Sawatdi Amigos,
Uma vez na Tailândia, usamos a saudação tailandesa (sawas dee) que se pronuncia /sawatdi/.
Estávamos empolgados para a chegada a Bangcoc para encontrar Rafaela que não víamos desde fevereiro.Nosso vôo chegou primeiro do que o dela no Aeroporto Internacional Suvarnabhumi, o mais novo e luxuoso . Ele esta integrado com o metro. Deixamos nossa bagagem no hotel e nos dirigimos ao outro Aeroporto Internacional Dom Meang, onde ela nos aguardava.
Nosso hotel, O Nasa Vegas, também é interligado com o metro o que facilitara nossa locomoção pela cidade.
As impressões sobre a cidade são as melhores possíveis. Bangcoc parece estar ha anos luz do Vietnam. A quantidade e qualidade dos prédios modernos salta a vista.
Pegamos Rafaela no aeroporto e de lá mesmo já ficamos na rua. Ela chegou com uma mochila pequena. O tempo é curto para o tanto que ha para ver.
Bangcoc é a capital da Tailândia e é conhecida como a cidade dos Anjos. Foi estabelecida em 1782 como capital do Siam. Hoje conta com 6 milhões de habitantes. O povo é sorridente, alegre.
A comida é saborosa e a base de arroz e derivados dele. Misturam doce e salgado. Usam bastante cogumelos de variados tipos. Comemos um que parecia um bouquet com hastes longas e bolinhas nas pontas. Também comem bastante algas. É um mundo totalmente novo para brasileiros. O que não gostei mas que é muito atraente e por isso repeti o erro é que fazem a carne de porco desfiada muuuiiiito fininha e doce e colocam em cima de Paes, tortinhas. Fica bonito e parece uma delicia. Como comemos com os olhos cai duas vezes na armadilha.
As moradias são de boa qualidade, apresentáveis e ha pouca imóveis velhos e/ou mal preservados. Percebe-se áreas novas, recem-construidas com bom padrão.
O preço não é tão barato quanto no Vietnam mas mesmo assim é bom. A moeda é o baht e R1,00 compra 15 bahts. A gasolina custa um dólar americano.
Cortei meu cabelo na Tailândia. Ando ousada. Esqueci de comentar mas o secador não fez a menor falta pois os preços de cabeleireiro aqui são muito baratos e o serviço bom. A lavação tanto aqui como no Vietnam são um ritual relaxante. Para começar somos colocadas deitadas numa maca com a pia profissional na ponta dela e temos nossas cabeças massageadas por longo tempo sem nenhuma pressa e os cabelos são muito bem lavados. Os cabeleireiros do mundo todo apanham para escovar o meu cabelo. Tenho sempre que ensinar o procedimento: secar bem e enrolar com vigor, caso contrario fica arrepiado. No Brasil um profissional da conta mas fora sempre usam dois. Tentam usar a chapinha mas explico que não é possível.
O assedio na rua para prestação de serviços é grande. São insistentes e o sotaque dos vendedores, me desculpem é irritante.
Na Tailândia usam o tuk tuck ao invés dos riquixas. É um taxi-moto de três rodas com carroceria. O valor da corrida é negociado antes do embarque. É um pouco mais barato mas só serve para corridas curtas. Segue foto. Mas também tentam te levar em lojas para fazer roupas que entregam no dia seguinte. A ultima foto pequenos coletivos.
Passemos aos pontos turístico.
O Grand Palace e Wat Phra Kaeo (Templo do Buda de Esmeralda) situado no coração de Bangcoc são os locais mais visitados tanto por turistas quanto por locais e são de uma beleza rara tanto pela arquitetura com seus múltiplos telhados, domos, torres quanto pelo colorido e decoração. O quadrado pontilhado em azul demarca o Templo do Buda de Esmeralda, o restante eh o Grand Palace
O complexo O Grand Palace é famoso por seus belíssimos edifícios construídos no estilo de arquitetura tailandesa. Na verdade é uma cidade imperial. Ele consiste não somente da residência real e da sala do trono mas também de salas de audiência, ministérios, embaixadas.Tem uma área de 218 mil metros quadrados e é cercado por quatro muralhas com 1900 metros de comprimento. Ele foi construído para ser residência e sede administrativa.
Ainda ha o edifício da Biblioteca de Escrituras, o do Mausoléu da família Real e varias capelas. Ha também um edifício em estilo europeu ocidental construído em 1903 que foi usado em varias ocasiões como residência real e atualmente serve como casa de hospedes para chefes de estado e convidados de Suas Majestades. Ainda faz parte do complexo o Museu de Têxtil Queen Sirikit no prédio do antigo edifício do Ministério das Finanças da Coroa. A missão do museu é coletar, expor, preservar e servir como um centro para todos que quiserem aprender sobre têxtil, passado e presente.
Ao norte da residência real, e ligado por um portão fica o Monastério Real do Buda de Esmeralda, fica um dos mais venerados lugares na Tailandia onde o povo vai reverenciar Buda e seus ensinamentos. O Buda de esmeralda esta entronado num santuário dourado. A sagrada imagem é vestida com três diferentes roupas de acordo com as estações na Tailândia: verão, estação chuvosa e inverno. A cerimônia é presidida por Sua Majestade o Rei.
O Buda de Esmeralda na verdade foi entalhado num bloco de jade verde e foi pela primeira vez descoberto em 1434 numa stupa in Chiang Rai. Naquela época a imagem estava coberta com gesso para protege-la de saques durante as guerras e pensaram que fosse uma imagem comum. Mais tarde o abade (monge) que havia encontrado a imagem notou uma lasca no gesso que revelava uma cor verde por baixo e julgou que fosse esmeralda e assim começou a lenda do Buda de Esmeralda.
Subir a pe Montanha de Ouro, na verdade uma colina, para apreciar os telhados eh amplamente recompensador.
O complexo é admirável e esta muito bem preservado. Parece irreal.
Wat Pho ou Wat Phra Chetuphon, o Templo do Buda Deitado, fundado no século XVI, eh o mais antigo e o maior templo com o maior numero de pagodas (99) ao todo na cidade. É conhecido por causa do Buda deitado de 46 metros de comprimento e 15m de altura. É também o lugar de nascimento da massagem tradicional tailandesa. Sua famosa Thai Traditional Medical Science School and Body Massagem. Faculdade de Ciências Medicas e tradicional tailandesa Massagem Corporal. Aqui tivemos que vestir traje ate os pés para entrar, e claro, tirar o calcado. É um local bastante visitado também e havia grande um grande publico no momento.
Wat Benchamabophit, o Templo de Mármore onde as relíquias do Rei Hama V estão entronadas em santuário. O templo é um dos mais modernos trabalhos de arquitetura religiosa tailandesa. Gracioso e tranqüilo, é famoso por sua capela principal construída em mármore carrara italiano branco. Foi construída para abrigar uma replica da mais bonita imagem tailandesa de Buda, Phra Phutthachinnarat.
Wat Traimit (templo) abriga a maior imagem de ouro maciço de Buda do mundo pesando 5.500 kg presumidamente tem 700 ou 800 anos.
Wat Suthat neste templo observa-se a mistura de arquitetura tailandesa e chinesa que floresceu no reinado do Rei Rama III (1824 - 1851).
Se quiséssemos continuar a visitar templos não faríamos outra coisa.
Tentamos assistir a um espetáculo no Teatro Siam Nimarit sobre arte e cultura tailandesa mas não conseguíamos um táxi que aceitasse fazer a corrida. Clique no link em azul e veja o que perdemos. Voltamos ao hotel para pedir que eles chamassem um para nos e fomos informados que havia sido decretado o estado de sitio e que não poderíamos estar na rua apos as 22:00 horas.
No dia seguinte alugamos um carro e fomos conhecer a praia de Pataya a 152km de Bangcoc e adjacente ao Golfo da Tailândia.
No caminho havia sinalização para área de serviço. Paramos para almoçar e nos surpreendemos com uma mini-cidade com restaurantes e comercio de modo geral. Umas cem lojas.
Pataya eh a mais famosa e popular praia da Tailândia e atrai centenas de milhares de visitantes do mundo todo. Se divide em três áreas nomeadas como norte, central e sul, cada qual com características proprias. A norte é a área com vários tipos de acomodações de frente para o mar, entretenimento, é a mais calma e é boa para nadar e tomar banho. A central é a mais popular, tem areia marron e começa no ponto onde ha uma sereia dourada e golfinhos. Esta área oferece uma variedade de atividades aquáticas como jet ski, banana boat, asa delta e numerosa lojas, restaurantes de fast-food, casas de café, bares e agencias de tour. E a Pattaya sul é onde o povo desfila, especialmente a noite. É onde ha a maior concentração bares, restaurantes, night clubs, lojas e uma grande variedade de atividades de lazer e entretenimento ao longo dos 500 metros de calçadão. Para os que procuram silencio ha um resort a 2 km na praia Jomtiem. É uma área bonita, tem calçadão com palmeiras, da para apreciar o pôr-do-sol, o mar é calmo e propicio pra todo tipo de esporte aquático. A turma do surf estava por lá.
A dificuldade do dia foi ser obrigado a estar no hotel antes das 22:00 horas. Com o estado de sitio declarado ninguém deveria permanecer na rua após esse horário e estrangeiros que estivessem se dirigindo ao aeroporto deveriam estar portando passaporte. Chegamos 22:05horas. Descansamos e jantamos no hotel depois de tantas emoções. O carro ficou no hotel conosco e na manha seguinte o usamos para ver o Mercado Flutuante Damnoen Saduak. Este mercado está localizado na província de Ratchaburi em cerca de 100 km de Bangkok e pode ser atingido por carro em cerca de uma hora e meia.
Cerca de 150 anos atrás, durante o reinado do rei Rama IV, um canal foi escavado em Damnoen Saduak. Naqueles dias, os cursos de água eram o centro da atividade econômica e grande parte do transporte foi feito
por barco. Desde então, inúmeros canais menores foram escavados para fornecer agua aos terrenos circundante (irrigação0.
Grande parte da terra é muito fértil e legumes e frutas como mamão, uva, coco, bananas e laranjas são cultivadas.
Hoje as pessoas locais ainda utilizam as hidrovias para levar seus produtos ao mercado. É o maior e o mais popular embora em Bangcoc haja outros a exemplo do Mercado Flutuante Chan Taling.
Nosso tempo em Bangcoc se esgotou e seguiremos para Hat Yai, já nos dirigindo para Kuala Lumpur.
Olá Cida e Celso.
ResponderExcluirQue viagem linda: cultura, paisagens, pessoas. E esta feira colorida nos barcos, que maravilha!. Os templos encantadores.
Estamos acompanhando as postagens, auguramos que a viagem continue maravilhosa, repleta de bons acontecimentos.
Sawas dee
Sandra e Darlou