quinta-feira, 30 de julho de 2015

Washington – Distrito de Columbia

 

Washington, D.C., a capital dos Estados Unidos,  coexiste com o Distrito de Columbia, um distrito federal no Rio Potomac na fronteira dos estados da Virginia e Maryland. Fundado em 1790 durante a presidência de George Washington, a cidade foi planejada pelo arquiteto e soldado, nascido em Paris, Pierre Charles L'Enfant, (1754-1825) e construída para ser a capital.

Presidente Washington selecionou uma área de 10 milhas quadradas em ambos lados do Rio Potomac. A parte norte cedida por Maryland e a parte sul cedida pela Virginia. Mais tarde a parte da Virginia foi devolvida ao estado e o "Território de Columbia" tornou-se a cidade de Washington. L'Enfant inspirou-se nos jardins de Versalhes.  Ele selecionou o Capitol Hill (Parlamento) como ponto principal e projetou largas avenidas que irradiam como do centro de um circulo sem formar ruas retangulares. Embora seu plano final tenha sido alterado o objetivo principal de amplas avenidas a perder de vista combinado com monumentais edifícios foram alcançados e fazem da capital uma cidade única entre as cidades americanas. Lembra a megalomania do Louis XIV ( 1638-1715) e do Hitler (1889-1945). E do arquiteto L'Enfant (1754-1825). Dos homens, enfim, que com suas obras gigantescas se tornam formigas diante delas. É claro que é lindo. Muitas praças verdes, arvores, rotulas, monumentos descomunais e monumentais edifícios. Tudo no superlativo. Já havia estado em Washington antes e isso deveria diminuir o impacto mas não foi dessa vez. 

051123-N-2383B-006   mall2   mall3

Em 1800 a capital foi oficialmente transferida da Filadélfia para Washington. No dia 24 de agosto de 1814, durante a Guerra de 1812-1815, os britânicos tomaram a cidade e em poucos dias queimaram todos os prédios públicos exceto o combinado Correio/Departamento de Patentes. Em 1817 a Casa Branca estava reconstruída e em 1819, o capitol. A população cresceu rapidamente. Em 1840 eram 44 mil; em 1860, 75 mil. Hoje é de 752 mil habitantes sendo que 2/3 deles trabalha para o governo federal. Qualquer semelhança com Brasília é/não é mera coincidência?!

Como L'Enfant planejou, Washington tem vasta área de parques e praças, círculos e espaços abertos. Alem de importante centro do governo federal ele também tornou-se um centro cultural com muitos museus, galerias de arte, bibliotecas, santuários, igrejas e monumentais edifícios. 

Em primeiro lugar precisei aprender o que era o National Mall, porque Mall pra mim é centro comercial, é shopping. Mas nesse contexto quer dizer Passeio Nacional. É um enorme parque, o Parque Nacional, localizado em Washington D.C. O termo National Park agrega as áreas pertencentes ao West Potomak Park e ao Constitution Gardens e ocasionalmente toda a área entre o Lincoln Memorial e o Capitolio dos Estados. Em 15 de outubro de 1966, o National Mall foi incluído no Registro Nacional de Lugares Históricos. 

mall  DSC_0479    DSC_0453

A pedra fundamental do Capitol (Parlamento) foi lançada em 1793, em 1800 a ala norte estava pronta e o Congresso mudou-se da Filadélfia para Washington. Durante a Guerra de 1812 ele foi destruído e teve que ser reconstruído. Em 1863 apos varias ampliações o domo mais alto foi concluído. Ele é de ferro fundido, uma obra de engenharia do século XIX. Cem anos depois a ala leste foi ampliada mas as características do edifício foram mantidas. No topo do domo do capitol figura a estatua da Liberdade. Ela foi colocada durante a Guerra Civil em 1863. Trata-se da figura de uma mulher com seu vestido esvoacante sendo que sua mão direita segura uma espada embainhada e a direita segura uma grinalda e empunha um escudo. Sua cabeça é coberta com um capacete circulado de estrelas e no topo ha uma águia americana. Na frente do capitol ha um monumento com a estatua de Ulysses S. Grant (18th Presidente dos U.S.) e no lado esquerdo o U.S. Botânico Garden com uma coleção permanente de plantas. 

DSC_0424      Monument_to_Grant (2)     botanic1

Passarei a falar de alguns dos inúmeros museus e instituições que fazem parte do National Mall:

SmithsonianThe Smithsonian Institution é carinhosamente chamado "Nation's Attic", o "Sotao da Nação" e  foi fundado em 1846 com a condição de James Smithson, um cientista inglês que nunca esteve nos Estados Unidos. Ele doou toda a sua fortuna aos EUA para fundar em Washington a Smithsonian Institution, uma instituição para aumentar e difundir o conhecimento entre os homens. Este propósito é cumprido por meio de pesquisa, exploração, publicação, museu e galeria de exibições de arte. O prédio parece um castelo de tijolo-a-vista vermelho e sua arquitetura destoa da arquitetura dos prédios de Washington, branca e neoclássica, mas é bonito e instigante. 

NMAH-2004The National Museum of American History abriga objetos únicos da historia americana, incluindo a bandeira hasteada no Fort MacHenry na qual Francis Scott Key se inspirou para escrever o hino nacional americano "The Star Spangled Banner". espacial

 

 

The National Air and Space Museum é o mais visitado museu no mundo e é dedicado as aventuras e conquistas do homem no ar e no espaço.

 

The National Museum of Natural History é o guardião de uma das maiores coleções de historia natural: um espécime, objetos e artefatos.

hn3  hn1   hn2

NATIONAL-MUSEUM-OF-THE-AMERICAN-INDIAN

 

National Museum of the American Indian foi o primeiro museu dedicado a preservação, estudo e exibição da vida, língua, literatura, historia e artes dos Nativos Americanos.

 

National Gallery of Art, essa galeria de mármore e muitas das grandes obras foram doadas pelo financista  Andrew Mellon em 1973. Através dos anos a instituição recebeu doações de outros 200 trabalhos. Hoje conta 2200 pinturas e 1700 esculturas.

National Museu of African Art dispõe de mais de 6mil pecas de arte africana incluindo uma porta de madeira entalhada do palácio do Rei Yoruba em Ikere, Nigeria.

            National_Gallery_of_Art_-_West_Building          ngafrica

scSuprema Corte dos U.S., a casa da mais alta corte dos U.S. ocupa um lugar próximo a Biblioteca do Congresso e fica de frente para o Congresso. Foi construída como um templo grego em mármore. Tem uma entrada monumental com uma larga e imponente escadaria, um pórtico elaborado cercado por colunas e um frontão esculpido representando "Liberty Enthroned" guardado por "Order" e "Authority". Foi inaugurado em 1935.

Library of Congress mostra a influencia da Renascença Francesa. Ele é totalmente decorado com obras de arte do séc.XIX. Foi construído em 1897. A escadaria e a fonte contam com  esculturas de cobre que dão imponência.

     lc   Library of Congress   lc3

A arquitetura da estação de trem e o seu hall são deslumbrantes. A Union Station tem um dos maiores saguaos do mundo. Mede 750 feet de comprimento e 130 feet de largura. A estação é um monumento histórico renomado pelo numero de soldados que passaram por ela durante a guerra. A pedra fundamental foi lançada 1905. Foi aberta em 1907 e concluída em 1908.

             Union_Station_from_Columbus_Circle,_Washington,_D.C._2011               usta

The National Archives são os depositários finais dos registros do governo. Se destacam entre eles a DeclaraçUS_National_Archives_Buildingão da Independência, a Constituição e a Carta dos Direitos.

Os museus e os principais prédios do governo estão todos na artéria principal do National Mall, nas laterais direita e esquerda, com seus edifícios fantásticos. Os principais Monumentos e Memoriais ocupam o canteiro central do imenso National Mall em meio aos longos corredores verdes e alguns deles estão alinhados.

O Holocaust Memorial Museum é dedicado a memória dos mortos na Europa durante o Holocausto da Segunda Guerra Mundial.

                   Museu-do-Holocausto

As visitas aos museus são gratuitas e eles abrem todos os dias com exceção de 25 de dezembro e 1° de Janeiro.

Franklin Delano Roosevelt Memorial tem uma área para cada um de seus quatro mandatos . Foi aberto em 1997. O escultor para "FDR Sentado e Fala" é Neil Estern. “Fala” é o nome da sua cachorra. Enquanto as inscrições na pedra são de John Ben. É uma área aberta enorme. Franklin Delano Rosevelt (1882-1945) foi eleito para um quarto mandato mas morreu no dia 12 de abril de 1945 e nao o concluiu. Roosevelt e Truman venceram a eleição de 1944 concorrendo pelo Partido Democrata. Teve uma hemorragia cerebral. Assumiu o Vice Harry Truman (1945-1953)

Em 1921, aos 39 anos,  contraiu pólio que o deixou paralisado da cintura para baixo. Mesmo depois da doença se reelegeu. A maioria do povo não tomou conhecimento da sua incapacidade. Ha raríssimas fotos dele na cadeira de rodas. Pesquisas publicadas em 2003 concluíram que sua doença tem mais características de uma doença auto-imune do que pólio.

DSC_0597  DSC_0610  DSC_0621  DSC_0615

DSC_0625Jefferson Memorial esta localizado a beira de um lago. O monumento ao terceiro presidente dos U.S. foi inaugurado em 1943. Ele é circular com colunas e tem um domo. Ele reflete a arquitetura que Thomas Jefferson gostava. Sua casa na Virginia tinha um domo. A estatua de Jefferson esta no centro e pode ser vista de longe pelas aberturas entre as colunas. As mais famosas citações de Jefferson estão gravadas no interior das paredes.

The Washington Monument é um enorme obelisco. O primeiro presidente dos Estados Unidos, George Washington, teve seu monumento inaugurado 85 anos apos sua morte, ocorrida em 1799. Sua construção começou em 1848 e foi concluída em 1884. Ela foi interrompida durante a Guerra Civil (1861-1865) e apesar de ter sido usado mármore da mesma pedreira apos o conflito, havia uma diferença de cor do mármore retirado nos anos anteriores. A interrupção foi de 14 anos. Por isso ha diferença de cor no obelisco na altura de 1/3 do monumento. Mas ele é colossal. Mede 169 metros de altura e fica no National Mall entre o Lincoln Memorial e o Capitol.

Ele conta com uma sala de observação onde se tem uma vista completa da cidade de Washington D.C., do Rio Potomac, e arredores da Virginia e Maryland. Tem um elevador. As cerejeiras florescem ao redor do monumento no inicio da primavera e o Smithsonian Kite Festival, festival de  pipa, realizado no National Mall adiciona cores.

DSC_0443 DSC_0435 DSC_0444

O Lincoln Memorial foi erguido para homenagear o 16th presidente dos Estados DSC_0486 Unidos, Abraham DSC_0469Lincoln. Ele é similar a um Partenon da Grécia e foi construído em mármore branco. Foi projetado por Henry Bacon e concluído em 1922. As 36 colunas Dorico do pórtico representam o numero de estados da União quando Lincoln morreu. Nas paredes esta escrito os nomes dos 48 estados que existiam em 1922. No interior ha uma enorme estatua de mármore de Lincoln sentado e dois murais "Emancipation" e "Reunion". Também ha algumas citações de Lincoln gravadas nas paredes.

 

DSC_0589 (2)

Martin Luther King, um século depois da Abolicão da Escravidão, ainda liderava multidoes falando do seu sonho “I Have a Dream” de ver a segregacão racial acabar. E os americanos sentarem como irmãos. Ele também tem um monumento.

 

ww2World War II Memorial (1939-1945) este monumento honra os 16 milhões de cidadãos que serviram nas forcas armadas americanas dos U.S. e os 400 mil que morreram; e todos os que deram suporte ao esforço de guerra  nos Estados Unidos. O Memorial é um monumento ao espírito, ao sacrifício e ao empenho do povo americano.

 

Korean War Memorial (1950-1953) mostra uma serie de estatuas de soldados marchando em plena batalha. 

     korean     Korean-War-Veterans-Memorial     Korean War Memorial photo no-12

The Vietnan Veterans Memorial é dedicado a mais de 58 mil homens e mulheres que morreram em serviço relacionado a Guerra do Vietnan. Consiste de duas paredes de granito polido que se encontram na forma de V (vê). Ele foi inaugurado em 1982. E tem os 58 mil nomes gravados nos muros de granito.

           VVM-Photo      Vietnam_Veterans_Memorial_Washington_DC      Vietnam_Veterans_with_Washington_Monument

Hirshhorn Museum e Hirshhorn Sculpter Garden chegou ao Mall em 1974. Joseph Hirshhorn chegou na América com seis anos de idade oriundo de um Gueto da Lativia. Tornou-se um milionário aos vinte oito anos. Ele adquiriu 4000 mil pinturas e 2000 mil esculturas. O prédio do museu foge ao padrão e local das estatuas também , numa cidade onde as estatuas ficam no alto de pedestais e nos frontões dos edifícios, o jardim de esculturas  Hirshhorn as trás para um nível humano. 

    hh1hhhHirshhorn_Museum's_Sculpture_Garden

White House, A Casa Branca, é a residência oficial do Presidente dos Estados Unidos desde que foi  DSC_0531ocupada pela primeira vez pelo Presidente John Adams em 1800. Construída em estilo Georgiano foi projetada pelo arquiteto irlandês James Hoban. Algumas áreas são abertas a visitação publica, entre elas, a Sala Vermelha, uma das quatro salas de recepção. Ela contem varias pecas de mobília de Charles Honore Lannuir, o renomado marceneiro francês que trabalhava em New York. O Salão Oval Azul tem muitas mobílias do estilo Império Francês. A decoração para as salas foi escolhida pelo Presidente James Monroe em 1817. Cinco das cadeiras douradas foram feitas para ele pelo marceneiro parisiense Pierre-Antonie Bellange.General_Lafayette_Statue_(Washington,_D.C.)_-_DSC01016Do outro lado da rua em frente a Casa Branca fica a Lafayete Square. No centro esta a estatua de Lafayete montado num cavalo. No entorno dela estão os edifícios Blair House, Decatur House e St. John's Church. Depois de ter visto tantos prédios imponentes, confesso que achei a  Casa Branca modesta em relação ao todo. O Old Executive Office Building é a antiga sede do Departamento de Estado de Guerra e Marinha. Hoje faz parte do local de trabalho do presidente.

  Bureau of Engraving and Printing ou Treasury Building é encarregado da impressão dos papeis oficiais como selos, dinheiro e vale-refeicao. Produzem 7 mil notas de papel a cada hora.

                         DSC_0569

Old_Post_Office_Pavilion,_Washington_DCThe Post Office Pavillion, o prédio do antigo correio foi transformado em varias lojas e restaurantes. Foi construído no estilo Richardsonian Romanesque. Conta com um elevador de vidro na torre do relógio o qual da uma vista total da área.

Ford Theatre e Peterson House, o Teatro Ford foi o lugar onde o Presidente Lincoln foi assassinado em 14 de abril de 1865. Apos o tiro ele foi levado para a casa de Peterson que fica do outro lado da rua e ali morreu. A casa é aberta a visitação e a fila estava grande.

                                  DSC_0556                   DSC_0551

Market Square no passado, hoje é lugar para dois edifícios neo-classicos com colunas em semi-circulo, inaugurados em 1990. Ele é o U.S. Navy Memorial e é formado por dois mastros e um estatua de um marinheiro. O memorial homenageia todos os integrantes da marinha que serviram e estão servindo a nação, e especialmente, aqueles que morreram a serviço do pais.

                 navy                          marujo

fbiThe J.Edgar Hoover é o quartel geral do FBI. Recebeu esse nome em homenagem ao ex-diretor do FBI (Fedaral Bureau of Investigation). O acesso é restrito.

Na Downtown encontramos a National Portrait Gallery, National Building Museum, Phillips Colection, embaixadas, a Basílica de of National Shrine of the Immaculate Conception e Washington National Cathedral. 

National_Portrait_Gallery_bldg.,_Washington,_D.C._IMG_4605

A National Portrait Gallery, um templo de sobriedade grega numa cidade de excesso de arquitetura romana, ocupa o lugar que L'Enfant reservou para um santuário aos heróis americanos. Esse edifício antes foi usado para outros propósitos como; escritório para concessão de patentes, hospital durante a Guerra Civil e comissão de serviços civis. Hoje abriga pinturas modernas de coleções do Museu of American Art.

 

National Building Museum, construído em 1887 como Instituto de Previdência, foi inspirado no Palazzo Farnese em Roma, obra de Michelangelo. Hoje é um museu de arquitetura, design, engenharia, construção e planejamento urbano.

        museu     National_Building_Museum_-_6     National_building_museum3

Embassy Row é uma área  localizada no norte de Washington na Massachusetts Avenue. No final do século XVIII e inicio do século XIX foi residência para magnatas que construíram mansões e condomínios  para dar aura de polidez a suas riquezas e para ganhar acesso aos corredores do poder. Então, ha castelos franceses, italianos e condomínios georgianos, de 3 e quatro andares.

     emba    Embassy-Row-Capitol-Escapes-1foggy_embassy

Washington Catedral esta localizada no Mount Saint Alban, oficialmente se chama Cathedral Church of St, Peter e St. Paul. Foi concluída em 1991 e é o sexto maior edifício eclesiástico do mundo. Foi construído em estilo neo-gotico em pedra calcaria Indiana e não foi usado aço em sua construção. É linda. É uma igreja protestante. Mas tem atuação ecumênica.

          DSC_0584          DSC_0580

National Shrine of the Immaculate Conception é um tributo dos católicos americanos a Padroeira do pais. O santuário é a maior igreja católica nos Estados Unidos. É uma basílica.

                Basilica_of_the_National_Shrine_of_the_Immaculate_Conception                   basilica

  Georgetown era uma comunidade estabelecida antes mesmo que alguém pensasse em criar Washington, a capital. Foi num encontro com o prefeito e proprietários das terras de Georgetown que George Washington convenceu-os a vender ao governo federal a terra necessária, a leste da cidade, para a construção da nova capital.  O nome da cidade era homenagem ao rei britânico e não ao primeiro presidente americano. Em 1871 tornou-se parte de Washington mas continua com suas características de cidade pequena e com predominância de construções de tijolo-a-vista vermelho de três andares. Preserva as Federal Houses e Georgianas. As casas em estilo Federal são geométricas  com pouca decoração e as Georgianas são mais elaboradas.      

geo(geor1geor3geor5

Key Bridge com seus arcos que se estendem no Rio Potomac foi DSC_0499 inaugurada em 1923. A ponte recebeu esse nome em homenagem a Francis Scott Key que  tinha uma mansão nas proximidades. Foi dessa casa que Key, o autor do hino nacional americano, partiu de barco para Baltimore para resgatar um amigo que foi capturado pelos britânicos. Enquanto estava ancorado no porto de Baltimore, Key testemunhou o bombardeio da cidade e se inspirou para escrever "The Star-Spanngled Banner"

  uni 1 Georgetown University foi fundada Kennedy_Center_at_Dusk 1789 como a primeira Universidade Católica nos Estados Unidos. Tem cursos de Artes e Ciências, prepara para funções diplomáticas, Línguas, e Lingüísticas, Administração, Enfermagem, Medicina e Direito.

The John F. Kennedy Center For The Performing Arts é um centro cultural para Washington D.C. O centro abriu em 1971 e conta com opera house, concert hall, teatro para drama e teatro para filmes. No saguão ha uma enorme busto de Kennedy. Presentes de muitas nações enriquecem o interior do centro.

Harbor Place é um conjunto de escritórios, lojas e restaurantes que oferecem uma grande vista do Potomac River na margem de Georgetown Waterfront, a Beira-rio. Conta com uma fonte no centro e um atracadouro para  passeios ao logo do rio. Fica ao lado do John Kennedy Center For Performing Arts.

 &&& Full page photo  harb1

NO bairro Foggy Botton, na parte noroeste de Washington D.C., fica o Complexo Watergate que é um uma área exclusiva de apartamentos e watergate&lojas de classe alta bem como de escritórios onde ocorreu o assalto ao Comitê Nacional do Partido Democrata em 18 de junho de 1972 que ficou conhecido como o "Caso Watergate" e levou a renuncia do  Presidente Republicano, Richard Nixon, no segundo mandato. Ele se reelegeu em 1972 mas renunciou forcado pelas circunstancias.  Durante a campanha eleitoral cinco pessoas do Partido Republicano foram detidas quando tentavam fotografar documentos e instalar aparelhos de escuta no escritório do Partido Democrata. Uma fonte não identificada revelou que o presidente sabia das escutas ilegais, as provas surgiram e ele renunciou.

Washington, D.C. situa-se a leste dos Estados Unidos mas pertence a Região Sudeste do pais e no século XIX fez uso intensivo de escravos. Foi com o trabalho dos escravos que muito da cidade de Washington, D.C. foi construída embora grande parte do pais fosse contra a escravidão. Os proprietários de escravos que apoiaram a abolição e foram leais as idéia de  Abraao Lincoln receberam uma recompensa de 300 dólares por escravo libertado. Washington, D.C.  esta situada ao norte da Virginia, um Estado Sul Federado e era altamente vulnerável a um ataque sulista e Lincoln criou uma forca militar, a Tropa de Potomac para defender Washington. A cidade dobrou de população pois vinham milhares de pessoas ajudar nos esforços de guerra bem como milhares de afro-americanos fugindo dos Estados Confederados do Sul. Apos a Guerra se tornou necessário um novo plano diretor. A escravidão foi abolida em 1862 e a Guerra Civil terminou em 1865. Lincoln foi assassinado por ter sido o responsável pela abolição mas deixou seu legado. 

Hoje Washington, D.C. tem 659 mil habitantes e é administrado por um governo municipal. Sua região metropolitana é de 7 milhões de habitantes. É o Distrito Federal Americano com limitado poder local e é governado diretamente pelo Congresso Americano. Os habitantes de Washington não possuem representantes no Congresso. Washington, D.C. ainda é casa para a Organização dos Estados Americanos (OEA), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial. É muito poder, influencia e muita responsabilidade. É importante ter esse ponto de equilíbrio em nosso continente. Que sejam iluminados, para o bem de todos.

Cida e Celso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário