terça-feira, 23 de junho de 2015

De Montreal a Niagara Falls

     Deixamos o Canada pela fronteira de  Thousand Islands, um arquipelago de 1864 ilhas que se situa em ambos os paises, Canada e Estados Unidos. No Canada, situa-se na provincia de Ontario, e nos Estados Unidos, no estado de Nova Iorque. As ilhas variam de uma area de 100km quadrados a 0,093m quadrados, e podem conter apenas duas arvores,  padrao minimo estabelecido para ser considerado uma ilha. Ha ilhas que tem apenas uma casa. Elas se extendem do St. Lawrence River ao leste do Lago Ontario. As aguas sao navegaveis mas devido a presenca de muitas rochas e bancos de areia requerem pericia. Ha castelos,  mansoes e Parques Nacionais que podem ser visitados em ambos os lados. O parques sao regulamentados por seus respectivos governos. E pontes.
th1th2th6
         Pegando a higway encontramos placas de transito: "Text Stop". Trata-se de uma parada nas nas estradas estaduais e nacionais  textdestinadas aos motoristas que precisam ou querem checar suas mensagens de celular. Iniciativa do governo de New York para combater o uso do expediente enquanto dirige considerado extremamente perigoso e que tem causado acidentes.
         Passamos por Syracuse, estado de New York, EUA, cidade de 150 mil habitantes. So demos um giro. Ela tem uma arquitetura rica e acabou despertando nossa curiosidade. Esta situada no Lago Ontario. Seu desenvolvimento se deu em decorrencia da construcao do Canal Erie em 1825 que conecta todos os lagos Huron, Erie, Superior, Michigan e Ontario, mais os rios Hudson e Albany. Tiveram producao de sal durante o seculo XIX, o que lhe rendeu o nome de "The City Salt". No seculo XX  a industria automobilistica substituiu a do sal e a partir de 1970 viu as principais industrias deixarem a cidade. A area metroplitana conta com 700 mil habitantes. Sempre funcionou como um cruzamento. Primeiro entre os canais, depois das estradas de ferro e por ultimo das estradas de rodagem estaduais. Estao revitalizando, logo devem estar se recuparando. Alguns predios:
                            Corte de Justica
                            City hall
                            Axa Eqtable
                            Niagara Mohawk Power
 syracuse cortsyraCityHallsyra3syra1
      Pegando a estrada novamente e encontramos muitas plantacoes de arvores frutiferas. Ha bastante polen no ar desde o Canada. Nao haviamos encontrado antes em nenhum outro pais tao visivel. Eh primavera.  Estamos passando por uma grande area florestada. Um cinturao verde.
    
Mais uma passada rapida, agora em Rochester, mais uma cidade do estado de New York. Esta com 220 mil habitantes, no Lago Ontario.
Depois da cidade de New York eh o local cultural mais agitado do estado de New York, repleto de arte e cultura de renome nacional e internacional. Conta com parques, jardins, vilarejos historicos e uma area campestre luxuosa. Realiza muitos festivais, conta com musica ao vivo em clubes, restaurantes e casas de shows. O Teatro Eastman recebe a orquestra Filarmonica de Rochester. No verao ocorre o Xerox Rochester International Jazz Festival. Rochester contem 7% do abastecimento de agua do mundo.  Conta com canais, o grande Lago Ontario, o Rio Genesee, Lagos glaciais, o Finger Lakes (um grupo de 11 pequenos lagos em forma de dedo humano) e o Canal Erie.
finga
      Em 1950 a populacao da cidade era de 330 mil habitantes com 97,6% de brancos e 2,3 % de pretos. Com a reestruturacao da industria no final do seculo XX a populacao caiu para 210 mil habitantes. Nos ultimos cinquenta anos imigrantes do leste e sudeste Europeus, Africa e Caribe alteraram o perfil racial da cidade passando a contar com 43% de brancos e 41% de negros.
A cidade fica a 90 minutos da Niagara Falls dos EUA e da fronteira do Canada e a 40 km de carro ate o Finger Lakes.
Eh a segunda maior regiao de exportacao no estado. Classifica-se entre as 15 principais metropolitans com patentes per capita e ocupa a 18 posicao entre as principais cidades cientificas do mundo.
     Kodak, Bausch&Lomb e a Xerox Company comecaram em Rochester. Fabricacao de alimentos e bebidas, ciencias humanas, otica, imagem e fotonica, inovacao de energia, servicos, comerciais, software e informatica estao entre os setores produtivos.
      A cidade possui 60 campos de golf publicos e semi-particulares e todos ficam a 45 minutos de carro do centro.
      Alguns predios que se destacam:
                                 City Hall
                                    Suprema Corte
                                         Time Square Exchange

