terça-feira, 14 de julho de 2015

Boston–Massachuset

 

Boston foi fundada em 1630 pela Companhia Massachusetts Bay no governo de John Winthrop. Foi cena de muitos protestos que levaram a Revolução Americana no final do século XVIII que culminou com a Independência dos Estados Unidos. 

Boston começa no Faneuil Hall Market Place, o primeiro mercado aberto da América. Faneuil foi um mercador americano que doou o edifício Faneuil Hall para a cidade de Boston em 1742.  O Faneuil Hall  é considerado o "Berço da Liberdade". Este  local de encontro e centro de comercio hospedou algumas das primeiras discussões contra os impostos exigidos pelo governo inglês em 1764 e acendeu a faísca do sentimento contra o domínio britânico. Mas a população cresceu rapidamente e o prédio do Faneuill não atendia mais as necessidades da cidade. O local era tomado por fazendeiros, gado vivo, carroças (wagon). Era um centro de distribuição de alimentos. Em 1823 o prefeito Josiah Quincy percebeu que era necessário não apenas mais espaço para o comercio mas também civilidade e construiu o Quincy Market com a arquitetura dos templos gregos: colunas e domo de cobre. Sucesso total. Na metade do XX ele esteve abandonado e quase foi demolido. Felizmente preveleceu o bom senso, ele foi revitalizado e hoje continua a providenciar comida, entretenimento, mercado de varejo e ricas historias.

É um lugar vibrante cheio de lojas, bares, livros e muitas outras mercadorias. O  andar superior é um grande saguão com muita informação histórica.

Na parte externa carroças (wagons) com pequenos comércios dão charme ao local. 

DSC_0824    DSC_0829   DSC_0837   DSC_0840       fane2        DSC_0846       USA-Faneuil_Hall0 (2)

Seguimos para o Rose Kennedy Greenway, uma área verde revitalizada belíssima. Removeram as linhas de transportes  para o subsolo  e transformaram a área num espaço verde belíssimo e saudável. Ha um carrossel  para deleite das crianças.

   DSC_0862    carrocel1     carrocel2

A cidade também conta com  o Boston Common, o mais antigo parque da América que já foi usado para treinamento militar, criar gado e lugar de enforcamento. Hoje serve como retiro do agito da cidade. Eh uma área verde enorme  com esculturas, fontes, pergolados, lagoa onde se pode andar de pedalinho e  uma escultura de uma ninhada de patinhos "Make Way for Duckilings".

DSC_0801  24052065.82e39964.640 DSC_0803 DSC_0805 2013-05-01-make-way-for-the-ducklings Edward_Everett_Hale_statue,_Boston_Public_Garden,_Boston,_Massachusetts GHoffman-Tadpole-statue-9099 poe1 statue-of-discovery-boston-common 

O monumento New England Holocaust Memorial com seis torres de vidro, atrás do Government Center,  contem os nomes dos prisioneiros dos campos de concentração da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Quando você caminha entre elas você lembra dos judeus, eslavos, poloneses, católicos, gays, ciganos, deficientes e prisioneiros políticos cruelmente assassinados pelo regime nazista. O monumento lembra o período mais escuro da historia mundial. O impacto que eles causam nos faz voltar a pensar no tema. Todos os seres humanos deveriam passar por ele simplesmente para podermos nos posicionar quando novos momentos se apresentarem. O sentimento de repulsa é inevitável. Ha ate mesmo a simulacao do  gas saindo nas camaras que tirava a vida das pessoas.

holo5 Holocaust_Memorial2 new-england-holocaust-memorial1 new-england-holocaust-museum

 BB4

Back Bay é um bairro de Boston famoso por suas  numerosas casas de três andares de tijolo-a-vista marrom e mármore. Também conta com os edifícios mais altos. Entre eles o Hancock Tower com 241 metros de altura e 60 andares, concluído em 1960. O Christian Science  Complex e o John B. Hynes Convention Center e biblioteca púbica.

 

BB1  BB2  John_Hancock_Tower  Christian_Science_Mother_Church,_Boston,_Massachusetts

O Beacon Hill é um bairro de calcadas de tijolo vermelho e casas de tijolo-a-vista, também vermelho, lampião a gás e testemunhou muito da historia da cidade.

              beacon                  beaconHill_shutterstock_superreduced[1]

O State Capitol  Building é a sede do Commonwealth de Massachusetts. Esta situado no topo da Beacon Hill. Foi concluído em 1798 e seu domo é de ouro puro. Na frente dele esta o The Robert Gould Shaw Memorial  dedicado ao Black 54th Regimente, Regimento Negro, que lutou junto ao exercito da União contra os Federados na Guerra Civil (1861-1865).

                         DSC_0818            negrum

No Park Street Church se situa uma igreja construída em 1809. Ela é  conhecida como "Esquina

Park_Street_Church_Boston_DSC_0072_AD

Enxofre" porque seu porão serviu de casa de  pólvora durante a Guerra de 1812. Nela os abolicionistas também pregaram contra a escravidão em 1829 e cantaram a canção América (My Country'Tis of Thee) pela primeira vez em 4/7/1831. Cruzando a rua ha pequena estrutura de concreto que marca a entrada do primeiro metro da América, inaugurado em 1898.

cemetery

Próximo da igreja no meio do parque esta o antigo Cemitério Granary onde descansam residentes famosos e lideres que assinaram a Declaração de Independência. O obelisco no meio do cemitério é o tumulo dos pais de Benjamin Franklin. Ele nasceu em Boston e assinou os três principais documento da Independência dos Estados Unidos. 

placaNa School Street ha uma coluna que marca o lugar da primeira Benjamin_Franklin_statue,_Old_City_Hall,_Boston_-_1 Public Latin School. Na época as escolas européias eram reservadas aos ricos mas os bostonianos estavam decididos a educar suas crianças. Também ha um placa fixada na calcada. Perto esta a estatua de Benjamin Franklin, construída em 1856. Ela representa cenas de sua vida.

 

Ao visitar a Old State House  toma-se conhecimento do Boston Massacre Site que ocorreu em 1770 durante um protesto contra a crescente presença dos red coat (soldados britânicos). A multidão enraivecida  atirava pedras, bolas de neve e insultos e os soldados atiraram culminando  com a morte de cinco pessoas. Essa ocorrência foi usada como propaganda anti-britanica por Paul Revere e outros bostonianos acelerando a Revolução Americana. Um circulo assinala o local.

A Old State House foi inaugurada em 1713 e foi a sede do governo colonial do rei inglês ate 1798. A leitura da Declaração de Independência em 1776 foi feita desta sacada. Hoje é um museu.

        Old_State_House_Boston_Massachusetts2    Park_Street_Church_Boston_DSC_0072_AD  . massacre

No Boston Harbor encontramos replicas do Tea Party Ships&Museum no Giffin's Wharf, área onde ocorreu o protesto pela taxação e monopólio da venda do chá pelos ingleses. É possível experimentar a sensação de arremessar as caixas de chá no porto de Boston durante o ato de desafio liderado por Sam and o resto dos Sons of Liberty em 16 de dezembro de 1773.

Charleston Navy Yard ou Boston Navy Yard é um dos seis estaleiros da Marinha Americana e é casa constituicionpara a fragata USS Constituion, apelidada de "Old Ironsides". Ela recebeu esse cognome quando seu triplo casco foi atingido por balas de  cass canhão. O Constitution é o mais famoso navio na historia americana. Ele foi lançado ao mar em 1797, velejou em 40 batalhas e não perdeu nenhuma. UAU!!!!!!! Foi aposentado, sob protesto, em 1881 e desde 1907 e um museu.

O Boston Navy Yard ou Charleston Navy Yard também é casa para o USS Cassin Young, DD 793. Ele foi construído em 1943, participou de 4 batalhas e foi atingido  duas vezes por camicases (ataques suicidas das aeronaves japonesas)

De primeiro a cinco de julho a cidade promove a Boston Harborfest, uma das maiores celebrações patrióticas no pais. As festividades começam no dia primeiro de julho ao meio dia com a cerimônia de abertura no Faneuil Hall Market onde o prefeito inicia oficialmente o 34 ano  da Harborfest com a Navy Band Northeast e corta o bolo. Destaques inclui redecretos históricos sobre toda a cidade, o porto de cruzeiro e as festividades no Cais do porto Griffin no Boston Tea Party Ships & Museum. As festividades ocorrem nos dias 2,3 e 5 de julho das 19 as 21 horas. Este evento inclui demonstrações náuticas, musicas e jogos do período colonial e o povo comparece com trajes de epoca trazendo de volta a vida os personagens dos fatos historicos.

minuteman Minute Man National Historical Park, a imensa área que esta preservada, foi lugar onde os soldados Britânicos e o Patriotas Americanos se confrontaram no dia 19 de abril de 1975 antecipando o inicio da Revolução Americana (1775-1783) que conquistou a independência do governo britânico. Os ingleses a chamam de "Ahill3  Guerra da Independência Americana". A principal razão foi a cobrança de impostos e a exclusão dos colonialistas de participação política nas decisões que afetavam seus interesses. Em 1776 saiu a Declaração de Independência e a luta continuou ate a vitória em 1783.

Bunker Hill Monument, o obelisco de granito que marca o ponto onde a maior  batalha da guerra tomou lugar em 17 de junho de 1775. Embora os Patriotas Americanos tenham sido vencidos eles impuseram pesadas baixas aos britânicos mostrando que eles não foram derrotados facilmente.

A Harriet Tubman Square é uma praça que homenageia uma escrava fugitiva que ganhou a liberdade e que voltou muitas vezes a rede de transporte conhecida como underground Railroad para dar liberdade a centenas de escravos nos dias antes da Guerra Civil. Ela foi considerada uma heroína, recebeu o cognome de "Moises" pela habilidade de conduzir seu povo a liberdade e tornou-se famosa no meio abolicionista.  A praça tem dois monumentos dedicados a ela. "Emancipation" e "Step on Board". O primeiro foi colocado em 1913 no 50th aniversario de emancipação e mostra um homem e uma mulher na transição para a liberdade. O segundo é uma  estatua de Tubman. No verso esta a escultura da estrada de ferro subterrânea na rota de Maryland para o Canadá.

harr1      harr2     harr3

A cidade é um museu a céu aberto e seus habitantes se orgulham de sua historia e investem nela. É um museu dinâmico, atraente.

A Dowtown é vibrante e conta com um skyline eclético e rico. É formada por vários distritos: Theatre district, Ladder District (restaurantes), Downton Crossing (centro de varejo da área) que abriga as maiores joalherias da New England e  Macy's. O Financial District é um motor econômico para a cidade e um crescente mercado tecnológico. E ainda dispõe da Post Office Square, uma praça verde em pleno meio urbano. 

post2post3post4post5

Sei que me alonguei mas é impossível vir a Boston sem pelo menos mencionar Cambridge, A Cidade Universidade; Massachusetts Institute of Tecnology; Harvard University; John F. Kennedy Library and Museum; e Edward M. Kennedy Institute (sobre o papel do senado no governo americano).

Cida e Celso

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário