sábado, 27 de junho de 2015

Pittsburgh–Pennsylvania

Pittsburgh é uma cidade-rio e uma cidade de pontes. Ela tem 446 pontes, mais do que qualquer outra no mundo.

É também a segunda cidade mais inclinada dos EUA. A primeira é São Francisco, na Califórnia. Lembrou-me Belo Horizonte com suas acentuadas inclinações. É poderosa, é linda e é cheia de surpresas.

skyline

                                    

Também é conhecida como The Steel City por causa de suas mais de 300 empresas relacionadas ao aço. Esta situada na confluência dos rios Allegheny e do Monongahela que formam o rio Ohio. Esta ligação vital da costa Atlântica e o meio-oeste com o aço fez essa área cobiçada desde 1754 e continua sendo ate os dias atuais. Franceses, ingleses, o estado da Virginia, os Rebeldes do Whisky, as partes conflitantes na Guerra Civil e hoje as redes de mídia.

Alem do aço Pittsburg tem liderado inovações em alumínio, vidro, construção naval, petróleo,, comida, esporte, transporte, computação, autos e eletrônicos. Essa riqueza criativa colocou Pittsburgh atrás apenas de cidades como Nova Iorque e Chicago. No entanto a desindustrializacao ocorrida em 1980 deixou milhares de operários e trabalhadores especializados desempregados quando grandes corporações deixaram a cidade. O status de Centro Industrial Global se desfez mas ficou um rico legado de museus renomados, centros de médicos, parques, centros de pesquisa, bibliotecas, um diversificado distrito cultural e o maior numero per capta de bares dos Estados Unidos. Esse legado deu a Pittsburgh um novo titulo de "A mais Habitável Cidade dos EUA" aumentando o numero de  turistas. Alem disso Google, Apple, Bosch, Disney, Uber, Intel e IBM estão entre 1.600 empresas de tecnologia gerando 20,7 bilhões dólares em folhas de pagamento anuais em Pittsburgh. Pittsburgh presta serviço a agência federal para defesa cibernética, engenharia de software, robótica, pesquisa de energia e a marinha nuclear. A cidade se reinventou.

Pegou fama de Smoky City por causa de suas industrias no século passado e se transformou numa cidade verde, produtora de energia limpa. Recuperou a água dos rios e hoje barcos e chatas transitam transportando suas cargas e a população as usa recreacionalmente. Hoje é modelo de cidade verde para o mundo. A região de Pittsburgh conta com quase 300 edifícios com certificados LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design), ou seja, Líder em energia e design ambiental. Esse certificado é concedido por um sistema internacional para incentivar edificações com foco na sustentabilidade das obras. 140 deles se encontram em Pittsburgh.

O Centro de Convenção David L. Lawrence foi o primeiro. É um prédio moderno de metal pintado de branco. Ele tem um teto alto, luz natural e paredes ventiladas. Na entrada central ha um passagem de pedestre com cascata  e terraço florido. O telhado verde é um lugar especial para eventos, ao mesmo tempo que produz vegetais e ervas. O local também é parada para as borboletas Monarcas no caminho para sua migração. A área antes era ocupada pelo Fort Duquesne.

                        pitt2pitt4

Essa área é o paraíso dos museus: Carnegy Museum of Art, Carnegy Museum of Natural History, Frick Art&Historical Center (mansão vitoriana do industrial Henry Clay Frick), Matress Factory onde artistas contemporâneo trabalham sua arte, Children's  Museum, Carnegy Science Center.

          1museu2museu

O Distrito Cultural é um oásis no coração da cidade: Orquestra Sinfônica no Heinz Hall, Benedun Center com palcos para encenação de pecas, Teatro de ballet, opera e o Centro de Cultura Africana de Esportes.

                        DSC_0307DSC_0315

São amantes de esporte. O Heinz Fields é a casa do Pittsburgh Steelers, seis vezes campeão no Super Bowl (campeonato nacional de futebol americano entre o vencedores da liga nacional e vencedores do college); o PNC Park é um dos melhores estádios de baseball dos EUA e casa para o Pittsburgh Pirates; o Consol Energy Center, campo de Hochey e casa para os Pittsburgh Penguins. Ela foi a primeira arena com certificado ouro em LEED na Liga Nacional de Hockey; e o mais novo time de futebol, o Pittsburgh Rivershounds no Highmark Stadium. 

                       Mario Lemeaux sculpture DSC_0319

Compradores amam Pittsburgh porque a cidade não cobra imposto sobre roupas. Fomos no Ross Park Mall, o mais próximo, conferir os preços. Gostamos mas felizmente conseguimos nos conter.  Ha ainda o SouthSide Works, Pittsburgh Waterfront e Station Square, Prime Outlests e Tanger Outlets.

No Strip District visitamos o Wholey's Market vendem carnes e seafood fresco para levar ou para comer no local. Também vendem de tudo um pouco flores, pão, doces.

Na Market Square encontramos uma mistura eclética de novo e velho em pleno coração da cidade. Ha uma infinidade de restaurantes e mesas espalhadas ao ar livre. Também havia tendas que vendiam comida. A que mais chamou a atenção pela fila foi a de massas com uma incrível variedade. Preparadas na hora.

                     market stDSC_0254

Adjacente a ela encontramos a jóia da cidade. Alem da riqueza arquitetônica do barroco, das catedrais de pedra, dos prédios do período moderno e pos-moderno aqui se encontra a PPG Place um resplandecente complexo de vidro com uma torre central de 40 andares de escritórios e cinco outras mais baixas. Elas refletem os céus, as colinas, os rios e edifícios de uma das cidades mais vibrantes que já encontrei.  

              DSC_0263DSC_0270DSC_0258

Deveria encerrar meu texto sobre a cidade aqui mas ainda precisamos passar pela Fifth Avenue Place e uma vez mais emudecer. E observem  a entrada do metro.

                  DSC_0282.sub

Agendem uma visita a cidade. Ela tem apenas 305 mil habitantes mas garanto que vai lhes surpreender como nos surpreendeu. Ela tem  um entorno de 2,4 milhões.

Abraço,

             Cida e Celso.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário