quarta-feira, 22 de julho de 2015

Nova Iorque–Nova Iorque


 
New York é a maior cidade e porto no sudeste do estado de New York. Também é a maior cidade do pais. Esta situada na Costa New-York-State-MapAtlântica na foz do Rio Hudson.
Conta com uma população de 8,4 milhões distribuída em cinco boroughs, em cinco diferentes ilhas, ligadas por pontes: Brooklin 2,6 milhões, Queens 2,3 milhões, Manhattan 1,6 milhões, Bronx 1,4 milhões e Staten Island 473 mil.
New York City teve vários nomes. Os índios norte-americanos a chamaram Maniatam ou Manhattam. Durante a ocupação holandesa (1626-1664) chamou-se New Amsterdan. Os britânicos em 1664 a chamaram de New York. Foi a capital da nova nação no período de 1785 a 1790. O período de ouro da cidade começou no final da Guerra Revolucionaria (1812-1815). Tornou-se a maior cidade dos Estados Unidos graças ao boroughtsseu porto que embarcou não só mercadorias mas também milhões de imigrantes a procura de fortuna. Em 1859 inauguraram o Central Parque e durante o século XIX Nova Iorque foi transformada na grande cosmopolita metrópole graças ao boom do comercio e da introdução de muitas tecnologias.
bairrosemnovayork modifPor volta de 1920 os atores e músicos a chamaram de Big Apple. Em 1971 o cognome Big Apple foi usado para alavancar o turismo da cidade. 
Visitamos apenas a Ilha de Manhatan. Ela mede  21,5 km de extensão e 3 km de largura. As longas avenidas cortam a ilha de norte a sul e as ruas atravessam no sentido leste oeste. A 5th Avenida tem sentido único e é a divisa entre os lados leste e oeste. As ruas abaixo da Rua 14 se desenvolveram antes do planejamento e não seguem o plano diretor. Só um mapa pode nos salvar.
Três companhias se juntaram para criar uma companhia de turnê e recreação marítima. Elas oferecem tours pela enseada em catamarans, iates luxuosos ou barcos-taxi. São elas New York Water Taxi, Water Taxi Beach e Circle Line Downtown.
É nesta ilha que a grande maioria de turistas chega quando visita New York.
A Ilha de Manhattan é classificada em Lower Manhattan, Midtown e Upper Manhattan. Margeada pelos rios Hudson, East e Harlen  é conectada aos outros boroughs por pontes e túneis.
empire_state_buildingNo segundo andar do edifício Empire State esta localizado o NY SkyRide,  o único simulador aéreo virtual de Nova Iorque e um tour introdutório sobre a cidade. É uma apresentação no estilo Imax, combinando alta alta definição da tecnologia digital e efeitos especiais, plataformas e assentos moveis, e uma tela de seis metros de altura.
O famoso edifício oferece vista de 360 graus da cidade sem obstrução. Ele tem decks internos e externos de observação.
Bronx e Upper Manhattan são pontos convergentes de culturas de todo o mundo e possui atrações historicas e culturais que oferecem um mini-universo vivo da América de ontem e de hoje. Mais de quarenta lugares em  Upper Manhattan são considerados marcos da cidade de Nova Iorque. 
O Upper West side, oeste do Central Park, é um bairro vibrante e possui algumas das melhores lojas e restaurantes de Nova Iorque. O Lincoln Center for the Performing Arts, um complexo de edifícios oferece importantes eventos culturais e abriga a Opera Metropolitana e o Bale da Cidade de Nova Iorque. O Museu Americano de Historia Natural, a estatua de Cristóvão Colombo localizada no Circulo Colombo e o Hyden Planetário com seus shows de laser tridimensional ficam no limite da Midtown com o Upper West Manhattan.
Lincoln Center, New York.   1muarnat  DSC_0965
No Upper East Side ao longo de 1,6 km da Quinta Avenida estão os bairros mais influentes de Nova York e os mais famosos museus. Entre eles o Museu Metropolitano de Arts, Guggenheim e Whitney Museu de Arte Americana. A residência oficial do prefeito de Nova Iorque, a Grace Mansion, esta localizada na rua 89 e é aberta ao publico.
         B4MKC0               ggg1
       Whitney_Museum_of_American_Art             Gracie-Mansion
O Upper West Side tambem conta com o Museu Americano de Historia Natural, um dos maiores e mais inovadores do mundo. Ele oferece uma viagem  a terra e ao espaço no Frederic Phines&Sandra PriestRose Center. Apresenta mais de 2500 foot square de recriação da floresta tropical africana no Hall of Diversity. Parece ficção.
  1mmm    dino
O New York Historical Society & Library localizado no West Side do Central Park foi o primeiro museu de Nova Iorque e conta a historia dos Estados Unidos pela visão de Nova Iorque. Um filme de 18 minutos oferece um relato sucinto enquanto o DiMenna Museu Histórico Infantil mostra a visão histórica das crianças de Nova Iorque, incluindo imigrantes da era colonial.
SONY DSC  1 libriry  1 lincln
New York Historical Society. PBDW architect renovations         1didila
O Central Park foi inaugurado em 1857 com 843 km quadrados. Em 1858 Frederick Law Olmsted e Calvert CarrosselVaux  venceram o concurso de design "Greensward Plan" para melhoria e expansão do parque. Apos a expansão passou a ter 3,41km quadrados de área, ou seja, 4km de extensao por 850m de largura. É o parque mais visitado do pais. Suas principais atrações são o castelo Belvedere, o Grand Army Plaza que tem o Sherman Monument, o Carrossel e o Café Boathouse. O parque conta com trilhas, duas pistas de patinação no gelo e lagos artificiais entre eles The Lake, The Pond, Jacqueline Kennedy Onassis Reservoir, The Pool e o Harlem Meer. O JKO Reservoir embora não seja mais usado para distribuir água para a cidade de Nova Iorque providencia água para a Pool e o Harlem Meer. Ele recebeu o nome de JKO para homenageá-la por suas contribuições a cidade e porque ela corria na área. O reservatório fica sob a janela de seu apartamento na Quinta Avenida. Os condomínios de apartamentos que contornam a extensão do parque são ricamente elaborados com arquitetura eclética e agrega castas seletas.

12cem  1 castb cp  1 army cp  1carroc 
Na frente do edifício Dakota, situado na esquina da 72nd Street e Central Park West, no Central Park, ha uma area chamada de Strawbery Field. Nesta area ha um circulo escrito "IMAGINE", em homenagem ao cantor John Lenon que foi assassinado ao voltar pra casa, na entrada do Dakota, por um homem que ficou revoltado com as letras das musicas do compositor pois as julgava ofensivas a Deus.

CentralParkBoatHouse2  123cem  dakota    circulo
Entre a 5th e 6th Avenidas encontra-se o Rockefeller Center. Este complexo de 19 edifícios comerciais é o coração de Nova Iorque. Esta localizado no centro da Midtown onde também se localiza o maior teatro do pais, o Radio City Music Hall. A Lower Plaza exibe a estatua de Prometeus, observando a pista de patinação ao ar livre durante o inverno. Mas no verão a multidão comparece do mesmo jeito. Os restaurantes, lojas, jardins e as obras de arte se encarregam de enterte-los.
           rockefeller-center-tree-2014               Christmas at Rockefeller Center, 2008
Na Broadway encontramos o mundialmente conhecido Hard Rock Café que serve comida típica americana: hamburgues, cerveja e barbecue (BBQ). Ha outras opções. A marca celebra as décadas de Rock-n-Roll e vende seus produtos.
A Times Square, situada na Midtown, é famosa por seu New Year's Eve Celebration (Passagem do Ano Novo) e por seus deslumbrantes teatros na Broadway. Na arquitetura destaca_se o Edifício Chrysler, que já foi o arranha-céu mais alto do mundo antes de ser suplantado pelo Empire State building; o Citcorp Center, sede do CitiBank impressiona pelo seu angulo de 45 graus no teto e por sua base apoiada em colunas, alem de ser um dos edifícios mais altos; a Grand Central Station (ferroviário e metroviário); o edifício General Eletric com sua coroa caracteristica; a sede das Nações Unidas (Oscar Niemeyer); a Biblioteca Publica de New york e Murray Hill, uma das áreas residenciais mais valorizadas de Nova Iorque.

Chrysler-Building1  Legoland_New_York_Citicorp_Center Grand_Central_Station_Main_Concourse_Jan_2006 citi  ONU-Sede-UN-Nacoes-Unidas-Nova-York-797165 DSC_0900 DSC_0901 DSC_0904

Nas proximidades fica a Kip's Bay, onde os ingleses desembarcaram para lutar contra as tropas de George Washington durante a Guerra Revolucionaria; e Beekman Place, uma área residencial para ricos e famosos.
No Pier 86 esta ancorado o "Intrepid", um navio para transporte usado durante a Segunda Guerra Mundial transformado em Museu Maritimo-Aeroespacial. O Intrepid Sea, Air&Space Museum é uma exibição para inovações marítima, aérea e espacial e para estórias humanas de triunfo. Estão expostos os o submarino USS Growler, o Concorde da British Airways e o Space Shuttle Pavillion.
intrepid  2_uss_growler_intrepid_museum_aircraft_carrier  British_Airways_Concorde_G-BOAD 669878main_enterprise_large_full
Entre a 7th e a 8th Avenues na Times Square fica o Madame Tussauds New York, o mais famoso museu de cera do mundo com mais de 200 figuras que vai de estrelas a lideres mundiais.
inside-the-ride Em Nova Iorque conhecemos o "Ride", part Tour, part Show, um ônibus com assentos na disposição dos estádios, cinemas, teatros com janelas que vão do chão ao teto proporcionando visão total das paisagens e pontos turísticos. Parabéns aos New Yorkers. Já estava na hora de alguém se dar conta que os ônibus tradicionais não são adequados para tours.
Lower Manhattan, Downtown, é o lugar de nascimento de Nova Iorque e da nação. É um dos distritos mais históricos dos estados Unidos.Ha muito tem sido o centro financeiro do pais, casa para o Wall Street, instituições culturais de classe internacional e centro para eventos de dança, musica e artes visuais. O Lower Manhattan também conta com belas enseadas, paisagens do porto, parques, praças, esplanadas e museus.

Wall_Street_Sign_(1-9)  bolsa fim  bull
A atração mais visitada atualmente no Lower Manhatan é o 9/11 Memorial&Museum no World trade center. 
O 9/11 Museum esta localizado no One World Trade Center e relata os eventos ocorridos em 11 de setembro de 2001 através de objetos que vão de monumentais a íntimos bem como relatos em primeira pessoa e exibições de multimídia. Esta torre esta pronta e tem um design moderno e foi construído em vidro azul espelhado. A segunda torre esta em obra e ficara no lado oposto a esta.
O 9/11 Memorial consiste de duas laminas d’agua no exato lugar das duas torres derrubadas e são circundadas por centenas de arvores de carvalho branco. Uma arvore sobreviveu aos atentados e esta protegida por um circulo de metal prateado. Ela é alta e tem o tronco mais grosso do que todas as demais. Também mostra as marcas do fogo.
DSC_0994  DSC_0991  DSC_0985  DSC_0992
109167  DSC_0009  DSC_0007 DSC_0996 (1)
O Mural de cobre na parede eh homenagem aos 341 bombeiros que morreram durante a operacao de salvamento. A ultima foto esta em construcao. Sera a estacao do Sistema trem/metro e um centro comercial.
Outra atração comovente de Nova Iorque é o Museum of Jewish Heritage que explora a vasta experiência da vida judaica nos séculos XX e XXI - antes, durante e depois do Holocausto. Garden of Stones é de autoria de Andy Goldsworththy.
O centro de Nova Iorque abrange uma área aproximada de 2,5 km de ruas estreitas e sinuosas com canyons de arranha-céu entre elas onde você pode caminhar ao longo da costa e, boquiaberto e meio-perdido com um mapa nas mãos, admirar as inúmeras atrações históricas e arquitetura monumental. Caminhar pela Wall Street para ver o Mercado de Ações de Nova Iorque em ação e tentar entender o fascínio que ela exerce sobre a humanidade é um exercício que só aqui é possível avaliar. 
O  Batery Park e o Liberty State Park são os únicos caminhos que levam ate a Estatua da Liberdade, o símbolo americano de Liberdade e  Esperança. O Statue Cruises sai diariamente  Ellis Island destes dois parques. Já havíamos estado lá em outra viagem a Nova Iorque e seguimos para a Broadway. Erroneamente tida como uma avenida, ela é parte da cultura e entretenimento da cidade de Nova Iorque por mais de cem anos. A começar pelo Bronx numa extensão de 24 km que é uma das mais antigas vias (thoroughfares) da cidade. Com mais de 40 teatros, ele é considerado a maior concentração de entretenimentos comerciais do mundo. Na intersecção da Broadway com a Sétima Avenida fica a Times Square, o ponto mais transitado por pedestres do mundo, onde todos se concentram para ver as luzes e sons da famosa "ball drop", a "descida da bola" na contagem regressiva da véspera do Ano Novo.
 DSC_0919DSC_0922DSC_0924DSC_0926DSC_0929DSC_0940DSC_0942DSC_0943
Com tantos teatros e platéia a cidade conta com pecas teatrais excelentes o ano todo. Estão atualmente em cartaz Matilda, um musical; Fuerza Bruta; The Lion King; Mama Mia!; Les Miserables; Phanton of the Opera; Wicked; Jersey Boys; Chicago; Kink Boots. Algumas delas em cartaz ha vintes anos. Cada vez que viemos a Nova Iorque assistimos a alguma delas e sempre ficamos a desejar mais.Ha também muitos shows como o Stomp, um grupo de percussão formado por oito membros  se apresentando no Orpheum Theatre na Segunda Avenida. E o Blue Man Grpoup que desafia a definição  de teatro. O espetáculo conta com três personagens azuis e carecas que levam a platéia ao delírio de forma divertida, inteligente e visualmente chocantes.Eles são acompanhados por uma banda dinâmica  cujo ritmo tribal ajuda a tornar show inesquecível.
New York é show durante as 24 horas do dia. A cidade não dorme e administra sua complexidade. Também atrai os mais variados sentimentos da humanidade que vão da admiração ao ódio culminando com o evento de 11 de Setembro de 2001. Mas a cidade não se deixa abater e segue em frente e os milhares de turistas continuam chegando e deixando a cidade diariamente cheios de informação, alegria e declarando  I love New York.
Cida e Celso.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário