sexta-feira, 6 de junho de 2014

Da Nang - VIETNAM

 

                      vietnam 1

Da Nang tem 973 mil habitantes. Durante o período francês chamou-se Tourane. É a terceira maior cidade do Vietnam.

Ela é banhada pelo Mar da China e dentro dela passa o rio Han que mede 600 metros de largura. A mesma é servida por seis pontes das quais a que mais se destaca é a do  Dragão.    Na cabeceira, situada no centro da cidade, ha um numero excessivo de estatuas de mármore exposta. É trabalho dos artesãos locais. A pesca é uma atividade econômica importante para a cidade.

    

            

Os portugueses passaram por aqui em 1535 (Antonio Farias). Nos séculos XVII e XVIII comerciantes e missionários franceses e espanhóis chegaram.

Em 1847 os franceses conquistaram Saigon. Em 1873 Conquistaram Hanói. Ficaram até 1940. Quando terminou a Segunda Guerra os franceses voltaram e reocuparam Hanói em 1946. Apos oito anos de luta entre França e Viet Minh forces, Hanói tornou-se a capital independente do Vietnam do Norte em 1954 e os franceses fizeram Saigon a sua capital. No centro havia o reino da dinastia Nguyen (1802-1945)

Em 1976, apos a Guerra do Vietnam, ocorre a reunificação do país com a expulsão total dos franceses, dessa vez do sul.

Os americanos e ingleses tentaram negociar mas não foram habilidosos.

É uma cidade porto. A estrada de ferro transporta carga e passageiros.

A cidade tem imensa extensão de praias de areia branca e fina do Mar da China. Ela esta se transformando, ha investimentos imobiliários, asfalto novo. A beira-mar esta ladeada de coqueiros e cipestres.

        

Há ocorrência de tufões na região. Em 2011 tiveram um terremoto e um tsunami. Depois disso instalaram estação de alarme que avisa a ocorrência 30 minutos antes. A humidade chega a 84%.

Ha 100 km fica a Cidade Imperial de Hue e a 70km a oeste fica as ruínas de My Son, capital e centro religioso do reino Cham pa.

My Son é um lugar arqueológico datado de mais de mil anos e conta com 70 templos e stupas do sec. IV a XIV com tema budista.

Da Montanha de Mármore, situada na Vila de Non Nuoc, aprecia-se a vista do Mar da China, cavernas, penhascos. No pe da montanha vivem muitos artesãos que produzem esculturas. Próximo a Vila de Non Nuoc fica a praia de mesmo nome que ficou conhecida como China Beach pelos americanos durante a guerra do Vietnam. Hoje é um resort caro, lugar de surf e lazer.

Da Nang é a cidade mais urbanizada do Vietnam e é um centro industrial. Conta com industrias de maquinaria, elétrico,químico, estaleiro, têxtil, produtos aquáticos, tecidos, roupas, tijolos, fertilizantes, cimento, sabão, papel, medicamentos.

Ha planejamento para um parque industrial de aviação.

80% é industria estatal, 10% investimento estrangeiro e 10% setor privado nacional.

O Mercado no centro da cidade vende roupa, seda, semi-joias e acessórios, flores, frutas e pescados secos, café, chá, vinho, frutas, legumes.

Há muitos projetos de propriedades: ressorts, Hyat Hotel, Ocean villas e Marriot Hotel, Da PHUOL International New Town, escola internacional.

Apesar de sua fama de urbanizada tem 38 mil pessoas empregadas na agricultura, floresta e pesca. A pescaria e o arroz são os de maior contribuição. Há pouca terra e bastante mar.

       DSC_0914        

Tem apenas 11 comunes rurais.

Taxa de mortalidade infantil é de 9,9 por mil nascimentos com vida.

A cidade conta com aeroporto internacional, estrada da Reunification Express e o porto que apesar de não ter infraestrtura para navios de cruzeiro os tem recebido.

Visitamos o museu do "Povo de Cham pa" que se estabeleceu no ano 192 d.C e se manteve ate o século XI quando abandonou Indrapura e cedeu as três províncias do norte ( a moderna Hanói) para a dinastia dos governantes de LY.

          

No mercado ganhei uma agulha de costura. Precisava furar minhas bolhas d'água no pé

Celso comprou mochila e fomos almoçar na praia (ostras).

Das três cidades que vimos até agora é a que tem melhor aparência no todo. Não há o contraste gritante entre o luxo e a miséria. Não há aquele amontoado de casas minúsculas e de aparência suja.

Até breve

Cida e Celso

Nenhum comentário:

Postar um comentário