quinta-feira, 11 de junho de 2015

Ottawa - Ontario - Canada

Ottawa, a capital do Canada, esta situada no sudeste da provincia de Ontario, no rio Otawa. Eh uma cidade bem tracada com ruas largas e conta com 900 mil habitantes.
A arquiteutura predominante eh o gotico com abundancia de torres, arcos, amplas janelas em arco e vidro e multiplos telhados. Tenho lido comentarios de que o Parlamento Hill do Canada, parece a Disneylandia de Rideau, o arquiteto da obra. Na verdade, tanto Walt Disney quanto Rideau se inspiraram nos castelos medievais para projetar suas obras e ambos obtiveram sucesso. Na parte de tras do Parlamento ha uma construcao redonda, onde esta localizada a biblioteca do Parlamento. Durante o incendio de 1849 foi a unica parte que sobreviveu e com as informacoes nela obtidas reconstruiram o atual. Tanto o interior quanto o exterior de ambos os predios sao bonitos e guardam a historia do pais. Ao redor deles ha varios monumentos. Entre eles o da Rainha Elizabeth II, o das Mulheres que lutaram para ser admitidas no Parlamento, o do primeiro Primeiro Ministro do Canada e na frente ja havia uma pira e outras duas estatuas.
  



  


No coracao da cidade encontra-se a Confederation Square com  o "The National War Memorial" e o Tumulo do Soldado Desconhecido. O monumento eh protegido por dois guardas.  Presenciamos a uma das trocas de guarda. Ha uma cerimonia rapida. Os guardas chegam na companhia de um tenente e um personagem em traje tipico (kilt) que toca a gaita de fole escocesa. Substituem os guardas e retornam com os que cumpriram o turno anterior. 

  

No Confederation Park ha o National aboriginal Veterans Monument. No alto ha uma aguia em posicao de voo. Ele representa o espirito do povo aborigena do Canada e comemora sua  contribuicao na manutencao da paz.


O Fairmont Chateau Laurier eh outro predio gotico que traz glamour a cidade. Laurier foi primeiro ministro de 1896-1911. Hoje eh um hotel.
No Major's Hill Park fica o terceiro onipresente predio gotico da cidade, o Connaught Building, um predio do governo federal tombado pela Unesco. Connaught (1850-1942) foi Governor General do Canada, o representante da Rainha. Ele eh o terceiro filho da Rainha Victoria que reinou de 1837-1901. 
Ha outros predios no mesmo estilo.

   
O Rideau Canal foi aberto em 1832 como prevencao militar em caso de guerra com os Estados Unidos o que  providenciaria um caminho seguro para transportar tropas e equipamentos entre Montreal e Kingston onde ficava a base naval. Ele tornou-se comercial e por ultimo recreativo. Hoje milhares de corredores, remadores, velejadores praticam suas atividades aquaticas. No inverno, quando a agua congela, vira pista de patinacao. Ele desagua no Rio Ottawa que separa as provincias de Ontario e Quebec nas cidades de Ottawa e Gatineau. Metade da Alexandrina Bridge eh Otawa e a outra metade eh Gatineau. A ponte eh de 1901. No lado de Gatineau (Quebec)) fica o Canadian Museu du Canada e no lado de Otawa (Ontario) fica a National Galery of Canada. A Casa da Moeda tambem fica no lado que fala ingles. Em Quebec 95%  fala frances e em Ontario 95% fala ingles. Gatineau tem 100 mil habitantes e tem arquitetura modernista, Ottawa, predominantemente, gotica.


Em seguida partimos para uma visita ao Byard Market, um mercado a ceu aberto, que funciona desde 1840. Vendem flores, frutas, produtos da terra, entre eles os elaborados com o maple syrup. Ha vidros e latas de varios tamanhos, balas, chocolates, mini-tortas. Ele funciona na parte mais antiga da cidade que foi um bairro para os operarios que construiram o Canal de Rideau. As casas hoje sao ocupadas por bares, cafes, restaurantes e outras atividades comerciais. Eh bem movimentado e atracao turistica.
  
Continuando nosso caminho encontramos o monumento "Reconciliation" ou "The Peacekeeping

Monumento", o nome aparece sempre em ingles e frances. Ele representa o contraste do caos da guerra com a ordem e seguranca da paz e simboliza a solucao do conflito. Reconciliaction fala a historia dos defensores da paz. Em 1957 o canadense Lester B. Person recebeu essa honraria por contribuir para a paz no Suez.



A National Galery of Canada eh dedicada arte. Na entrada ja ha uma enorme aranha de ferro. 


Sendo Ottawa a capital do pais tem seu lado internacional onde se encontram as embaixadas e residencias de funcionarios comissionados. Nos parques dessa area ha varios monumentos comemorativos aos canadenses que arriscaram suas vidas para fazer um mundo melhor.
Seguindo a indicacao procuramos a Rideau Hall, a casa e local de trabalho do governador geral do Canada, o representante da rainha, mas ele se esconde. A casa fica fora da cidade num grande area verde e diz que eh aberta ao publico em feriados e dias marcados. Nesse local ele recebe a visita de chefes de estado e outros dignatarios como nao estavamos em visita oficial passamos batido.
A residencia oficial do Primeiro Ministro do Canada fica na 24 Sussex Drive.
Ottawa eh uma cidade aristocratica, elegante e limpa. Tem a segunda melhor qualidade de vida das Americas e eh considerada o Vale do Silicio do Norte por suas industrias high tech. Gostamos mais de Ottawa do que de Toronto apesar da ultima ter 3,2 milhoes de habitantes.
Em Ontario visitamos Niagara Falls, Toronto e Otawa. Seguiremos para a provincia de Quebec.

Cida e Celso.











Nenhum comentário:

Postar um comentário