terça-feira, 7 de julho de 2015

Providence–Rhode Island

 
Providence é a capital de Rhode Island. 
Rhode Island é um dos seis estados da Nova Inglaterra (Maine, New Hampshire, Vermont, Massachusetts, Rhode Island e Connecticut). Posteriormente fez parte das Treze Colônias Britânicas que assinaram a Declaração de Independência em 1776 e por isso se tornaram os fundadores dos Estados Unidos.
As treze colônias eram: New Hampshire, Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, Virginia, Maryland, North Carolina, South Carolina, New York, New Jersey, Delaware, Pensylvania e Georgia.
- colonias         mapa-usa-13-colonias
Providence esta situada no nordeste do pais, na Costa Atlântica, no menor estado, em área, dos Estados Unidos. Seu fundador, Roger Williams,  foi um partidário da separação entre igreja e estado. Foi julgado por heresia e banido da colônia de  Massachusetts em 1636. Ele procurou refugio no sul da colônia entre as tribos indígenas, comprou terra dos chefes indigitas das tribos Narragansert, Canonicus e Miantonomoh e fundou a cidade de Providence. No século XIX desenvolveu a industria têxtil e manufatura de jóias. Esta ultima ainda compõe a economia da cidade ate hoje. Recebeu imigrantes italianos, portugueses, franceses-canadenses e descendentes de suecos neste período. 
A cidade experimentou um longo declínio começando com a Depressão de 1929, depois durante a Segunda Guerra Mundial bem como na década de 1970. A partir de 1975 começou a se recuperar. Investiram milhões Recuperaram seus canais  descobrindo dois rios que haviam sido pavimentados um século atrás. Construíram passeios ao longo deles e pontes. Desmontaram um antigo sistema de estrada de ferro e embelezaram a cidade. Construíram o Centro de Convenção, Mallshopping  e incentivaram artistas e restaurantes a revitalizar a downtown. Hoje a cidade esta impecável. Parece tudo novo. Hoje tem 175 mil habitantes, se destaca pela arquitetura colonial bem preservada e tem um skyline atraente.
                       provi
Providence é separada em lado leste e oeste pelo Rio Providence que corre no meio da cidade.
1provi
No lado leste fica a College Hill, a Brown universidade e  a Rhode Island School of Design . A fronteira sul do East Side é Fox Point, uma comunidade portuguesa e é casa para muitos estudantes também.
No oeste do rio fica a downtown, um busines district, que inclui os maiores hotéis e restaurantes e culturais atrações. 
O sul da downtown, o Jewelery District, é um bairro da moda de dance clubs, restaurantes e lojas. 
No oeste da downton ha vários  bairros operários que forma o West Side. E Ha também um bairro hispânico que por anos tem atraído atenção com bandas de rock, feiras, editores independentes. Ha bicicletas de aluguel.
Sendo a capital do estado tem o seu State House, Assembléia Legislativa. Funciona num prédio de mármore branco com cinco domos. Quatro menores iguais e um mais alto no centro. Sua arquitetura é renascentista,  estilo que melhor reflete a Grécia e Roma antiga e é um modelo apropriado para representar a democracia.
                                      DSC_0789
No sul do State House fica o Providence Place Mall e o Water Place Park e  Beira-Rio. 
A cidade conta com dois teatros e uma casa de shows.
No verão a cidade promove o Waterfire Providence, um show de luzes, água, musica e fogos. É apresentado varias vezes ao mês e atrai um grande numero de locais e visitantes. 
O  norte da downtown tem experimentado uma onda de renovação, especialmente a área comercial das margens do Water Park. A área esta ancorada no Centro de Convenção, o adjacente Westin Providence  Hotel e o Courtyard Marriot. Próximo dele esta a antiga estação de trem e agora os edifícios próximo contem restaurantes e escritórios.
                          providence_train_station
No sul da estação de trem encontra-se a Exchange Place. Diante dela fica a Providence City Hall (prefeitura) que se estende ate a Praça Kennedy, casa para o terminal de ônibus da cidade. Aqui também se encontra o Bank of America Skating Center o qual contem uma pista de gelo pra skate e roller. A Kennedy Place passou por uma grande revitalização que viu a estação de trem transformar-se num moderno centro de transporte.
                     1praza

Na Weybosser Street enontramos a Arcade uma construção de 1828 com arquitetura Grega em granito e o teto em vidro. As duas fachadas tem 13 colunas. Era o mais antigo shopping center. Foi fechado em 2008 quando os proprietários começaram uma renovação de $8 milhões de dólares. Continua em restauração.
                    arcade-22
Na Atwells Avenue encontramos um portal em forma de arco com a escultura de uma pinha pendurada no centro. Trata-se do Federal Hill Arch. É usado para dar boas vindas ao visitantes. Julgamos ser uma abacaxi mas  a temperatura de 13 graus centígrados, neblina e frio em pleno verão não nos pareceu um clima adequado para cultivo de abacaxi. O jeito foi pesquisar.

              PINHA1         pinha2
A cidade promove os tradicionais encontros de formandos de Highschool e graduados com programacoes especiais: visitas a cervejarias da região, partida de futebol americano, basebol, cruzeiros, jantares, bailes. É uma cidade pacata. Era final de semana e havia pouca gente. Os que encontramos estavam no Shopping, então, os seguimos.
Cida & Celso



Nenhum comentário:

Postar um comentário