   rochestercityrochester-SUPREME-COURT-BUILDING-facebook rochester time

Os tres predios mais altos da cidade sao o  Xerox Tower, o Legacy Tower e Chase Tower.
3 xerox de verdade3xerox verdu
O primeiro com 135 metros de altura eh
apoiado sobre um conjunto de pilares com dois troncos de piramide invertidos e expostos.  Estilo internacional. Foi construido em 1968 e tem 30 andares.
     
O Legacy Tower com 122 metros tem um design pos-moderno "jardim de inverno" esculpido em vidro. Inicialmente foi chamado Bausch&Lomb.     Foi construido em 1995 e tem 20 andares.
1 legacy
         E o Chase Tower construido em 1973 com tiras verticais formando curvas na base.
Inicialmente era marmore mas deu problema e foi substituido por  paineis de aluminio pintados.
    2 xerox
         Seguimos para Niagara Falls nos Estados Unidos. A cidade tem apenas 56 mil habitantes. O primeiro predio que avistamos foi o Power Authority. Estreito e azul. Ficamos em duvida se se tratava de um edificio ou painel solar, tao estreito e fino era. Depois nos inteiramos que se tratava da sede da maior organizacao produtora de energia do pais. E a que produz energia mais barata. Em seguida encontramos reservatorios de petroleo e cilos de farinha.
     Ao  contrario da Niagara Falls canadense que as quedas sao urbanas, aqui voce tem que se deslocar ate o parque para apreciar as belezas naturais. A area de aguas e quedas eh maior, mais caudalosa e mais acidentada, proporcionando uma area maior de observacao. Embora a queda maior fique no  lado americano, ela fica de frente para a margem canadense que fica com a melhor visao.
DSC_0200DSC_0194DSC_0209DSC_0203DSC_0217
         O Niagara Falls State Park eh o parque estadual mais antigo da nacao e recebe mais de 8 milhoes de visitantes por ano. Desde sempre milhares de DSC_0199pessoas tem se dirigido as margens da Niagara Falls nao so para apreciar sua beleza mas para usar sua energia eletrica, negociar, estabelecer industrias e fabricas. Ha um edificio com bares, toilletes, souvenirs e uma pequena praca com uma estatua de Nikola Tesla, engenheiro hungaro e criador da corrente eletrica alternativa.
        Uma das atracoes do parque eh a Caverna dos Ventos que recebe os visitantes ha decadas. O que muitos nao sabem eh que as escadarias (degraus) sao destruidos e reconstruidos pelo vento a cada ano. O periodo em que o fenomeno ocorre varia  pois depende da metereologia mas normalmente ocorre em outubro  e reabre em abril.
         Em 2012 "Nik" Walleda, o acrobata americano conhecido por sua alta performance sem rede de protecao, foi a primeira pessoa a caminhar numa corda de aco sobre a Niagara Falls. O turismo eh a segunda maior industria do municipio apos a agricultura.
         Em janeiro de 2014 Niagara Falls congelou oferecendo uma paisagem rara como resultado do fenomeno "Polar Vortex" causado por condicoes extremamente gelidas. Este fenomeno ja havia ocorrido em 1848.
niagacongeladaniagara cong1
         Um passeio oferecido eh uma visita ao Flight of Five no Canal Erie. Duas das 5 comportas da eclusa foram restauradas e serao
reinauguradas e colocadas a funcionar no dia 5 de julho como parte das comemoracoes do dia da independencia.
        Tambem oferecem um passeio de barco a vapor e pedalinhos.
niagara5
 
           A cidade eh pacata, tem menos atividades do que o lado canadense. Mas conta com cassino, bons hoteis e a antiga Falls Street foi revitalizada com calcadao, restaurantes, bares e cafes. Ela eh uma opcao para quem gosta de vida mais calma. Costuma ser escolhido para lua-de-mel. Em 1804, Jerome Bonaparte, irmao de Napoleao Bonaparte  ja passou sua lua de mel em Niagara Falls. Hoje muitos casais o escolhem por ter sido o local escolhido por seus pais e avos no passado.
        Nao pretendia escrever sobre essas cidades pois ficamos pouco tempo,porem quis registrar alguns fatos e acabei reunindo informacoes interessantes.
Cida e Celso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário