sábado, 4 de julho de 2015

Baltimore–Maryland

É a maior cidade independente dos Estados Unidos. A cidade independente não pertence a nenhum condado. Foi fundada em 1729. Esta localizada ao longo da parte marítima do rio Patapsco, um braço da baia de Cheasapeake. É um dos principais portos marítimos e situa-se mais perto dos principais mercados do Meio-Oeste americano do que qualquer outro porto marítimo na costa leste do pais. Posição privilegiada.
O porto ativo foi deslocado para fora da cidade e no antigo cais e armazéns do Baltimore's Inner Harbor funciona um centro de compras, entretenimento e turismo. O Harborplace estava lotado e cheio de atrações. Havia tendas e personagens com trajes de época revivendo as atividades do passado, grupos de músicos e cantores amadores cantavam canções que o povo conhecia pois participavam com o estribilho. Ele é o ponto final de uma rota de 100 milhas que começa em Solomons e termina em Baltimore. Inclui 25 quiosques (tendas) e dezenas de marcadores ao longo dela.
O local é cercado por hotéis, restaurantes e lojas e fica a poucos passos do Centro de Convenções e do complexo de estádios. Ha poucos metros esta o National Aquarium e o Maryland Science Center e ainda perto ha outros museus. Também ha alguns navios históricos ancorados como o USS Constelation.
Baltimore é formado por uma serie de distritos.
No Harborplace ha táxis aquáticos coletivo que nos permite admirar 7 milhas de construções de tijolo-a-vista no entorno do Waterfront Promenade. No prédio da Power Plant, usina geradora de energia, hoje funciona a Barnes&Nobles Book Store, uma das inúmeras lojas de uma rede nacional de livrarias  
                             DSC_0392

O Píer 6 abriga concertos. Assistimos a encenação com musicas e trajes típicos.

          DSC_0337      DSC_0411         DSC_0351

O Fell's Point, Canton e Power Plant Live geram vida noturna.

No Fell's Point que tem o nome do inglês que fundou uma companhia de construção de navios (estaleiro) em 1700. Hoje  vive uma comunidade que perpetua as raízes náuticas britânicas de Baltimore. 

DSC_0401                DSC_0375         DSC_0350

    DSC_0395     DSC_0398

O Canton no leste da downtown assentado no século XIX pelos poloneses que trabalhavam nas fabricas de conserva. As fabricas fecharam e foram transformadas em condomínios, estúdios de artistas, escritórios, restaurantes, pubs e lojas.
No lado oeste da cidade fica a Emerson Bromo Seltzer Tower um edifício  de 15 andares que fazia parte de uma fabrica. Ela foi demolida em 1969 mas a  torre foi mantida. Ela tem um relógio nas quatro faces do edifício. O conjunto foi inspirado no Palazzo Vecchio em Florença na Itália.

torree

O distrito é reduto de entretenimento. Ha teatros, centros de artes, night clubs e o escritor Edgar Allan Poe esta enterrado no Westminster Hall Burying.
Na mesma área fica a estação Pennsylvania também chamada de Penn Station que é a principal estação ferroviária de Baltimore. Foi construída no estilo arquitetônico no estilo Beaux-Arts no lado oeste da cidade, na  Charles Street. Também ha o Baltimore & Ohio Railroad 
Nesta região ainda ha dois estádios bem no centro da cidade. O stadium complex, Oriole Park  at Camden Yards, de baseball, e o M&T Bank Stadium, de futebol americano..
No norte da cidade situa-se o Mount Vernon o coração cultural da cidade e o bairro da elite da Era Dourada de Baltimore. As mansões pertencentes aos industriais no século XIX agora são museus, galerias, lojas e restaurantes.
No alto  ha um monumento enorme de George Washington  no centro da Mount Vermont Square.

                                   DSC_0360
Passamos pela Peabody Library, a grande catedral dos livros. Na frente ha uma grande obra de arte de ferro em espiral. No Peabody Institute   são realizados concertos. Continua funcionando como biblioteca e é aberta a todos. Funciona no campus da Universidade Johns Hopkins no campus Peabody. O salão central pode ser alugado para eventos.

biblio  Peabody_Institute,_Mount_Vernon_Place,_Baltimore,_MD  George-peabody-library 

A primeira catedral católica meticulosamente restaurada reina no alto colina. Ela tem colunas na frente e três domos de metal. 
                     DSC_0356

Ha uma outra  monumental biblioteca a Enoch Pratt Free Libray. Nessa ha a Poe Room, a sala dedicada ao escritor, poeta, editor e critico literário americano, Edgar Alan Poe, integrante do movimento romântico americano.
DSC_0365E ainda ha a The Maryland Historical Society, uma das jóias do Mount Vernon Cultural District. É um museu e biblioteca. Ela faz especiais exibições comemorativas do Bicentenário da Guerra de 1812 e dos 150 anos da Guerra Civil e tem o rascunho original do hino nacional americano.
Na Federal Hill em 1788 foi celebrada a ratificação da constituição americana por 4 mil Patriotas, os opositores da monarquia Bretanha,  com um picnic e queima de fogos. A Federal Hill desempenhou papel importante na Batalha de Baltimore em 1814 quando bombas foram lançadas sobre o Fort McHenry e durante a Guerra civil quando baterias subiram a colina.

forte baltO Fort McHenry situado no estuário do rio Patapsco é a casa do Star-Spangled Banner, o hino nacional americano. Também é o lugar da vitória durante a Guerra de 1812 onde os americanos revidaram ao ataque do grande e poderoso leão britânico. Foi mais um desafio para a Independência Americana. O poema escrito em 1814 por Francisco Scott Key apos testemunhar o bombardeio do Fort McHenry pelos navios britânicos chamava-se "Defence of Fort M'Henry". Mais tarde a letra do poema foi acrescida a melodia de uma canção popular inglesa e transformada no hino nacional americano.
Após o declínio da manufatura, industrialização e transporte ferroviário Baltimore direcionou sua economia para o setor de serviços.  A Universidade Johns Hopkins e o Hospital Johns Hopkins são os dois maiores empregadores. Quase um quarto dos empregos na região de Baltimore são em ciência, tecnologia, engenharia e matemática em parte atribuído a suas boas escolas de formação profissional e graduação.
O porto de Baltimore esta entre os que mais movimentam veículos nos portos nos EUA. Tanto nos terminais públicos quanto nos privados.
As três principais montadoras que utilizam o porto são Mercedes Benz, Chrysler e Ford.
O sucesso em transporte de autos decorre da localização geográfica com o porto mais próximo da costa leste para o Centro-Oeste dos Estados Unidos, dos processadores de quatro docas nas quais os fabricantes podem escolher, e do programa de qualidade de renome no setor. 

Passamos por um túnel de 2,5km de extensão sob o Rio Patapsco.
A cidade tem 650 mil habitantes sendo que 64% são negros e 30% brancos. Embora só tenhamos observado tranqüilidade, alegria e descontarão ficamos atentos pois havíamos lido que é a terceira cidade mais perigosa dos EUA em numero de homicídios. Também lemos que de vinte e sete de abril a três de maio a governadora decretou toque de recolher apos protestos pela morte de um jovem negro que morreu em decorrência de ferimento enquanto estava sob custodia da justiça. O fato esta sendo apurado. Aguardemos o resultado.


Cida e Celso.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário