domingo, 14 de junho de 2015

Quebec - Quebec - Canada

A cidade de Quebec eh um porto no Saint Lawrence River. Foi fundada em 1608 e eh a mais antiga cidade do Canada. Foi capturada dos franceses pelos ingleses na Batalha de Plains of Abraham (1759-1760) e entregue definitivamente aos ingleses em 1763. Em 1867 a provincia de Quebec constituiu o Dominio do Canada como uma das quatro provincias. 
A antiga Quebec eh patrimonio da Humanidade, declarada pela Unesco. As fortificacoes que cercam  a antiga Quebec medem 4,6km de extensao e testemunham os grandes feitos do sistema defensivo militar, inicialmente nas maos dos franceses e posteriormente sob o poder dos ingleses. Por fim na posse dos canadenses. A fortificacao mantem os quatro portoes: Sant-Louis, Kent, Saint-Jean e Prescott

 


Fora das muralhas encontra-se o Park Champ de Bataille, o campo de batalha onde franceses e ingleses se defrontaram de 1759 a 1760. Ele foi transformado no "Plains of Abraham", o primeiro Parque Nacional do Canada com varias ilhas verdes arborizadas onde os quebequences correm, interagem, relaxam, leem os paineis informativos. Tambem sao relaizados grandes eventos. Ha bancos e mesas nos gramados e eh permitido pisar o tapete verde. Ele eh o pulmao verde de Quebec. Os romanticos e arcadios adorariam essa vida bucolica.

               


Na sequencia encontramos o Musee des Beaux Arts com varias obras de arte pretas (bronze em processo de oxidacao) e uma de granito. Na entrada do museu, outra de aluminio.

     


A Galerie Art Inuit Brousseau et Brousseau vende e promove Canadian Inuit art. Em particular esculturas em bronze, pedra, ferro e madeira. Sao pecas sofisticadas,
Os Inuit sao membros da nacao indigena esquimos que habitam as regioes articas do Canada, Alasca e Groelandia.

                            
Das muitas instituicoes, lugares e monumentos que refletem a historia politica da provincia se destaca o Parliament Building, a Assembleia Nacional. Na frente do edificio fica uma bonita fonte, a Tournary Fountain, um presente a Cidade de Quebec no seu aniversario de 400 anos. Ela eh adornada com esculturas marinhas. Havia uma manifestacao no momento.

 



O Chateau Frontenac, um hotel da rede Fairmont, esta situado numa elevacao de 54 metros. Embora ele nao seja o edificio  mais alto da cidade ele eh o que mais se destaca e oferece a melhor vista da cidade. Ele foi construido para acomodar turistas durante a Feira Mundial de chicago em 1893. Nao foi concluido em tempo. recebeu o nome do Governador da Nova Franca, Frontenac, de 1672-168 e 1689-1698. Grandes conferencias mundiais tem sido realizadas no hotel Chateau Frontenac com a presenca de reis e chefes de estado. Ele foi tombado pela Unesco em 1980.

        

Visitar a Place Royale eh fazer uma viagem ao passado, a fundacao da Nova Franca em 1608, o berco da civilizacao francesa na America do Norte, onde se encontra o Musee de la Place Royale e a mais antiga igreja do continente, a Notre-Dame-des-Victories.
           
                


Seguimos por ruas de calcamento de pedra e encontramos o Quartier Petit-Champlain, um distrito com muitas lojas, pequenas galerias de arte e restaurantes. Champlain, o explorador frances (1567-1635), fundador de Quebec em 1608. Ele desenvolveu aliancas com os povos nativos. Ele foi nomeado Governador da Nova Franca em 1612.
O largo e poderoso Saint Lawrence River eh a maior rota de navegacao do Canada que desenvolveu prospero transporte comercial maritimo e recebe um crescente numero de navios de cruzeiro que que atracam em no Porto de Quebec. Esta area tem mercado de produtor e um passeio para pedestres no Promenade Samuel-De Champlain a margem do St, Lawrence River.

             

O turismo religioso inclui a Basilica Sainte-Anne-de Beapre, a Basilica Catedral de Notre-Dames-des-Victoires. Sao verdadeiros castelos. Entramos na ultima citada. O altar tem uma coroa dourada vazada enorme. Na entrada estava um padre com batina e acessores recebendo os turistas.

A arquitetura das residencias, predios publicos e igreja sao na grande maioria de pedra calcaria branca. Em algumas regioes  ha de tijolo-a-vista vermelho. Eles tem multiplos telhados, lucarnas, torres e algo que chama a atencao sao os telhados pintados de cor prata ao inves de serem verdes como na maioria dos telhados de cobre. Isso comecou a ocorrer em Ottawa. Deve haver uma razao. Desconfiamos que seja questao de temperatura mas ainda nao temos confirmacao de nosso palpite.


  

Quebec eh urbana e romantica. As ruas estreitas da Velha Quebec alinhadas com cafes charmosos, bistros, bares, dezenas de lojinhas, boutiques e galerias, os cartunistas e pintores nas ruas nao deixam duvida de sua origem francesa. E eles brigam para mante-la. Querem formar o pais da Nova Franca mas o Canada se esforca para mante-los unidos e cada vez mais cede as suas exigencias.

Cida & Celso

Nenhum comentário:

Postar um comentário