sábado, 5 de julho de 2014

BANGCOC - Capital da TAILANDIA

 

mapa tailandia 1

 

Sawatdi Amigos,

 

Uma vez na Tailândia, usamos a saudação tailandesa (sawas dee) que se pronuncia /sawatdi/.                    

Estávamos  empolgados para a chegada a Bangcoc para encontrar Rafaela que não víamos desde fevereiro.Nosso vôo chegou primeiro do que o dela no Aeroporto Internacional Suvarnabhumi, o mais novo e luxuoso . Ele esta integrado com o metro. Deixamos nossa bagagem no hotel e nos dirigimos ao outro Aeroporto Internacional Dom Meang,  onde ela nos aguardava.

 Suvarnabhumi6  Suvarnabhumi5   airport bang 1            

 

   Suvarnabhumi3    Suvarnabhumi1         Suvarnabhumi4  

 

 

Nosso hotel, O Nasa Vegas, também é interligado com o metro o que facilitara nossa locomoção pela cidade.

As impressões sobre a cidade são as melhores possíveis. Bangcoc parece estar ha anos luz do Vietnam. A quantidade e qualidade dos prédios modernos salta a vista.

 

bang004 bang002 DSC_0872

DSC_0874 DSC_0896    DSC_0892

 

Pegamos Rafaela no aeroporto e de lá mesmo já ficamos na rua. Ela chegou com uma mochila pequena. O tempo é curto para o tanto que ha para ver.

Bangcoc é a capital da Tailândia e é conhecida como a cidade dos Anjos. Foi estabelecida em 1782 como capital do Siam. Hoje conta com 6 milhões de habitantes. O povo é sorridente, alegre.  

A comida é saborosa e a base de arroz e derivados dele. Misturam doce e salgado. Usam bastante cogumelos de variados tipos. Comemos um que parecia um bouquet com hastes longas e bolinhas nas pontas. Também comem bastante algas. É um mundo totalmente novo para brasileiros. O que não gostei mas que é muito atraente e por isso repeti o erro é que fazem a carne de porco desfiada muuuiiiito fininha e doce e colocam em cima de Paes, tortinhas. Fica bonito e parece uma delicia. Como comemos com os olhos cai duas vezes na armadilha.

 

      DSC_0994  DSC_0371  DSC_0373  DSC_0376

As moradias são de boa qualidade, apresentáveis  e ha pouca imóveis velhos e/ou mal preservados. Percebe-se áreas novas, recem-construidas com bom padrão.

O preço não é tão barato quanto no Vietnam mas mesmo assim é bom. A moeda é o baht e R1,00 compra 15 bahts.  A gasolina custa um dólar americano.   

Cortei meu cabelo na Tailândia. Ando ousada. Esqueci de comentar mas o secador não fez a menor falta pois os preços de cabeleireiro aqui são muito baratos e o serviço bom. A lavação tanto aqui como no Vietnam são um ritual relaxante. Para começar somos colocadas deitadas numa maca com a pia profissional na ponta dela e temos nossas cabeças massageadas por longo tempo sem nenhuma pressa e os cabelos são muito bem lavados. Os cabeleireiros do mundo todo apanham para escovar o meu cabelo. Tenho sempre que ensinar o procedimento: secar bem e enrolar com vigor, caso contrario fica arrepiado. No Brasil um profissional da conta mas fora sempre usam dois. Tentam usar a chapinha mas explico que não é possível. 

O assedio na rua para prestação de serviços é grande. São insistentes e o sotaque dos vendedores, me desculpem é irritante.

Na Tailândia usam o tuk tuck ao invés dos riquixas. É um taxi-moto de três rodas com carroceria. O valor da corrida é negociado antes do embarque. É um pouco mais barato mas só serve para corridas curtas. Segue foto. Mas também tentam te levar em lojas para fazer roupas que entregam no dia seguinte. A ultima foto pequenos coletivos.

 

       DSC_0162    DSC_0137   DSC_0474

Passemos aos pontos turístico. 

