sexta-feira, 10 de julho de 2015

Filadelfia–Pensilvania

 

Filadélfia é uma cidade da Pensilvânia no Rio Delaware. Foi estabelecida como uma colônia Quaker por William Penn e outros seguidores em 1681.

Foi o lugar em 1776 da assinatura da Declaração de Independência e da adoção da Constituição dos Estados Unidos em 1787.

A Declaração adotada pelo Congresso Continental no Independence Hall anunciou ao mundo que as treze colônias americanas eram estados independentes e não faziam mais parte do Império Britânico. Eram elas: Virginia, Massachusetts, Maryland, Connectcut, Rhode Island, North Carolina, South Carolina, New York, New Jersey, Delaware, New Hampshire, Pennsylvania e Geórgia.

Uma visita a Filadélfia não é completa sem a visita ao tumulo de Benjamin Franklin no Christ Church Burial Ground. Ele  ajudou a estabelecer a fundação do pais e da cidade. Ele foi um estadista, inventor, editor do  jornal Pennsylvania Gazette e cientista. Foi o único a assinar os três principais documentos da nova nação: a Declaração da Independência (1776), o Tratado com a Grã-bretanha  que reconheceu a independência dos EUA em 1783 e  a Constituição Americana (1787).

    cemeterio   Christ-church-burial-ground   Franklin's Grave_email

A Filadélfia foi capital dos Estados Unidos em quatro ocasiões sendo a primeira nos primeiros dias da nação e a ultima entre 6 de dezembro de 1790 e 14 de maio de 1800 quando a capital foi transferida para Washington.

Começamos nossa visita a cidade no Independence Visitor Center. Ele esta instalado no coração do bairro histórico. De posse de mapas e sugestões ao deixa-lo já encontramos  o Independence National Historical Park, casa para o sino da Liberdade, Independence Hall e National Constituinte Center.

Também ha a "Casa do Presidente". É uma estrutura construida de meia parede e pilares sobre as ruinas da primeira Casa Branca dos Estados Unidos.As ruinas estao protegidas por vidro. Ela foi usada pelos presidentes George Washington e John Adams. Ela rende homenagem a nove escravos africanos que trabalharam sob as ordens do primeiro presidente da nação, George Washington. A Casa do Presidente também foi lugar de assinatura de importantes leis como a Lei do Escravo Fugitivo de 1793 e as Alien and Sedition Acts de 1798.

1pres  indepe11  indepe22

Seguimos procurando os principais marcos da cidade.

Na interseção da Market e da Broad Street encontramos o City Hall. A prefeitura foi construída no estilo de arquitetura do Segundo Império (mistura de renascentista com barroco). É deslumbrante. Muitas lucarnas, teto com abóbada de cobre, coberto com esculturas que representam estações e continentes bem como alegorias, cabeças e mascaras. No topo da torre esta uma estatua de William Penn supervisionando a cidade que ajudou a criar. Só uma foto poderá mostrar esta obra de arte.

       DSC_0699

Na frente do prédio ha uma praça linda com placas contando a historia local. Foi mercado de 1800 a 1859 quando o mesmo foi removido. Ha um conjunto de espirradores d'agua fazendo a festa da criançada. Ela foi inaugurada na segunda metade do século XX. E tem o skyline da cidade como pano de fundo. Luxuria pura.

DSC_0694 DSC_0685 DSC_0688 DSC_0720

Na rua de trás do City Hall, na  North Broad,  ha vários museus entres eles o dos judeus (foto). E igrejas e escola de pedra. São católicas. A fachada na  Broad Street é tão rica e adornada quanto a da Market Street. inicialmente julguei ser a fachada principal. Ha uma passagem em arco por baixo do prédio que da acesso a Market Street. Passamos no Centro do Visitante do City Hall e comprei um pequeno livro sobre a cidade. Ha vários outros recuerdos.

Perto do City Hall ha uma escultura de um prendedor de roupa de 45 foot de altura.

    esculturas_bizarras_mundo_18        DSC_0662       DSC_0706

Em seguida passamos no Love Park onde havia um burburinho de gente a se refrescar num espirrador de água da praça. Esta quente e os borrifos são bem-vindos. A escultura vermelha foi colocada para a celebração do Bicentenário da cidade. O nome oficial é Praça John Fitzgerald Kennedy.

 DSC_0715

O Centro de Convenção fica bem dentro do coração da cidade. Esta instalado num prédio contemporâneo de vidro e aço. Sua colocação central na costa Leste dos EUA torna a chegada fácil e acessível de qualquer parte do mundo fazendo com que 30% de todos os participantes de convenções sejam internacionais.

       convention1      PAConv_1

Em frente ao Distrito do Centro de  Convenções da Pensilvânia encontra-se o Pennsylvania Academy of Fine arts e a Lenfest Plaza, um espaço aberto apropriado para ler um jornal. Ha vários  museus na área: African American Museum, The Fabric Workshop and Museum. E ainda tem a China Town para visitar. No espaço aberto da Academia de Belas Artes ha um avião e dentro dele ha folhagens.

                     DSC_0723                   DSC_0728

O Money in Motion Exibit eh uma exposição permanente oferecida pelo Federal Reserve Bank of Philadelphia, o Banco Central Americano.  É um trabalho oferecido gratuitamente. Ele oferece 

DSC_0669

orientação sobre dinheiro, banco e o sistema do Banco Central. Utiliza tecnologia de ponta e interativa nas apresentações. Filadélfia é a casa onde nasceu o primeiro banco dos Estados Unidos e por isso o Banco Central da Filadélfia quer contar a historia financeira da nação.

Em 1912 o presidente Woodrow Wilson assinou o Federal Reserve Act, a lei que criou o Fed. O Banco Central da Filadélfia é um dos doze Regionais Bancos Centrais que com o Board of Governors in Washington, DC faz o Federal Reserve System, o banco central da nação. Todos os 12 Reserve Banks (Bancos centrais) abriram suas portas no dia 16 de novembro de 1914.

No leste da cidade fica o Philadelphia Museum of Art e a Eastern State Penitentiary. Duas grandes  e belas obras. Cada uma cumprindo seu papel.

Ambas tem arquitetura imponente.

Os degraus da frente do Museu de Arte são quase tão famosos quanto suas obras de arte. Ficaram conhecidos como "Rocky Steps" e ganharam fama ao aparecer pela primeira vez em 1976   no filme "Rocky" vencedor do Oscar. No fundo da escada ha uma estatua fictícia Rocky Balboa.

111MUSEU

A penitenciaria tem uma beleza misteriosa e assustadora. Abrigou notórios criminosos como o  ladrão de banco "Slick Willi" Suton e "Scarface" Al Capone. Funcionou de 1827 a 1971. Ela foi pioneira em enfatizar princípios mais de reforma do que de punição. Introduziu a cela individual.

A fachada parece uma fortaleza. O interior conta com sete blocos de celas que se espalham como os raios de uma roda. Tinha água corrente, aquecimento central e o teto em forma de abobada lhes garantia luz natural.

     DSC_0732        penyy

Fomos encontrar o Rio Delaware no Spruce Street Park no Columbus Boulevard onde em 1681  Penn's e seu grupo Quaker desembarcaram. Voltamos ao século XVII e depois apreciamos galerias de arte contemporâneas, boutiques de roupas e bistrôs. Ha carruagens circulando para passeios e também oferecem tours de fantasma. Eh uma praia urbana. Ha grama verde, arvores e redes  fixadas nelas. E uma quantidade enorme de bares e restaurantes. Também estava cheio de guarda-sóis. É o lugar ideal para pegar um bronze, tomar uma gelada e relaxar. Ha passarelas para pedestres se deslocarem com segurança da Old City para o porto. Também ha navios antigos ancorados.  E a Ponte Benjamin Franklin sobre o Rio Delaware conecta Filadélfia a Camden, cidade no estado vizinho da Virginia.

   rede1  rede2 

Filadélfia é um bom lugar para compras. Não é cobrado imposto sobre roupas e calcados e ha muitas ofertas tanto dentro quanto fora da área urbana. Marcas famosas também podem ser encontradas no King of Prússia  Mall e Philadelfia Premium Outlets.

A cidade também  é conhecida internacionalmente como a Cidade dos Murais. Ha painéis enormes contando a historia dos bairros, acontecimentos históricos  e seus heróis. São bonitos, coloridos e de valor artístico.

    DSC_0634  arte rua 1  arte rua 2

 E ainda encontramos o primeiro computador do mundo, o ENAC, forma reduzida para Eletronic Numerical Integrator and Computer,  na Universidade da Pennsylvania. Ele pesa 30 toneladas e contem 18 mil válvulas. Ta certo que ele ocupa uma sala inteira mas calculava em 30 segundos quando  calculo manual tomava 12 horas.

1eniac

A Filadélfia atingiu seu pico populacional em 1950, com um pouco mais de dois milhões de habitantes. As casas eram muitas vezes inadequadas e insalubres. Em 1960, motins raciais eclodiram, assim como o movimento pelos direitos civis (Civil Rights Movement). Os problemas sociais foram agravados com o aumento do desemprego, drogas e violência de gangues. A classe média branca fugiu de Filadélfia para cidades próximas, e a cidade perdeu mais de 13% de sua população na década de 1970.

O governo da cidade aprovou a Nova Carta em 1951, dando mais poderes ao prefeito. O então prefeito, Joseph Clark , instituiu uma política de renovação urbana: melhores estradas e sistema de transporte, restauração das habitações, criação de centros comerciais e parques. Mas a cidade estava à beira da falência no início de 1990, assim como Nova Iorque, Boston e outras grandes cidades da costa leste, que foram atingidas com uma crise e uma situação similar à falência. Desde então, a situação da habitação e do emprego tem vindo a melhorar em diversas áreas, mas a violência continua a um nível elevado. A luta é permanente para todos.

Cida & Celso

Nenhum comentário:

Postar um comentário