Amigos,
Na Tailândia ficamos menos tempo e conhecemos basicamente Bangcoc que é uma cidade fascinante com uma infraestrutura de transporte invejável, prédios modernos e uma herança muito rica na arquitetura tailandesa dos templos, monastérios e edifícios reais.
O país viu seus vizinhos asiáticos serem conquistados e colonizados um a um e manteve-se independente preservando melhor suas tradições. Falam de sua historia mais recente a partir do Seculo XVIII.
Até 1932 foi uma monarquia absoluta quando com uma revolução pacifica a transformou numa monarquia constitucional e foi elaborado sua primeira constituição. Eleição só para governador de Bangcoc, os demais são indicados pelo ministro do interior.
Estacao ferroviaria Bangcoc Mais um templo Funeral A esquerda local reservado para os Monges. Eles tem prioridade
Tiveram 19 golpes militares e estão com mais um em processo. Encontrava-se policiais nos vagões de trem, nas esquinas. Estavam a postos. Na entrada no pais policiais acompanharam toda a viagem e checaram listas de passageiros procurando envolvidos fugitivos. Não observamos nenhum enfrentamento mas todos ficaram alertas.
Durante a viagem de trem pudemos sentir que o resto pais não era nenhuma Bangcoc e buscando informações localizei esse questionamento e posicionamento:
Tailândia é mais pobre do que o Brasil?
Sim, Tailândia é mais pobre, tem menos empresas e menos industrias, seu crescimento é menor, a renda por capita é menor, tem menos recursos etc
o Brasil é a 6° maior economia, é muito importante no senário global, tem muitos recursos, empresas e industrias, tem mais investimento de multinacionais (empresas estrangeiras), a renda e o IDH é maior.
IDH do Brasil 85° lugar
IDH da Tailândia 103° lugar
Então, Tailândia é mais pobre do que o Brasil. Isto para não me deixar levar pelo deslumbramento de turista que visita os locais turísticos e sai contando maravilhas. Quando falamos do Brasil só vemos os pontos negativos e quando comentamos sobre outros países somos simplesmente deslumbrados.
Ate Breve
Cida e Celso
Nenhum comentário:
Postar um comentário