sábado, 24 de outubro de 2015

Springfields–Illinois

 

Springfield eh a capital do estado de Illinois. Foi fundada por europeus-americanos no final da decada de 1810. 

Tem uma populacao de 117 mil habitantes.

Abraham Lincoln viveu e trabalhou 24 anos na cidade (1837 a 1861) como agrimensor, advogado e membro da Camara dos Representantes de Illinois. Em 1861 foi eleito 16 Presidente do Estados Unidos deixando a cidade para ocupar a Casa Branca. Ele, a esposa, Mary Todd, e tres filhos estao sepultados na cidade. O mais velho, Robert Todd Lincoln, esta sepultado em Arlington, Virginia.

A rua e casa onde ele viveu estao preservadas e abertas a visitacao publica. Ja haviamos entrado na casa em 1998 mas voltamos a rua para reviver a historia. Todas as casas estao identifcadas com os nomes dos vizinhos e fatos corriqueiros da epoca. A rua continua sem calcamento mas foi compactada e recebeu uma camada de cascalho para nao formar o lamacal que ocorria na epoca que Lincoln viveu.

 DSC_0189 DSC_0195 DSC_0193 DSC_0199

Dessa vez encontramos a Presidencial Library and Museum que foi inaugurada em 2005.  Ela esta instalada no centro da cidade num amplo e moderno predio de dois pavimentos onde encontra-se todo tipo de informacao sobre sua vida e farto material educativo para souvenirs.

                     DSC_0282                DSC_0284

Na Union Station-Lincoln: From History to Hollywood, encontra-se  uma extensao da Biblioteca e Museu Presidencial. Ela apresenta cenarios, aderecos e trajes da Academia Award-Winning Steven Spielberg do filme "Lincoln". Estao expostos a versao do salao oval (1861-1865) usada no filme e o quarto de Mary Lincoln, a esposa. Tambem estao expostos vestidos luxuosos e as luvas usadas pelo ator Daniel Day-Lewis e o estetoscopio usado na cena na cama de morte de Lincoln.

DSC_0275           DSC_0276       DSC_0279

Continuando a caminhada encontra-se o escritorio (Lincoln-Herndon Law Office) onde ele exerceu a funcao de advocacia no andar superior da loja Seth Tinsley de 1843 a 1952. 

       DSC_0258   DSC_0270   DSC_0263

O Illinois State Capitol eh de 1877. A arquitetura eh uma combinacao dos estilos  neo-classico e Segundo Imperio. Visitantes podem assistir aos politicos em acao, dos assentos da galeria, quando estao em sessao.     

                                  DSC_0290     DSC_0293

Da estacao de trem "Lincoln Depot" ele  partiu para Washington D.C. em 11 de fevereiro de 1861, apos ter sido eleito Presidente da Republica. Na parte de tras do vagao de passageiros ele deu um memoravel discurso que esta afixado em varios lugares na cidade. 

DSC_0301

Presidente Lincoln e a familia frequentavam a First Presbiteryan Church. Ja haviamos entrado em algumas igrejas Presbiterianas e haviamos notado que os bancos tinham o nome de cada familia mas nao entendia a razao. Na igreja catolica nao ha reserva de bancos. Senta-se em qualquer lugar. Na igreja Presbiteriana eles sao alugados para levantar fundos para a igreja. 

                     linc         lll

Na primavera de 2015 (marco) comemoraram os 150 anos do funeral de Lincoln fazendo a re-encenacao do feretro. E fazem representacoes historicas durante todo o ano.

      cem1   cem2      cem5   cem3    cem4      cem6

Edwards Place, uma mansao com caracteristicas italiana de 1858, fala a historia social e domestica da vida antes da Guerra Civil em Springfield. Foi um centro de convivio social onde cidadaos proeminentes e politicos e suas familias como o Republicano Abraham Lincoln e o Democrata Stephen Douglas se divertiram em jantares e picnics. Stephen Douglas, advogado e politico, conhecido como "Little Giant" foi o principal rival politico de Lincoln, vencendo-o para o Senado e depois sendo derrotado por ele para Presidencia do pais em 1861. Ele eh lembrado pelos debates com Lincoln, uma serie de 7 debates durante a campanha para o senado em 1858.

           eplace1    stefen

Localizado no Oak Ridge Cemetery se encontra o Lincoln Tomb e Memoriais Estaduais de Guerra honrando o servico prestado ao pais na Segunda Guerra mundial, Guerra da Coreia e Guerra do Vietnan, conflitos ocorridos na segunda metade do seculo XX.

O tumulo de Lincoln eh colossal. A altura do obelisco so perde para o de Washington, DC. Eh o segundo mais visitado do pais. Lincoln foi assassinado pouco depois do termino da Guerra Civil (Dixie x Yankees, Sul x Norte, Escravagistas x Nao escravagistas) . Ele foi presidente de 1861 a 1865.

Na frente do tumulo de Lincoln ha uma estatua dele cujo nariz  brilha de tanto ser tocada pelas pessoas para ter sorte. Ha um banquinho para os baixinhos.

DSC_0235 DSC_0237 DSC_0238 DSC_0249               DSC_0205  DSC_0208  DSC_0219

butler

Camp Butler National Cemetery foi local de treinamento do exercito da Uniao e prisao para os Confederados. Hoje eh cemiterio para veteranos e seus dependentes. Mais de 25 mil soldados estao enterrados nele, inclusive 1600 da Uniao e soldados Confederados tambem .

 

A Rota 66, a rodovia norte-americana do U.S. Highway Sistema, que iniciava em Chicago, estado de Illinois, passava pelos estados do Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo Mexico, Arizona e terminava na cidade de Santa Monica na California, passava em Springfield, Ela totalizava 3755km. Atualmente existe como a "Historica Rota 66". Foi inaugurada em novembro de 1926 e deixou de fazer parte do sistema viario em 1985. Aqui eh possivel reviver o passado com jantares a beira da estrada e assistir a um filme num telao ao ar livre no conforto do carro. A Rota 66 definiu uma era no crescimento dos Estados unidos. Ela simboliza otimismo, liberdade e o Sonho Americano da "Estrada Mae". O legado da Rota 66 sobreviveu e encontra-se referencia a ela em muitos pontos. 

O Cozy Dog Drive-in da Rota 66, inaugurado em 1949, recebeu esse nome por causa do seu famoso hot dog no palito, o cozy dog. No seu interior ha uma serie de objetos relativos a Rota 66 e souvenirs estao a venda.

R66Map route6 movie cozy

Springfield eh uma cidade atraente, tranquila e soube usar o legado do morador ilustre. O governo eh o maior empregador. Incluindo empregos do municipio, estado e county o governo eh responsavel por 30 mil dos empregos. O turismo eh outra fonte. 

 

Kehrig  Silvestre                                                                                                                                 Cida  &  Celso

Nenhum comentário:

Postar um comentário