributo a milhoes de homens e mulheres que serviram com ele na Primeira e Segunda Guerra Mundial e na Guerra da Coreia.
A Selden Arcade, arquitetura art deco de 1931, hoje é a Selden Gallery e apresenta arte contemporanea de artistas locais.

    DSC_0805              DSC_0808
  hall No centro ha o Chrysler Opera Hall que acomoda seus habitantes e os das cidades vizinhas Virginia Beach, Portsmouth, Newport News, Hampton.
 
A poucas milhas do centro encontramos uma comunidade de negros, aqui muitas vezes chamados de colored ou africanos-americanos. As casas sao sempre mais simples, menores, ha coisas espalhadas no quintal. Eles estao sempre em comunidades.
campo O stadium de baseball, o Harbor Park Baseball, é servido pelo Tram ou (VLT) ou (o Tide light rail system) que tem uma estação no local e tambem passa pela downtown evitando congestionamentos. Atras do stadium tambem ha uma estacao do Amtrak Train Service que serve a cidade com linhas para Petersburg, Richmond,Washington DC, Philadelphia, New York e norte de Boston.
 
Norfolk tambem eh casa para a Naval Station Norfolk que conta com uma vasta esquadrilha de aeronaves de transportes, destroyers, submarinos, fragatas e navios anfibios de assalto.
Eh oferecido um tour de onibus de 45 minutos na base.
nav1nav2121912-N-TB177-847
A cidade Ainda conta com o Botanico Garden, The Virginian Zoo, The Chrysler Museu of Art&Glass Studio.
Continuamos a viagem pegando mais uma ponte-tunel de 5,6 km para chegar a Portsmouth que tem 101 mil habitantes.
Ficamos frente a frente com Norfolk. Apenas o rio divide s duas cidades. Pegamos uma bela foto de Norfolk.
               DSC_0833                       DSC_0856
Portsmouth é uma cidade historica, foi fundada em 1716.
Ela tem uma grande concentração de casas de dois pavimentos e de arquitetura do seculo XVIII e XIX (Greco Revival, Romana, Neo-Classico, e Gotica). Eh um festival de lucarnas, torres, colunas, telhados multiplos de ardosia.
  DSC_0842 DSC_0859 DSC_0862 DSC_0863
Passamos pelo Marquis Delafayette Park e ficamos curiosos para saber o que o marques andou fazendo por aqui. Trata-se de um soldado e  estadista frances que lutou na American Revolution (1775-1783) e comandou a Guarda Nacional Francesa (1789-1791) na Revolucao Francesa.
Hoje é uma cidade aparentemente adormecida. Sao 45 casas, monumentos e igrejas preservados mas nao explorados turisticamente. As igrejas sao de pedra e alvenaria. Lembram de Savanna e Charleston? Aqui, nao ha ninguem nas ruas nem servicos turisticos.
   marquis  DSC_0865 DSC_0868
Cinquenta dos 74 lotes de casas pertenceram a mercadores e proprietarios de navios que negociavam no mar ou construiam navios.
Desde a fundacao do Gosport Shipyard em 1767 (Estaleiro Gosport) a historia da City of Portsmouth tem estado ligada a construcao de navios. O estaleiro foi renomeado Norfolk Navy Yard e por ultimo Norfolk Naval Shipyard. Construiu muitos navios historicos entre eles o CSS Virginia, ex Merrimac, o primeiro navio de ferro a participar de uma batalha; o Texas, o primeiro navio de guerra do pais. Durante a Guerra Revolucionaria (1775-1783) foi descrito como "The most considerable one in America". O museu fala a sua historia.
Ha placas sobre os acontecimentos historicos relatando episodios da Guerra de 1812, a ultima tentativa dos britanicos de reaver a America e sobre a guerra Civil (1861-1865).
Lightship Potsmouth MuseumTem um porto de mar.
O Lightship Potsmouth Museum eh um navio-farol que hoje serve de museu. A vantagem de um navio-farol eh que ele pode ser deslocado para outros lugares, principalmente em epoca de guerra.
A cidade conta com o Museu Naval, Museu da Estrada de Ferro de 1910, Museu da Crianca, o Sport Hall of Fame&Museum sobre 20 esportes.
Community Library MuseumAqui encontramos uma Colored Community Library Museum. Era uma biblioteca para negros. Funcionou ate 1963 quando a biblioteca principal da cidade foi integrada. O que mais encontraremos para  negros. Nos brasileiros nao temos noção. Ja encontramos igrejas, bares, escolas, praias, lojas, bancos e agora biblioteca. Nunca vivemos essa situacao.No maximo nao frequentavamos os mesmos saloes de danca.
nTelos Wireless PavilionA cidade conta ainda com um pavilhao para atividades culturais, o "NTelos Wireless Pavilion". Ele tem capacidade para 3500 assentos cobertos e 3000 lugares no gramado. Parra Teatro e Sinfonica usam o de Norfolk.
 
Portsmouth abriga a maior base naval do mundo e eh usada para lancamento de foguetes.
Essa relação com o mar e navios continua a render dividendos. Construção de navios, base naval, comercio, porto de mar, marinas, estrada de ferro fazem parte do seu dia-a-dia.
Abraço,
           Cida & Celso.








































Nenhum comentário:

Postar um comentário