terça-feira, 29 de julho de 2014

PUTRAJAYA - MALASIA

 

malasia 1

Putrajaya a 30km ao suk de Kuala Lumpur é tida pelos malaios como “Cidade Jardim Inteligente”. Ela é a capital administrativa futurísticas da Malásia.  Este modelo combina a beleza da natureza com o planejamento estratégico da infraestrutura da cidade. Ela é símbolo de orgulho para a Malásia que tem a aspiração de tornar-se uma nação desenvolvida.  A cidade é conhecida pela sua arquitetura incomum com amplos espaços abertos, parques e um lago artificial.

              

O principal ponto de Putrajaya é a Putra Square, onde se encontram os prédios do gabinete do Primeiro Ministro, Câmara Federal (deputy Prime minister) bem como o Departamento dos ministérios.

O prédios são alinhados a rua e são ligados por pontes aos distritos de Putrajaya. Eles tem elementos da arquitetura Mongol-islamica com domos verdes pontudos e desenhos de hibiscos em ferro trabalhado. O hibisco é a flor símbolo da Malásia.

    DSC_0643   

As pontes são um luxo. Cito algumas: Seri Perdana, Seri Gemilang, Seri Baki, Seri Setia, Seri Saujana e Seri Bestari. Mas o destaque vai para a Ponte Putra. A primeira foto abaixo. Click em cima dela para perceber pois nem parece uma ponte. Ela é de concreto, tem 435 metros e vai do distrito 1 (Dataran Putra) ao 2.(Persiaran Perdana). Faz parte da principal rota protocolar Ela foi inspirada na famosa ponte iraniana “khaju in Isfahan. Ela tem quatro torres octogonais equipadas com deck de observação que cobre todo o lago. E para a Seri Wawasan que é uma das mais bonitas pontes estaiadas que já vi. Ela foi construída com tecnologia de ponta.

    DSC_0647    

A Dataran Putra é a peca central do distrito 1. É uma praça circular grande com um desenho que incorpora uma estrela de 11 pontas as quais representam os 11 estados da Malásia durante a independência. O circulo interior tem 13 pontas as quais representam o numero de estados atuais. É usada para cerimônias, carnaval e grandes eventos.  

No distrito 2 encontramos o Monumento Nacional Milenium construído em metal que serve para documentar a historia do pais datada de 1500.

   

O Boulevard Putrajaya ou Persiaran Perdana é visto como a espinha dorsal de Putrajaya   e liga os cinco distritos centrais da cidade. Dois edifícios, Perdana Putra e o Centro Internacional de Convenção de Putrajaya são dois marcos no norte e sul do boulevard.e ao longo do percurso ficam os cinco distritos. De tempos em tempos são realizados eventos. Este boulevard foi inspirado no Champs Elysees, in Paris e outro no Iran que cobra taxa para entrar.

O Centro Internacional de Convenção Putrajaya é uma obra de arte a serviço de eventos regionais e internacionais e ocupa uma área de 1,3milhões de feet quadrados. Seu hall maior acomoda 2778 pessoas. Ele foi inspirado no “Waubulan”, o gigante kite encontrado no estado de Kelatan, Malásia, e o “pending perak”- um tradicional cinto de prata originário do estado de Perak.

      

O Lago Putrajaya foi criado com objetivo estético e também serve como um moderador de clima da cidade. Ele abrange 400 hectares e se estende por mais de 4913ha. Barcos de turismo circulam no lago para oferecer a oportunidade de se apreciar a cidade de uma perspectiva diferente. Havia inclusive gôndolas.

A residência oficial do Primeiro ministro (Seri Perdana) fica no distrito 10. Compreende três blocos: recepção ou protocolo, o segundo é o de banquete e o terceiro é a residência, propriamente dita. O conjunto arquitetônico tem elementos malaios, islâmicos e europeus.

   DSC_0636   

O monumento de Putrajaya tem a forma de um cone com 78 metros de altura. Foi inspirado na bandeira nacional: O marco esta situado num caminho pavimentado de cimento em formando uma fontana em cascata. Ele simboliza a harmonia entre Deus, Homem e natureza. É composto de canais com água, espaço para caminhar, jardim com flores, e arvores.

O palácio de Justiça (Istana Kehakiman) inspirado na arquitetura moura (berber do norte da África com árabe) é composto de três domos, colunas e arcos. Tem cinco pavimentos abriga a corte e departamentos judiciais. fica no distrito 3.

Putrajaya conta ainda com o maior Jardim Botânico da Malásia mas não visitamos. cada lugar elegemos algumas coisas para visitar.

No ponto mais alto da cidade fica a residência oficial de ferias da família real.

                              

Mas quem domina a paisagem é a Mesquita Putra com domo rosa. Foi construída em granito rosa e inspirada nas mais famosas mesquitas do mundo. As paredes do subsolo lembram a da Mesquita do Rei Hassan que vi em Casa Blanca no Marrocos. O minarete tem o design da de Bagda. Tem 116 metros de altura e é o maior da região. Tem cinco níveis e representa os cinco pilares do Islam;

Ela é composta de três áreas principais: o pátio coberto com colunas abertas no subsolo com vista para o lago, a sala de reza (fechada) e o salão de cerimônias. É linda.

Vestimos túnica e capuz mais uma vez. Bati foto com um jovem todo paramentado. Perguntei se poderia e ele concordou. Ele perguntou se gostaríamos de ter informações e eu respondi que sim. Veio, então, uma senhora bem informada e traquejada e conversamos um pouco sobre a religião. Mais ouvimos do que falamos, claro. Rafaela estava junto e percebi a atenção voltada para ela. Investimento futuro. Nos ofereceu material sobre o Islam mas agradecemos pois já havíamos recebido na mesquita em Kuala Lumpur.O templo é muito bonito e passa paz. É um bom lugar para meditação.

Quer saber por que ha tanto Putra nos nomes? Era o nome de um dos primeiro-ministro. famoso o homem.

DSC_0581 DSC_0601  DSC_0600  DSC_0621 

                   DSC_0610         DSC_0604       DSC_0609   

A cidade lembra a construção de Brasília. Surgiu no meio do nada e tudo foi construído para brilhar. É simplesmente sensacional. Agora é saber administrar o crescimento que fatalmente vira, não deixando surgir bairros desordenados. Canberra também foi construída para ser capital e estão administrando bem. A cada leva de crescimento surgem novos bairros devidamente planejados. O que não aconteceu com Brasília.

Ate breve

Cida & Celso

Nenhum comentário:

Postar um comentário