 

O Grand Palace e Wat Phra Kaeo (Templo do Buda de Esmeralda) situado no coração de Bangcoc são os locais mais visitados tanto por turistas quanto por locais e são de uma beleza rara tanto pela arquitetura com seus múltiplos telhados, domos, torres quanto pelo colorido e decoração. O quadrado  pontilhado em azul demarca o Templo do Buda de Esmeralda, o restante eh o Grand Palace

 

grand palace 

O complexo O Grand Palace é famoso por seus belíssimos edifícios construídos no estilo de arquitetura tailandesa. Na verdade é uma cidade imperial. Ele consiste não somente da residência real e da sala do trono mas também de salas de audiência, ministérios, embaixadas.Tem uma área de 218 mil metros quadrados e é cercado por quatro muralhas com 1900 metros de comprimento. Ele foi construído para ser residência e sede administrativa.

 

DSC_0362 DSC_0343 DSC_0356 DSC_0366

 

Ainda ha o edifício da Biblioteca de Escrituras, o do Mausoléu da família Real e varias capelas. Ha também um edifício em estilo europeu ocidental construído em 1903 que foi usado em varias ocasiões como  residência real e atualmente serve como casa de hospedes para chefes de estado e convidados de Suas Majestades. Ainda faz parte do complexo o Museu de Têxtil Queen Sirikit no prédio do antigo edifício do Ministério das Finanças da Coroa. A missão do museu é coletar, expor, preservar e servir como um centro para todos que quiserem  aprender sobre têxtil, passado e presente.

 

Ao norte da residência real, e ligado por um portão fica o Monastério Real do Buda de Esmeralda, fica um dos mais venerados lugares na Tailandia onde o povo vai reverenciar Buda e seus ensinamentos. O Buda de esmeralda esta entronado num santuário dourado. A sagrada imagem é vestida com três diferentes roupas de acordo com as estações na Tailândia: verão, estação chuvosa e inverno. A cerimônia é presidida por Sua Majestade o Rei.

 

DSC_0201 DSC_0256 DSC_0173 DSC_0226 DSC_0253  DSC_0270  DSC_0287  DSC_0307  DSC_0337 

O Buda de Esmeralda na verdade foi entalhado num bloco de jade verde e foi pela primeira vez descoberto em 1434 numa stupa in Chiang Rai. Naquela época a imagem estava coberta com gesso para protege-la de saques durante as guerras e pensaram que fosse uma imagem comum. Mais tarde o abade (monge) que havia encontrado a imagem notou uma lasca no gesso que revelava uma cor verde por baixo e julgou que fosse esmeralda e assim começou a lenda do Buda de Esmeralda.

 

Subir a pe Montanha de Ouro, na verdade uma colina, para apreciar os telhados eh amplamente recompensador.

 

        DSC_0117                                              DSC_0095   DSC_0131           DSC_0126           DSC_0102

O complexo é admirável e esta muito bem preservado. Parece irreal.

 

Wat Pho  ou Wat Phra Chetuphon, o Templo do Buda Deitado, fundado no século XVI, eh o mais antigo e o maior templo com o maior numero de pagodas (99) ao todo na cidade. É conhecido por causa do Buda deitado de 46 metros de comprimento e 15m de altura. É também o lugar de nascimento da massagem tradicional tailandesa. Sua famosa Thai Traditional Medical Science School and Body Massagem. Faculdade de Ciências Medicas e tradicional tailandesa Massagem Corporal. Aqui tivemos que vestir traje ate os pés para entrar, e claro, tirar o calcado. É um local bastante visitado também e havia grande um grande publico no momento.

 

        DSC_0949       DSC_0916        DSC_0075   

        DSC_0072                   DSC_0065  

Wat Benchamabophit, o Templo de Mármore onde as relíquias do Rei Hama V estão entronadas em santuário. O templo é um dos mais modernos trabalhos de arquitetura religiosa tailandesa. Gracioso e tranqüilo, é famoso por sua capela principal construída em mármore carrara italiano branco. Foi construída para abrigar uma replica da mais bonita imagem tailandesa de Buda, Phra Phutthachinnarat.

 

  bencho2   bencha3    bencho5 

Wat Traimit (templo) abriga a maior imagem de ouro maciço de Buda do mundo pesando 5.500 kg presumidamente tem 700 ou 800 anos.

 

 wat tramit 1  wat tramit 2 wat tramit 3  wat tramit 5 

Wat Suthat neste templo observa-se a mistura de arquitetura tailandesa e chinesa que floresceu no reinado do Rei Rama III (1824 - 1851).

 

DSC_0978      DSC_0983      DSC_0987

Se quiséssemos continuar a visitar templos não faríamos outra coisa.

 

Tentamos assistir a um espetáculo no Teatro Siam Nimarit sobre arte e cultura tailandesa mas não conseguíamos um táxi que aceitasse fazer a corrida. Clique no link em azul e veja o que perdemos. Voltamos ao hotel para pedir que eles chamassem um para nos e fomos informados que havia sido decretado o estado de sitio e que não poderíamos estar na rua apos as 22:00 horas. 

No dia seguinte alugamos um carro e fomos conhecer a praia de Pataya a 152km de Bangcoc e adjacente ao Golfo da Tailândia. 

No caminho havia sinalização para área de serviço. Paramos para almoçar e nos surpreendemos com uma mini-cidade com restaurantes e comercio de modo geral. Umas cem lojas.

 

    higw 7       area 2           area 3

Pataya eh a mais famosa e popular praia  da Tailândia e atrai centenas de milhares de visitantes do mundo todo. Se divide em três áreas nomeadas como norte, central e sul, cada qual com características proprias. A norte é a área com vários tipos de acomodações de frente para o mar, entretenimento, é a  mais calma e é boa para nadar e tomar banho. A central é a mais popular, tem areia marron e começa no ponto onde ha uma sereia dourada e  golfinhos. Esta área oferece uma variedade de atividades aquáticas como jet ski, banana boat, asa delta e numerosa lojas, restaurantes de fast-food, casas de café, bares e agencias de tour. E a Pattaya sul é onde o povo desfila, especialmente a noite. É onde ha a maior concentração bares, restaurantes, night clubs, lojas e uma grande variedade de atividades de lazer e entretenimento ao longo dos 500 metros de calçadão. Para os que procuram silencio ha um resort a 2 km na praia Jomtiem. É uma área bonita, tem calçadão com palmeiras, da para apreciar o pôr-do-sol, o mar é calmo e propicio pra todo tipo de esporte aquático. A turma do surf estava por lá.

 

   

 

A dificuldade do dia foi ser obrigado a estar no hotel antes das 22:00 horas. Com o estado de sitio declarado ninguém deveria permanecer na rua após esse horário e estrangeiros que estivessem se dirigindo ao aeroporto deveriam estar portando passaporte. Chegamos 22:05horas. Descansamos e jantamos no hotel depois de tantas emoções. O carro ficou no hotel conosco e na manha seguinte o usamos para ver o Mercado Flutuante Damnoen Saduak. Este mercado está localizado na província de Ratchaburi em cerca de 100 km de Bangkok e pode ser atingido por carro em cerca de uma hora e meia.

Cerca de 150 anos atrás, durante o reinado do rei Rama IV, um canal foi escavado em Damnoen Saduak. Naqueles dias, os cursos de água eram o centro da atividade econômica e grande parte do transporte foi feito

por barco. Desde então, inúmeros canais menores foram escavados para fornecer agua aos terrenos circundante (irrigação0.

Grande parte da terra é muito fértil e legumes e frutas como mamão, uva, coco, bananas e laranjas são cultivadas.

 

 

                         

 

Hoje as pessoas locais ainda utilizam as hidrovias para levar seus produtos ao mercado. É o maior e o mais popular embora em Bangcoc haja outros a exemplo do Mercado Flutuante Chan Taling.

Nosso tempo em Bangcoc se esgotou e seguiremos para Hat Yai, já nos dirigindo para Kuala Lumpur.

 
 
Ate breve,
 

 

               Cida e Celso.

 

Um comentário:

  1. Olá Cida e Celso.
    Que viagem linda: cultura, paisagens, pessoas. E esta feira colorida nos barcos, que maravilha!. Os templos encantadores.
    Estamos acompanhando as postagens, auguramos que a viagem continue maravilhosa, repleta de bons acontecimentos.
    Sawas dee
    Sandra e Darlou

    ResponderExcluir