De 1010 ate 1082 foi o mais importante centro político do Vietnam. Hanói foi eclipsado por Hue, a capital imperial do Vietnam durante o governo da dinastia Nguyen (1802-1945). Mas Hanói serviu de capital da Indochina Francesa de 1902 a 1954 e de 1954 a 1976 foi a capital do Vietnam do Norte e tornou-se a capital do Vietnam Reunificado em 1976 após a vitória do norte na Guerra do Vietnam. Tendo sido capital por tanto tempo tornou-se um centro cultural. Também enfrentou desvantagens pois durante a Guerra do Vietnam suas pontes e estradas foram bombardeadas mas foram imediatamente reconstruídas.
Durante uma viagem de trem conversei com um grupo de alemães e eles comentaram que Hanói era pior do que Saigon. E como o norte era comunista pressupus que sim. Conforme o trem se aproximava da cidade ia passando rente as casas, tao rente que era assustador.
A vila operaria situada na Old Town tambem confirmava a impressao do alemao.
Mas os franceses deixaram uma herança rica em arquitetura.
A área hoje ocupada pelas embaixadas foram vilas construídas no estilo Arte Deco por mercadores, governadores e militares franceses. Elegantíssimas.

O palácio do Governador Geral da Indochina em estilo neoclássico hoje é sede do governo republicano vietnamita.
O mausoléu de Ho Chi Min tem na entrada uma torre de igreja que foi um convento no passado. Estava todo decorado e cheio de flores para as comemorações do niver do líder.
Em frente ao Mausoléu, onde se situava a fortaleza, em 1945 foi construída uma ampla avenida, a Ba Dinh, para comemorar o movimento de resistência contra a administração francesa, que também estava paramentada e guardada pelo exercito para as comemorações.
Situado no final da Avenida Hoang Van Thu, antes do palácio presidencial, fica o Licee Albert Sarrault, uma escola de segundo grau construída em 1919 para a elite francesa e vietnamita e hoje é usado pelo Comitê Central do Partido Comunista Viet.
O Portão Norte da Citadela é o único sobrevivente e é agora aberto ao publico. A fortaleza foi destruída a força de canhão pelos franceses no final do século XIX.
Hanói foi construída na margem direita do Rio Vermelho e conta com vários lagos. O maior deles é o Lago Oeste (Ho Tay) e nos o circundamos todo, pois ele tem muitos templos em toda sua margem e é um lugar onde as pessoas passam tempo.
Atravessamos a pé a ponte Long Bien na ânsia de descobrir os segredos da cidade. A bela ponte originalmente chamada de Paul Doumer foi construída de 1898 a 1902. Ela cruza o Rio Vermelho e liga as duas partes da cidade. Encontramos mais uma vila operaria, a Long Bien, então, tomamos um táxi que nos deixou na porta do hotel mais caro da cidade. Pedimos para nos deixar no centro mas eles não entendem nada de inglês.
Decidimos almoçar primeiro e no restaurante ouvimos quatro clientes franceses conversando. A turma não arredou o pé de vez. A responsável pelo estabelecimento veio nos atender e conseguimos uma boa refeição. Mas a primeira atendente não resolveu a parada.
Almoçamos e caminhamos mais um pouco até conseguir outro táxi. Valeu pois encontramos templos e comunidades melhor organizadas. A motorista também não entendeu nossa solicitação mas fizemos sinais que seguisse em frente. Queríamos contornar o lago, apreciar suas construções e o povo. Quando percebemos bastante movimento de pessoas pedimos que parasse. Chegamos ao nosso destino. Havia mais um templo e outro e outro. O principal serviu de defesa do norte do pais. São coloridos, vistosos e seu interior era de madeira trabalhada. Eles são mais ostensivos por fora do que por dentro.
O Lago Hoan Kiem é conhecido com o Lago Espada e é o centro
histórico e cultural de Hanói. Esta ligado a lenda da Espada Mágica.
Na rua Phan Dinh Phung você encontra mansões e casas residenciais do período francês, hoje tendo sua frente ocupada por lojas, bares e restaurantes. Uma tendência no mundo todo, mas lamentável.
O Chateau d'Eau construído pelos franceses em pedra de 1894 continua em pé e formoso. A água é o bem precioso do qual todos os viventes dependem para continuar sua existência. Brasileiros a chamariam de caixa d'gua pois não temos a cultura de construí-las em edifícios elaborados.
Como puderam perceber Hanói é uma cidade bonita e melhor planejada e após o boom de 2008 já conta com mais de cem prédios com mais de 100 m. Também possui o segundo mais alto edifício do Sudeste da Ásia, o Hanói Landmark 72 Tower com 336m, atrás apenas do Petrona's Twin Tower na Malásia. Já vi o petronas na nossa revista Veja mas estamos seguindo para lá para admira-lo pessoalmente.
Os franceses ainda deixaram a catedral St José que se destaca em meio a tantos templos, o Grand Opera, Museu de Historia do Vietnam, Museu Nacional de Belas Artes, Faculdade de Medicina Indochina (1898-19012) e a linha de trem "A Reunificação Express" construída em 1899-1936 que continua operando até hoje.
Hanói não é uma cidade movimentada como Ho Chi Min e é menos turística e a dificuldade de comunicação é maior pois quase ninguém fala inglês mas é o centro educacional do Vietnam e 60% dos cientistas do pais vivem e trabalham na cidade. A entrada nas universidades se da através de provas anuais e a maioria delas é publica embora nos últimos anos tenham começado a funcionar algumas particulares.
O setor da economia privada esta expandindo rápido desde 2007 com mais de 48 mil empresas operando legalmente. Negócios inclusive com o exterior é outro setor forte mantendo relações com 161 paises e territórios. Estão em transformação. Até mesmo a agricultura esta em transformação com introdução de novas plantas, gados e tecnologia. Hanói ainda desfruta de um rápido e crescente mercado imobiliário mas a normalização das leis ainda é confusa. Você compra mas ainda não sabe se é dono.






Nenhum comentário:
Postar um comentário