segunda-feira, 25 de agosto de 2014

KEY WEST – Extremo sul dos EUA

 

 mapa florida key

 

Amigos,

O sul da Florida eh dividido em quatro counties: Monroe County, Miami Dade County, Broward County e Palm Beach County.

Key West e a Florida Keys estao localizados no extremo sul da Florida e fazem parte do Monroe County.

Key West representa um ponto estratégico para a defesa dos Estados Unidos. Eh comparado a Gibraltar na Espanha, que pertence a Gra-Bretanha.

key3 key1

A Florida é uma península que se extende até o Oceano Atlântico e o Golfo do México. Para se chegar ao sul nos dirigimos a Homestead e Florida City, a porta de entrada para a Florida Keys, um arquipelago formado por mais de 800 ilhas, onde apenas 30 sao habitadas,  sendo estas  as principais Ilhas que a compoem :

Key Largo, a maior ilha com 48km e famosa pelos corais de recife. Hoje é  a capital Mundial do Mergulho porque tem as mais bonitas atracões de baixo d'água. A primeira é o primeiro parque sob a água, o John Pennekamp Coral Reef State Park e o adjacente Key Largo nacional Marine Sanctuary, incluindo quase 300 km de corais de recifes, pantanos e mata costal . Ha 55 tipos de coral, mais de 600 especies de peixe. O barco com fundo de vidro resolve o problema de quem não se atreve a mergulhar.

Islamorada, aclamada como a “capital da pesca desportiva do mundo” com águas profundas e pouco habitada.

Marathon, a meio caminho de Key Largo e Key West, é escolhida pelas famílias e preserva o Henry Flager, antigas acomodações da estrada de ferro, o Centro de Pesquisa e o Crane Point Hammock.

Big Pine&Lower Keys que se extende da Bahia Honda Keys e suas bonitas praias através de Big Pine Key a Stock Island e Lower Keys. Aqui  encontramos um Parque Estadual, camping, plantas raras e as melhores praias da America.

E Key West, o tesouro. Why? Eh um cemitério de embarcações naufragadas pelas tempestades de ventos violentos no Caribe, os ciclones.

De Key Largo  a Key West percorre-se  mais de 170km da US 1, a estrada nacional, incluindo uma ponte de 11,2km dentro do mar. No total sao 42 pontes ligando 43 ilhas.

A viagem vale pelo aprendizado, pelas paisagens verdíssimas e pelas revelações da Key West. Desde o seculo XVI navios tem naufragado nos traiçoeiros recifes de Key West e das Keys da Florida. O resgate dos navios naufragados, de suas cargas, tripulação e passageiros era o pilar da economia de Key West no seculo XIX. Por volta de 1850 Key West era a cidade mais rica per capita dos Estados Unidos, e tudo gracas a salvação de navios. As cargas eram valiosas. Os navios estavam abarrotados com barras de prata do Peru, Bolívia, Panamá com destino a Espanha. O resgate envolvia complexas operações de mergulho, arraste e escavação para recuperar tesouros. Aprendemos tudo isso num museu da cidade com personagens vestidos com trajes de época em meio a carcaças de navios e objetos recuperados do fundo mar. Esponjas colhidas do fundo mar também faziam parte do cenário. Passamos antes por uma loja especializada em esponjas.

DSC_0882 DSC_0873 DSC_0876 DSC_0881 

E, a cidade de apenas 25 mil habitantes, é dinâmica, e tem aquela alegria das cidades costeiras. Musica ao vivo nas praças, galinhas atravessando a rua com suas ninhadas,                                       

 keygalo2  keygalo1  DSC_0752 DSC_0755     

artistas pintando, tocando seus instrumentos musicais, realizando performances nas ruas. E no final da tarde uma multidão na  Mellory Square nos Piers Ocean Key e no Westin Sunset Pier esperando o pôr-do-sol, comendo, bebendo ou simplesmente vendo a vida passar. Todos chegam aqui querendo saber por que Key West é tao visitada, é tao famosa, qual seu segredo de sucesso?

DSC_0792 DSC_0795 DSC_0807

Quem eh de Florianopolis conhece os bilhetes de papel que forram o teto do restaurante do bar do Arantr no Pantano do Sul. Aqui eles usam nota de um dolar para deixar seu recado e quem sabe um pedido para voltar.

DSC_0762 DSC_0764 DSC_0906

No dia seguinte pela manha voltamos a praça as 10:00 h da manha e ela estava vazia e silenciosa. Apenas estava la o Esctasy, o navio de cruzeiros da companhia Carnival, o mesmo que fizemos um cruzeiro em 1997.

DSC_0864 DSC_0860 DSC_0786 DSC_0887 

Percorremos as ruas estreitas com pequenas casas vitorianas, entre elas a de Ernest Hemingway, novelista, escritor, contista e jornalista (1889-1961). E lendo as placas e monumentos aprendemos um pouco mais sobre a historia dos Estados Unidos.

 

DSC_0832 DSC_0821 DSC_0830 DSC_0828

Meios de transporte na Ilha? Scooters, barcos, bondinho e onibus. Lembram da fabrica de casa-barco que postamos? Pois aqui encontramos as casas em uso.

DSC_0907 DSC_0908 DSC_0909

Key West teve grande atuação nas três guerras contra os índios Seminoles, na Guerra Americana, na Guerra Mexicana, Guerra Civil, Primeira  e Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, na independência de Cuba. E foi daqui que foi montado o plano para acabar com a pirataria dos navios carregados de prata no Caribe. E ainda ha os produtos locais para admirar: cabeças de aligators, galinhas, galos, faróis, esponja, cavalo-marinho, estrela-do-mar, sand dollar (bolacha do mar, que muitas vezes chamamos de estrela do mar, mas não tem forma de estrela) e roupas de praia. E não se poda ir embora sem provar a torta de limão. Alias ha uma variedade grande de produtos de limão. Bala, chocolate, sucos, sorvetes.

Hoje Key West vive do turismo. Recebe 350 navios de cruzeiro por ano com uma media de 3000 mil turistas/dia. Alem deles outros vem dirigindo para admirar a Estrada. Eh o nosso caso.

E viva a Pequena, Grande Key West.

Seguiremos para Miami Dade County.

 Abraco,

 

             Cida e Celso.

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Bom dia Cida e Celso
    Temos visitado o blog, e está cada dia melhor!! As fotos, descrições, nós que não pensávamos em visitar os Estados Unidos, já estamos começando a mudar de idéia. Aproveitem a viagem, curtam os momentos. Abração
    San & Dan

    ResponderExcluir